quinta-feira, 17 de julho de 2008

O novo currículo da comunicação da FABICO.

Por Fernanda Machado e Greice Chiapinotto, estudantes de Relações Públicas da UFRGS

Sim, ele existe e está previsto para entrar em vigor no primeiro semestre de 2009

Quando o assunto é o novo currículo da Comunicação Social, logo deparamo-nos com a expressão Pss... é uma lenda!. Conversamos com a Professora e Coordenadora da COMGRAD/COM, Enoí Dagô Liedke, acerca das propostas formuladas para o desenvolvimento do novo currículo. Ele, de fato, existe. E o desejo de sua implantação também. O que falta então?

A resposta centra-se no estudo das modificações que a implantação desse novo currículo, direcionado às três habilitações do curso de Comunicação Social – Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo –, acarretará aos graduandos e ao corpo docente. Afora, é necessário racionalizar os recursos físicos e materiais disponíveis na estrutura da FABICO, solucionando possíveis problemas de demandas das disciplinas.

Segundo a Professora Enoí, a idéia de reestruturar o currículo data de 1998, momento em que foi redesenhada a concepção dos cursos de graduação e posterior implantação das diretrizes curriculares pelo MEC, promovendo maior flexibilidade acadêmica. Após esse fato, as discussões – promovidas por meio de seminários e palestras entre a Comissão e a comunidade – em torno do currículo formaram a proposta atual. O novo currículo preocupa-se em não engessar os cursos, pelo contrário: torná-los potencialmente flexíveis.

O aluno terá a oportunidade de escolher qual área deseja centrar-se para especialização. Além do tronco-base para todos os cursos, existirão 8 áreas distintas, envolvendo Administração, Psicologia, História, Letras e Lingüística, Filosofia, Política, Economia e Sociologia, nas quais o aluno desenvolverá as disciplinas obrigatórias alternativas, disciplinas eletivas e atividades complementares. A Professora salientou que as negociações com cada um desses departamentos estão em andamento, no entanto, algumas modificações ainda podem ocorrer. A simulação das possíveis ocorrências quando da implantação estão sendo desenvolvidas pela COMGRAD/COM para garantir as melhores decisões em relação à implantação do currículo no Sistema de Graduação. O objetivo é que esteja tudo pronto em março, para envio do projeto ao conselho da unidade e posterior andamento da proposta para implantação efetiva em 2009.

2 comentários:

Carol Terra 21 de julho de 2008 às 11:21  

Sou super a favor de uma formação em comunicação que abranja conceitos de todas as habilitações. Na verdade, para mim, o ideal seriam 4 anos de comunicação social e 1 ano de especialização. Porém, acho que isso está um pouco longe de acontecer...Abs, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)

Ocappuccino.com 30 de agosto de 2009 às 01:44  

Realmente Carol este seria um cenário perfeito, mas a especialização hoje só com uma pos ou um mba ou mesmo uma especialização e como são importantes estes cursos.

Mateus d'Ocappuccino

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home