O Diabo Veste Prada e o Relações Públicas ...
Por Juliana Picoral Solano e Rodrigo Avila Colla, estudantes de Relações Públicas da UFRGS
O filme O Diabo Veste Prada vale como uma crítica a postura dos profissionais da área de comunicação que aceitam o título de tarefeiros e se conformam com a função de auxiliar.
No início do filme quando relata ao namorado Nate (Adrian Grenier) as dificuldades do novo trabalho em virtude da sua inadequação aos padrões da Runway, Andy ouve a seguinte máxima: Você não precisa entender de moda [*e nem de relações públicas] para atender o telefone e servir cafezinho.
Fazendo uma alusão a nossa realidade, para que não sejamos Andys no futuro, devemos ter em mente a necessidade de provar nosso verdadeiro valor ao mercado e isso começa na universidade.
Quem dentre nós já tomou a iniciativa de comunicar às vedetes da academia que não suportamos mais as aulinhas redundantes e os papinhos de murais com florzinhas, rendas e corações? com esse conformismo e inércia mórbidos, seremos no máximo ótimos servidores de capuccinos e resolvedores de broncas via telefone. Nossas titias se tornarão vovozinhas e continuarão a nos chamar de nossos queridinhos gestores, até o dia em que, com a cabeça nas estrelinhas reluzentes dos nossos murais, mancharmos o contrato do cliente mais importante de uma Miranda qualquer com café e... Bom, mas daí, antes mesmo que se possa dizer Você está despedido (a), nós, com nossas brilhantes mentes ensinadas para a gestão de crises (que podem vir até a salvar o mundo um dia) no nobre curso de relações públicas, responderemos em milésimos de segundo na resolução do problema.
Os relações públicas que se encontram em tal situação devem mostrar do que são capazes, pois é responsabilidade do profissional mostrar suas verdadeiras habilidades de comunicador e que está habilitado a realizar tarefas de maiores dimensões e relevância para a empresa em que trabalha. Ou ainda, a exemplo de Andy no final do filme, procurar um emprego que valorize e justifique a sua formação em nível superior.
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