domingo, 25 de julho de 2010

#historiasrp = Ocappuccino + Mundo RP.

segunda-feira | 26 de julho de 2010

Reconhecimento
Reconhecer as pessoas que constroem a cada dia a história do blog e acreditam desde o início no projeto é tão importante :) e é tão esquecido :( Esquecido talvez não seja o melhor adjetivo para definir, porque sabemos, e já escrevemos, que para um blog ter sucesso é preciso criar uma rede de colaboradores (dica 9). Por isso, temos ciência que sem essas 8 gurias - muito boas na arte de rascunhar textos em folhas de guardanapo e digitalizá-los em suas eficientes Olivettis - o blog não seria o que é. Mas como reconhecer além dos elogios e críticas por e-mail? Como, se a Andressa mora na cidade maravilhosa, se a Cibele mora na terra da garoa, se a Fernanda em Novo Hamburo, se a Amanda em Cachoerinha, e por mais que as porto alegrenses Mariana, Betânia, Joanna e Maria estejam perto, a correria do dia a dia não oportuniza muitos encontros.

Mas não interessa, mesmo com a comunicação somente mediada por computador as nossas colaboadoras merecem todo reconhecimento do mundo. Aliás, colaboradoras é um substântivo que incomoda. A nós incomoda e muito, a ti não? Pra exemplificar: certa vez, num certo clube social (estes de piscina, quadra de tênis e salão de festas) aqui de Porto Alegre, o presidente, muito consevador, costumava dizer que colaborador era ele que trabalhava de graça; os funcionários, dizia ele, recebem para trabalhar. Recebiam e muito mal por sinal. Não chegamos a este extremo, mas é que colaborador hoje já soa meio pejorativo. Mas, até que surja outro termo mais adequado (podem dar sugestões nos comentários), vamos utilizando este.

A ideia
Vamos seguindo ao que interessa. Acontece que o Rodrigo Cogo, gerenciador do portal Mundo RP surgiu com a ideia de homenagear as nossas colaboradoras. Uma ideia similar a que aconteceu no blog A Bordo. É claro que aceitamos! É uma ótima oportunidade de consertar o que a distância ou a correria do dia-a-dia não nos deixa fazer. Além disso, é uma excelente oportunidade de aproximar o blog ao portal que está há 14 anos (isso mesmo, 14) no ar. Já imaginaram isso? O que cada um estava fazendo 14 anos atrás? Ocappuccino tem só 3 aninhos de vida e olha que cada dia destes três anos deu um baita trabalho. Imagina quantas histórias podem ser escritas com todos estes anos :D

#historiasrp
Nada melhor então do que contar um pouco destas histórias que estão construindo o blog Ocappuccino há 3 anos. E nas próximas duas semanas - de hoje (26 de julho) até o dia 6 de agosto - o blog terá esta missão: retratar as histórias. As histórias de cada colaboradora. A cada dia, começando amanhã, será postado um texto, escrito por uma das oitos colaboradoras, contando sua trajetória n'Ocappuccino. E na sexta-feira (6 de agosto) elas mesmas irão indicar, secretamente (por DM direcionada ao @ocappuccino), qual história consideram melhor (mais bonita, mais triste, mais alegre, mais cuti cuti - enfim o critério de escolha é individual). O motivo das indicações é que aquela colaboradora que tiver mais indicações vai ganhar o livro - cortesia do Rodrigo Cogo, em conjunto com a Difusão Editora - A Comunicação como fator de humanização das organizações, da Margarida Kunsch (org.)

Um pouco sobre o livro
A comunicação como fator de humanização das organizações, organizado pela professora Margarida M. Krohling Kunsch foi lançado em 2010, em parceria com a Abrapcorp, dentro da Série Pensamento e Prática. A obra retrata a tendência a uma humanização crescente das relações das organizações com a sociedade e com os indivíduos, que, por meio da comunicação, se apresenta ao mesmo tempo como desejável e, mais do que isso, inevitável. Essa afirmação constituiu a tônica dos debates do Abrapcorp 2009, e o livro foca a comunicação e a humanização nos contextos organizacionais, em dois subtemas: a organização como espaço de diálogo e construção de significado; e a comunicação como lugar e processo de humanização da organização nas relações de trabalho.

Como vai funcionar
O #historiasrp vai funcionar assim: cada dia vai ao ar um texto contando a trajetória de cada autora no blog (o texto é produzido pela própria autora) e no dia 6 de agosto publicaremos um texto finalizando a ação e indicando a ganhadora do livro. Esta é a agenda dos posts:

*** Post Editado: por motivos pessoais, Betânia Castoldi, colaboradora do blog, não poderá postar na quinta-feira, por esta razão entrará na ação um Texto Especial contando as #historiasrp da Ludimila Costa, leitora do blog. ***

1º texto > Fernanda, terça, 27 de julho

2º texto > Maria, quarta, 28 de julho
3º texto > Mariana, quinta, 29 de julho
4º texto > Belle, sexta, 30 de julho
5º texto > Amanda, segunda, 2 de agosto
6º texto > Andressa, terça, 3 de agosto
7º texto > Joanna, quarta, 4 de agosto
8º texto > Betânica Castoldi Ludimila Costa, quinta, 5 de agosto (* Texto Especial > #historiasrp de leitora)
Encerramento > Ocappuccino, sexta, 6 de agosto

Fica ligado, amanhã começa com o texto da @fernandaf. Até terça!
_ _ _

4 comentários:

Alexandre 26 de julho de 2010 às 10:48  

Parabéns pela iniciativa!
Quem sabe num futuro, essa ideia (histórias de RPs) pode ser estendida aos leitores do blog.
Um abraço a todos!
@alexandre_amc

Ocappuccino.com 26 de julho de 2010 às 10:54  

Professor. Na verdade já realizamos diversas ações com os leitores e nunca tínhamos feito nada com nosso 'público interno'. Mas fica tranquilo, em breve vai ao ar uma ação com 7 dos maiores autores de Relaçoes Públicas do país e teremos 7 obras sorteadas.

Obrigado pela visita.

Abraços
Mateus
@ocappuccino

Alexandre 27 de julho de 2010 às 22:30  

Mateus,

A sugestão não era propriamente para um sorteio. Seria para convidar os leitores para contar suas histórias com as RPs, como vocês estão fazendo com seus grandes colaboradores.
Histórias de vida e histórias profissionais podem dar um bom material...
Abraços,
@alexandre_amc

Ocappuccino.com 28 de julho de 2010 às 10:42  

Ah, agora entendi. Ótima ideia professor. Contar as histórias dos leitores. Histórias com as relações públicas e com ocappuccino. Gostei. Mais pra frente vamos tentar formatar algo.

Um abraço
Mateus
@ocappuccino

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home