segunda-feira, 14 de julho de 2008

Cliente Oculto.

Por Amanda Lima, Débora Gentil e Luís Augusto Maffini, estudantes de Relações Públicas da UFRGS

A técnica do cliente oculto é utilizada em organizações que trabalham com atendimento direto ao público e desejam identificar possíveis falhas e potencialidades nesta área. Esta técnica consiste na atuação de uma equipe de pesquisadores treinados que se fazem passar por clientes, analisando pontos pré-determinados, conforme são os interesses de diagnóstico da investigação. Através dos resultados é possível fazer melhorias nos processos que envolvem atendimento e, muitas vezes, na própria estrutura de alguns serviços e produtos da instituição. Para que seja desenvolvido um trabalho bem sucedido de cliente misterioso, como também é conhecido o procedimento, é preciso seguir etapas metodológicas que respaldem a cientificidade e a confiabilidade dos resultados alcançados com a pesquisa, como a preparação, aplicação, relatório e plano de melhorias.

Embora esta prática não tenha sido criada recentemente - a Bare Associates International, por exemplo, é uma referência na área e a utiliza há mais de uma década, foi nos últimos anos que o mercado brasileiro percebeu a importância da ferramenta. Segundo Érika Agostino (gerente de pesquisa da GFK Indicator, uma das líderes do setor de pesquisa de mercado no país), em entrevista à revista Istoé Dinheiro de 04 de junho de 2006, o crescimento deste serviço no Brasil de 2004 para 2005 foi de 95%. Sabe-se que o atendimento já é considerado pelos clientes como um fator decisivo no momento da tomada de decisão na hora de efetuar uma compra. A concorrência é acirrada e as empresas já estão antenadas com o poder que um bom ou um mau atendimento tem para influenciar ou conquistar os consumidores. Por outro lado não somente as empresas investem no atendimento: as organizações de uma maneira geral, podendo ser prestadoras de serviços, instituições do poder público ou as não governamentais, também entendem o atendimento como um canal fundamental no estabelecimento de uma relação favorável com seus públicos. Pode-se assim explicar este crescimento da utilização do método de pesquisa cliente oculto, que vem da preocupação das instituições em formar uma marca ou um conceito ágil, interativo e confiável.

Em entrevista exclusiva ao informativo, Bianca Amendola, Gestão de Negócios Internacionais da M. Stortti – Business Consulting Group (empresa de consultoria, assessoria e treinamento em âmbito global e integrado da instituição) nos fala um pouco mais das curiosidades vivenciadas pelos profissionais que trabalham esta técnica ao analisar a estrutura de atendimento de variadas instituições.

Ocappuccino: Como funciona a seleção dos "clientes ocultos" e como é realizado o treinamento?

Bianca Amendola: Para atuar como cliente oculto utilizamos pesquisadores próprios da Consultoria que primeiramente estudam o produto a fundo, convivem por um período na empresa contratante para obter a visão dos funcionários internos e somente depois de validar com a empresa contratante os itens que serão avaliados e a metodologia a ser utilizada é que se inicia o trabalho de campo propriamente dito. Somente em regiões muito distantes ou em regiões muito abrangentes em um espaço curto de tempo é que contratamos outros profissionais. Eles passam pela mesma estrutura de preparação.

Ocappuccino: Quais as principais técnicas utilizadas para o desenvolvimento desta atividade?

B
ianca Amendola:
A partir da demanda do cliente avaliamos o serviço e/ou produto com cronômetros (a fim de avaliar o tempo de fila e de atendimento), preenchimento de relatórios e/ou gravação do ato da compra. São observados vários aspectos nesse momento, como a forma que a empresa lida com filas, como os funcionários resolvem a questão de áreas de vendas muito cheias, disposição dos materiais de merchandising e dos móveis dentro da área de vendas, caminho de ouro, iluminação e etc.

Ocappuccino: Como as empresas correspondem aos resultados das pesquisas?

B
ianca Amendola:
Na maior parte dos casos se surpreendem com a profundidade das análises e da abordagem de diversos aspectos observados. É muito comum surgirem informações que as empresas não esperavam, como por exemplo quando avaliamos através de uma pesquisa de cliente oculto que o sistema de uma empresa que atendemos não era ágil na consulta de informações. A técnica também é muito importante pois ajuda a empresa na definição da alocação de capitais e priorização de investimentos, pois através do cliente oculto pode ser constatado que a empresa precisa investir em treinamento, lojas, material de merchandising ou estratégia de comercialização.

O
ambiente instável característico de nossa sociedade, em constante transição e mudanças nas relações e interações sociais, solicita que as organizações empreguem a pesquisa como uma atividade essencial ao definir os rumos da instituição. O cliente oculto é mais uma técnica empregada nesta atividade de diagnóstico, que pretende reconhecer e identificar os pontos fortes e fracos do atendimento, um processo pelo qual se pode seduzir e conquistar clientes, mas que também pode ser o responsável por uma imagem negativa, pela ruptura de uma relação comercial.

7 comentários:

Anônimo 28 de abril de 2013 00:04  

I just like the valuable information you supply
on your articles. I will bookmark your blog
and take a look at once more right here regularly. I'm moderately certain I'll be told plenty of new stuff right here!
Best of luck for the following!

My blog post :: travel

Anônimo 28 de abril de 2013 15:48  

Good day! Do you know if they make any plugins to assist
with Search Engine Optimization? I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not seeing very good gains.

If you know of any please share. Thank you!

Stop by my weblog :: vakantiehuis huren

Anônimo 21 de maio de 2013 02:30  

Excellent web site you have here.. It's hard to find high-quality writing like yours nowadays. I truly appreciate individuals like you! Take care!!

my blog vacature arnhem

Anônimo 29 de maio de 2013 06:20  

Hey there! This is kind of off topic but I need some advice from an established blog.

Is it very difficult to set up your own blog?
I'm not very techincal but I can figure things out pretty fast. I'm thinking about creating my own but I'm not sure where to start. Do you have any tips or suggestions? Cheers

Here is my web page; vakantie

Anônimo 8 de junho de 2013 11:24  

of course like your web site however you have to test the spelling on several of your posts.

Several of them are rife with spelling problems and I in finding it very troublesome to tell the truth on the other hand I will definitely come back again.


My site ... frankrijk vakantiehuizen - -

Anônimo 9 de junho de 2013 07:59  

Very rapidly this website will be famous among all blogging and site-building visitors, due
to it's good posts

Feel free to surf to my web-site - vakantiehuisje frankrijk

Anônimo 18 de junho de 2013 11:38  

I was wondering if you ever considered changing the layout of your website?
Its very well written; I love what youve got to say.

But maybe you could a little more in the way of content
so people could connect with it better. Youve got an awful
lot of text for only having 1 or 2 images. Maybe you could space
it out better?

my blog - vakantiehuisjes in frankrijk

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home