terça-feira, 8 de julho de 2008

Relações Públicas e Blogs.

Por Massimiliano Delazeri e Diego Augusto, estudantes de Relações Públicas da UFRGS


Entrevista com Rodrigo Cogo do site www.mundorp.com.br

Para nos ajudar a entender melhor as possibilidades, vantagens e desvantagens de algumas de novas ferramentas, a Internet e em especial os blogs, conversamos com Rodrigo Cogo, profissional autônomo de Relações Públicas em áreas como planejamento de comunicação, assessoria de divulgação, produção cultural, marketing de relacionamento, ações promocionais e estratégias via internet. Formado em RRPP pela Universidade Federal de Santa Maria e duas vezes vencedor do SET Universitário da FAMECOS – PUCRS.

Ocappuccino: Como a Internet alterou o trabalho de Relações Públicas?

Rodrigo Cogo: Estamos no Brasil ainda numa fase em que preço é o grande atrativo, mas chegaremos em breve num ponto em que a marca será decisiva na opção das pessoas. Uma marca é construída com base em bons relacionamentos, inclusive comunicativos, onde o RP tem total conhecimento de causa no sentido de personalizar, dirigir e ser eficiente em suas mensagens.
A Internet potencializa o alcance de mensagens, fragilizando conceitos de imagem e reputação, ao mesmo tempo em que abre possibilidades imensas de estabelecimento de diálogo franco e aberto com os diversos públicos de interesse, conseguindo obter informações fundamentais para um (re) direcionamento das ações empresariais e institucionais tendo como foco as pessoas e seus efetivos interesses pessoais e coletivos num mundo sustentável. A internet coloca de maneira positiva e incisiva qualquer pessoa no poder de gerar informação e difundir idéias com agilidade e baixos custos, e esta liberdade de expressão é salutar se aproveitada com responsabilidade.

Ocappuccino: Que ferramentas da internet podem ser utilizadas para fazer Relações Publicas?

Rodrigo Cogo: O que interessa mesmo na ação de Relações Públicas via internet não é o tipo de ferramenta, mas o motivo de se utilizar, ou seja, o planejamento estratégico que define as interfaces principais de relacionamento. De toda maneira, entre as ferramentas hoje disponíveis estão o e-mail, o website, as e-news, o chat, o blog, as comunidades nas redes sociais, o MSN, o patrocínio de espaços interativos, os sistemas wiki, a distribuição de conteúdo por áudio (podcast) e vídeo (tipo YouTube e similares).

Ocappuccino: E o blog, é valido como ferramenta para as RP?

Rodrigo Cogo: Não. Trata-se de um canal importante de estabelecimento de diálogo e de uma relação efetivamente transparente com vários públicos, dentro de um processo de posicionamento como empresa sustentável. A abertura deste espaço precisa estar condicionada a uma postura prévia na organização no sentido de ouvir os públicos de interesse e em efetuar alterações na dinâmica empresarial a partir destes feedbacks. Do contrário, não há sentido em instalar um blog que não corresponda aos valores existentes da organização.

Ocappuccino: O que preciso fazer para ter uma boa participação no meu blog, fazê-lo se destacar entre milhares de outros e utilizar todo o seu potencial como canal de Relações Públicas?

Rodrigo Cogo: Há alguns pontos fundamentais para obter destaque num oceano de opções de fonte de informação e entretenimento semelhantes através da internet, e mesmo de pontos de atração da atenção fora da rede. Entre estes está o caráter inédito dos conteúdos ou da análise de conteúdos já existentes, a capacidade de interconexão com diferentes canais como complementação do argumento e a instauração de formatos diversificados de interatividade com a audiência, que precisa construir a qualidade da mensagem e do debate junto com o gerenciador original do blog.

Ocappuccino: Como medir resultados nas ações de RP pela Internet?

Rodrigo Cogo: Empresas já têm oferecido monitoramento de redes sociais, blogs e chats buscando a citação e a qualificação da citação sobre determinadas organizações, comparando com a concorrência e este formato é o mais convencional. Pode se monitorar o número de cadastramentos efetuados, o número de emails trocados sobre determinado assunto e o impacto desta troca nos canais convencionais de atendimento às pessoas como telefone, a clipagem eletrônica, as taxas de clique sobre os assuntos, a indicação do site como favorito pelo visitante e as referências ao site em outros canais e assim sucessivamente.

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