quinta-feira, 29 de julho de 2010

Um namoro longo. > #historiasrp

quinta-feira | 29 de julho de 2010

Bom, nesta semana de posts temáticos sobre a história do blog, venho contar o meu rolo com Ocappuccino. Acompanho o blog desde seu lançamento, pois os idealizadores são meus colegas de FABICO – a Faculdade de Comunicação da UFRGS. Lembro do início, dos entraves burocráticos por causa do nome (a Faculdade possuía uma revista com este nome), os desafios de fazer um blog que se tornasse referência para os estudantes de relações públicas da UFRGS.

Mas o filhote saiu do ninho – e como saiu!, atingindo alunos, professores e profissionais de comunicação de todo o país, adquirindo grande relevância no cenário nacional e, mais importante que tudo, estimulando a reflexão em torno da nossa área.

Meu namoro com Ocappuccino começou lá no início, quando o blog era ainda era um embrião, e fiz alguns posts pontuais, aqui e ali. Mas por uma série de motivos a parceria nunca engrenava: tempo, disposição, enfim. Mas a troca de olhares permaneceu e, à medida que comecei a escrever para outros blogs (como Dossiê Alex Primo e Mídias Sociais), adquiri o hábito de escrever (que, para quem não bloga, eu garanto: é difícil acertar um ritmo de leitura e informação, organização mental e produção escrita). E aí decidimos assumir esse rolo em novembro de 2009, quando oficialmente me tornei uma cappuccina, e passei a integrar esse time de estudantes e profissionais que fazem com que o blog sempre esteja por dentro das principais tendências da área de relações públicas, e suas intersecções com as outras áreas de conhecimento.

No texto de terça-feira, a Fernanda falou sobre as interações na rede, como acabamos conversando com várias pessoas que admiramos, conhecendo gente nova e interessante. Concordo plenamente, e este é o tema de um dos posts que eu mais gostei de escrever aqui no blog: a tradução de The Future is Networks, da Venessa Miemis. Sempre incentivo as pessoas a escreverem suas opiniões, seja em blogs próprios ou blogs coletivos, ou até mesmo no Twitter, pois tenho uma teoria: às vezes, só conheço minha própria opinião sobre determinado assunto depois que organizei a cabeça para poder escrevê-la.

Um outro assunto que gosto de abordar é a força oculta das redes sociais. Acredito que, além de uma maneira de compartilhar informação e interagir com pessoas interessantes, escrever é uma maneira de se auto-conhecer, descobrir nossos potenciais e ampliar nossos círculos sociais. E agradeço ao Ocappuccino por ter a oportunidade de fazer parte dessa equipe :)
_ _ _








* * * Este texto faz parte da #historiasrp.

6 comentários:

Rodrigo Cogo 29 de julho de 2010 às 00:27  

Legal, Mariana, você resgatar os seus vínculos e apreços pelo canal. Eu não pude viver isto tudo ainda no tempo de estudante, afinal fiz graduação quando não havia nem computador, quem dirá internet. Menos mal que, após formado, eu mantive esta inquietude (que acho tão motivadora) de estudante e consegui ir atrás daquilo que não aprendi - tecnologicamente falando.

E sobre networking, que de fato é um grande conceito da interconexão/interdependência entre as pessoas como uma coleção valiosa de bons relacionamentos, vale ir atrás daquilo que "estudiosos" acreditam ser uma evolução do tema: o netweaving. Quem sabe vira um post seu?

De toda maneira, não só pelo que ainda fará aqui no blog, mas pelo que já fez, fique na torcida pelo livro sobre humanização nas organizações que o Mundo-RP deixou pra alguém da equipe ganhar dentro de alguns dias. Parabéns!

Bruna Kohl 29 de julho de 2010 às 09:58  

Venho acompanhando o blog há alguns meses e o vejo como uma grande iniciativa, parabéns.

Acredito que essas oportunidades que abrem espaços para quem ainda não conseguiu demonstrar seu talento, ou até mesmo para descobrir tal.

Além é claro de tocar em assuntos, criativos, importantes, ou talvez não, do mundo de um RP.

Servindo também para esclarecer o que é ser um RP, a importância, como também o crescimento de tal e a proporção das atividades ministradas por um Relações Públicas, um profissional de Comunicação Social em si.

Sucesso!

Att.
Bruna Kohl
Estudante de RP - Unisc/SCS

Alexandre 29 de julho de 2010 às 10:17  

Mariana,

Parabéns pelo texto! Mais uma grande profissional se abrilhanta por aqui.
Abraços,
@alexandre_amc

Ricardo Rosa 29 de julho de 2010 às 14:03  

Olá,

Você é nosso convidado para assistir aos bastidores do maior evento de mídias sociais do país, Social Media Brasil, tema do Programa Avesso dessa semana.

O evento contou com palestras de Edney Souza ( Blog Interney ), Julio Vasconcellos ( Facebook Brasil ), Marcelo Vitorino ( Blog Pergunte ao Urso ), entre outros.

Acesse: http://www.avesso.com.br/site/?p=2119

E fique por dentro de tudo que rolou!

Grande abraço,
Programa Avesso.

Anônimo 29 de julho de 2010 às 14:58  

Além de grande amiga, a Mari é uma excelente profissional. Adorei o post, pois acompanhei todo o desenrolar deste romance (dela e de outros estudantes da Fabico que começaram a dar corpo ao Blog). Mais legal ainda é a representatividade do blog enquanto espaço de debate e de despertar de bons profissionais. Ainda quanto ao relato da Mari, testemunho e muito o incentivo dessa moça para que todos escrevam, se mostrem, enfim. Uma bela RP. Um belo romance!

Valeu, galera!

Cinara Moura 29 de julho de 2010 às 14:59  

Além de grande amiga, a Mari é uma excelente profissional. Adorei o post, pois acompanhei todo o desenrolar deste romance (dela e de outros estudantes da Fabico que começaram a dar corpo ao Blog). Mais legal ainda é a representatividade do blog enquanto espaço de debate e de despertar de bons profissionais de comunicação. Ainda quanto ao relato da Mari, testemunho e muito o incentivo dessa moça para que todos escrevam, se mostrem, despertem para uma produção de qualidade, enfim. Uma bela RP. Um belo romance!

Valeu, galera!

Abração,
Cinara

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home