quarta-feira, 2 de junho de 2010

Nicholas Christakis e a força oculta das redes sociais.

quarta-feira | 2 de junho de 2010

Pra quem não conhece, o TED é uma conferência que reúne palestrantes com idéias que merecem ser espalhadas. O vídeo abaixo é uma palestra de fevereiro de 2010, com o professor de medicina, sociologia e políticas públicas da saúde Nicholas Christakis, co-autor do livro O Poder das Conexões. De maneira brilhante, Nicholas apresenta os nós, enlaces e forças ocultas das redes sociais (online ou offline, deixo bem claro).



Conheci o texto quando estava traduzindo para a E=R e achei que era uma idéia que merecia ser disseminada, então trouxe o assunto para Ocappuccino, que nada mais é que um blog sobre RELAÇÕES. E disso Nicholas Christakis entende: começou a perceber a relação entre os comportamentos das pessoas em suas redes sociais, e como os sentimentos e emoções eram coletivos e influenciavam (positiva e negativamente) as pessoas à nossa volta – em marketing podemos chamar isso de buzz ou boca-a-boca. Por que estamos inseridos em redes sociais? Como elas funcionam? E como elas nos afetam?

Um trecho da palestra:

Descobrimos que, se seu amigo se torna obeso, aumenta o SEU risco de obesidade (cerca de 57%) no mesmo período de tempo. E podem existir muitos mecanismos para esse efeito. Uma possibilidade é que seus amigos adotem um comportamento que se espalha para você, como "Vamos ter muffins e cerveja", que é uma combinação terrível, mas se você adotar essa combinação poderá começar a ganhar peso como eles. E outra possibilidade mais sutil é que se eles começam a ganhar peso, e isso muda suas idéias do que é um tamanho do corpo aceitável. E, aqui, o que está se espalhando de pessoa para pessoa não é um comportamento, mas sim uma norma. Uma idéia está se espalhando.
Ou seja, as nossas opiniões, concepções e idéias não são individuais, nosso comportamento é coletivo (dentro do nosso círculo social) e é por isso que existem grupos de pessoas mais felizes que outras, e é por isso que uma pessoa mau-humorada suga nossa energia, e por aí vai. As aplicações da teoria são muitas – desde os seis graus de separação até o efeito viúva (em que a viúva falece logo após perder o marido).
Então nós começamos a prestar atenção em comportamentos como tabagismo e alcoolismo, altruísmo, comportamento de voto e divórcio – todos estes podem se espalhar. E, finalmente, nós ficamos interessados nas emoções. Quando nós sentimos emoções, nós as mostramos. Por que nós mostramos as nossas emoções? Quer dizer, não seria uma vantagem vivenciar nossos sentimentos internamente - você sabe, a raiva ou a felicidade-, mas nós não simplesmente sentimos, nós mostramos o que estamos sentindo. E não só nossos amigos podem lê-los, como podem copiá-los. Existe um contágio emocional que ocorre nas populações humanas. E então esta função das emoções sugere que, além de quaisquer outros fins, elas são um tipo de forma primitiva de comunicação. E que, de fato, se realmente queremos entender as emoções humanas, precisamos pensá-las desta forma.
Aí entra a comunicação, as relações públicas, as mídias sociais e todo o resto. Se quisermos entender a cabeça do nosso cliente/consumidor/público-alvo, temos que pensá-lo coletivamente, agindo dentro das suas redes. Qual é o click que faz com que eu queira compartilhar com o meu círculo social aquele determinado produto/vídeo/evento?
Agora, qual é o sentido disso? Como isso nos ajuda a entender? Como isso nos ajuda a descobrir alguns dos problemas que estão nos afetando atualmente? As redes têm valor: elas são uma espécie de capital social. Novas propriedades surgem por causa da nossa inserção em redes sociais, e essas propriedades na estrutura das redes, não apenas nos indivíduos inseridos nelas. (…) O padrão de conexões entre as pessoas confere diferentes propriedades aos grupos de pessoas. É o vínculo entre as pessoas que torna o todo maior que a soma de suas partes. E isso não é apenas o que está acontecendo com essas pessoas que estão perdendo ou ganhando peso, ou tornando-se ricas ou pobres, ou tornando-se felizes ou infelizes, isso nos afeta. É também a própria arquitetura dos laços que nos rodeiam. A nossa experiência do mundo depende da própria estrutura das redes em que estamos e que residem sobre os tipos de coisas que navegam e fluem através da rede.
Vai ao encontro a este outro texto no Ocappuccino, o futuro é a rede. E o que o mundo precisa é de mais conexões. :)

PS: se alguém quiser a tradução integral, me manda um e-mail: marianarrpp@gmail.com
_ _ _

2 comentários:

Anônimo 7 de junho de 2010 às 13:15  

Obrigada pela oportunidade de apresentar-lhe ao Funclick, a atração mais inovadora e interativa que irá garantir o sucesso e a repercussão do seu evento.

WWW.funclick.com.br
O Sucesso da Sua Festa

O FunClick é mais que um sistema de foto-lembrança. Confira algumas vantagens desta atração:

- Foto Lembrança : O convidado tira sua foto que terá uma moldura personalizada com imagens, cores e mensagens. Os convidados recebem sua foto na hora que será impressa em 8 segundos e automaticamente a foto também será enviada no seu email.

- Vídeo Mensagem : Os convidados poderão deixar um vídeo-mensagem parabenizando os noivos, aniversariantes etc.. Os vídeos serão entregues em DVD para os noivos, aniversariantes etc.. e hospedados no youtube, para que todos os convidados possam assistir aos vídeos e interagir mesmo após a festa.

O FunClick é mais que a foto lembrança personalizada e o vídeo mensagem, é também uma ferramenta de entretenimento em sua festa. Os convidados se divertem e ficam mais desinibidos por estarem de frente para um "espelho digital".
Coloque um sorriso em sua marca !
O FunClick permite realizar várias ações promocionais em uma só. Confira:
- Foto-Lembrança : Tire uma foto descontraída e divertida dos visitantes que é revelada em instantes em uma moldura personalizada com logo, identidade visual e mensagem da empresa. Possuimos também molduras divertidas com celebridades VIP ou paisagens lúdicas. Imediatamente o cliente associa a marca a momentos de descontração e prazer. A foto também é enviada por email ao visitante, que ao repassar a mensagem a amigos e parentes, gera um "marketing viral";
- Vídeo Mensagem: Grave uma mensagem em vídeo do visitante sobre os produtos e serviços da empresa. Os vídeos podem ser hospedados no youtube, enviados por email e serão entregues em um "pen drive" junto com as fotos e cadastros;
- Cadastro: Cadastre os dados (nome, telefone, email, empresa, etc.) de todos que participaram da ação, possibiltando realizar um contato de telemarketing ou mailing imediato com os visitantes;
- Quiz : Realize em alguns segundos pesquisas de preferências de consumo com simples toques na tela de maneira gráfica e
interativa;


Por isso e muito mais o FunClick é o sucesso do seu evento!
Fico à sua disposição para quaisquer dúvidas Nilce@funclick.com.br
Ou tel(11)28132525

Carol Terra 11 de junho de 2010 às 14:52  

Adorei o texto, Mari! Só espero não engordar! Hehehe! Abraços, Carol Terra (http://www.meadiciona.com.br/carolterra)

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home