segunda-feira, 14 de julho de 2008

Transformando adversidade em oportunidade.

Por Camila Ferreira , Laura Levy e Junio Esteves, estudantes de Relações Públicas da UFRGS

Na gestão de uma empresa, existem duas situações das quais não se pode escapar: impostos e crises. Segundo Roberto de Castro Neves (2002), autor de vários livros de Comunicação Empresarial, qualquer empresa, independente de tamanho, ramo de atividade e origem, se ainda não enfrentou, enfrentará alguma espécie de crise.

Mas acalme-se! É possível transformar situações adversas em oportunidades e utilizar a crise para fortalecer a imagem de sua empresa. Conduzir a situação com transparência, clareza e atualização das informações à mídia são condutas fundamentais para fortalecer a imagem já abalada da organização. Mas não esqueça, é preciso ter boa vontade na resolução dos problemas e cumprir o que foi prometido.

Os benefícios, se é que podemos falar em benefícios quando a perda é inestimável, podem ser observados na recuperação de empresas que estavam sem competitividade, e voltaram com força total após a adversidade, a visibilidade que a organização adquiriu com a opinião pública ao administrar bem a situação e a união entre os colaboradores, que aflora em momentos de dificuldade. Todos esses fatores foram observados em empresas que gerenciaram com sucesso as situações adversas e saíram com sua reputação fortalecida.

Um dos casos de fortalecimento da imagem, após a situação de crise é o da TAM (Fokker-100, em 1996) cuja aeronave caiu após a decolagem no aeroporto de Congonhas, fazendo 99 vítimas. Podemos também citar o caso da Petrobrás, cuja plataforma marítima (P-36, em 2001) explodiu e afundou levando 11 bombeiros que auxiliavam na retirada dos funcionários. Crises que deixariam de cabelo em pé até o melhor dos relações públicas.

O que essas empresas fizeram em comum? Conduziram de forma exemplar a situação. Disponibilizando informações precisas e atualizadas à imprensa, prestando auxílio aos familiares das vítimas, agindo com rapidez para a resolução das questões, através de porta-vozes sensíveis à tragédia, não economizando recursos. Como conseqüências dessas medidas a empresa TAM não perdeu fidelidade dos passageiros em suas aeronaves, inclusive houve um crescimento na venda de bilhetes aéreos e suas ações na bolsa de valores aumentaram após a condução da crise. Quanto a Petrobrás, após o acidente e pelas suas atitudes, obtiveram aprovação de ambientalistas, do governo e sociedade em geral. Sendo considerada como um padrão de excelência em resposta a contingências.

P
ara quem quer reforçar a sua imagem, antes da chegada da crise e preparar-se para a adversidade terá um incentivo ainda maior, a ISO 31000. A ser implementada até 2009, essa ISO é um modelo de processo para tomada de decisões em gerenciamento de risco, considerando risco como tudo aquilo que desvia do objetivo da empresa. A marca é o bem mais precioso da empresa, se crise é inevitável, então que o prejuízo seja revertido em vantagem.


Você sabia?
A palavra crise em chinês é composta pelas idéias de perigo e momento.

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