Entrevista com Analisa Brum: por que o Endomarketing é uma forma de fazer Comunicação Interna.
segunda-feira | 20 de junho de 2010
Se você trabalha ou pretende atuar na área de Comunicação Interna e Endomarketing, já deve saber que o sucesso de uma campanha depende do alinhamento das ações de Comunicação com os objetivos e valores da Organização. Além disso, a efetividade das ações é medida de acordo com o grau de motivação e engajamento do público, e para isso é preciso superar barreiras, que podem ir desde a cultura da empresa (muitas vezes engessada e conservadora demais ) até a ampla diferença no perfil dos funcionários (área de atuação, nível de escolaridade, faixa etária etc.).
Todas transformações que estão ocorrendo na estabilidade econômica e no comportamento das gerações afetam diretamente o relacionamento empresa-empregado, e exigem que o profissional de Comunicação e Marketing se adapte e se atualize rapidamente para acompanhá-las. Para entendermos um pouco mais as tendências destas mudanças e seus impactos, entrevistei a especialista em Endomarketing Analisa de Medeiros Brum.
UM POUCO SOBRE @analisahh
Analisa estuda e trabalha com Endomarketing desde o início da década de 90, tendo fundado em 2000 a agência de Endomarketing HappyHouse Brasil considerada benchmarking na área e responsável por contas como Gerdau, Vale, Lojas Renner, Gol, Braskem, Seara e IBM Brasil. Já publicou livros que são referências no Brasil e no exterior: Endomarketing, 1994; Endomarketing como Estratégia de Gestão, 1998; Um Olhar sobre o Marketing Interno, 2000; Respirando Endomarketing, 2003; Face a Face com o Endomarketing, 2005; e Endomarketing de A a Z, 2007.
O ENDOMARKETING E A COMUNICAÇÃO INTERNA HOJE
Ocappuccino: Conforme tu disseste na última palestra que ministrou na AMCHAM, hoje as empresas estão reduzindo o investimento com Endomarketing e apostando mais na Comunicação Interna. Na tua opinião, por que isso está acontecendo e quais os impactos dessa mudança dentro e fora das organizações?
Analisa Brum: É uma questão de custos. Se a empresa possui um processo estruturado de Comunicação Interna, com canais definidos e atuantes, pode trabalhar a informação sem ter que investir em grandes campanhas de Endomarketing. O impacto disso é difícil de ser mensurado, pelo menos num curto prazo. Mas acredito que as empresas não venham a sofrer muito com isso. O importante é não deixar de trabalhar a informação.
Ocappuccino: Como o Endomarketing colabora para a efetividade da Comunicação Interna e vice-versa?
Analisa Brum: O Endomarketing é uma forma de fazer Comunicação Interna com técnicas e estratégias de Marketing. Não dá para dizer que um colabora com o outro ou vice-versa. Na verdade, são duas formas de se trabalhar a informação dentro da empresa. O ideal é usar as duas em momentos adequados.
Ocappuccino: Por que a Comunicação Interna tem que ser encarada como uma estratégia de gestão?
Analisa Brum: Porque o público interno é o grande ativo das empresas. Hoje, se a empresa não trabalhar a informação internamente, não terá como conseguir o alinhamento das pessoas a sua estratégia. As pessoas precisam estar cientes dos objetivos, estratégias e resultados da empresa. A Comunicação Interna e o Endomarketing servem para isso.
Ocappuccino: Os objetivos do Endomarketing mudaram bastante se comparados com alguns anos atrás. Você acha que isso está relacionado à entrada da Geração Y nas empresas? Por quê?
Analisa Brum: Penso que não especificamente. A Geração Y é um segmento de público interno. Mas existem muitos outros. A Comunicação Interna e o Endomarketing mudaram porque o contexto das empresas mudou e, consequentemente, seus objetivos e desafios. Os segmentos de público interno sempre terão suas próprias características que precisam ser levadas em consideração. A Geração Y é apenas um deles.
Gostaria de agradecer a Analisa pela disponibilidade em conceder a entrevista, e a Helena (funcionária da HappyHouse Brasil) que me atendeu gentilmente no evento da AMCHAM, onde as encontrei.
6 comentários:
ótima entrevista, é sempre muito legal ver a opinião de quem tem experiência (e já é referência) no mercado.
eu queria aproveitar a oportunidade para acrescentar só mais uma pergunta:
> Já sabemos que a utilização das redes sociais (orkut, twitter, bogs.....)para o relacionamento entre empresas e clientes é uma opção bastante adotada como ação de marketing.
E para o público interno?
Esses plataformas de comunicação estão sendo exploradas nas ações de endomarketing?
O que acha Maria, consegue essa resposta pra gente???
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Massimino Delazeri
quando se tem metas e se pretende chegar a algum objetivo, não basta apenas que a diretoria da empresa queira
todos os colaboradores devem querer também,
infelizmente ouvimos falar muito pouco de endomarketing dentro da faculdade
Usar a frase: "Não dá para dizer que um colabora com o outro ou vice-versa. Na verdade, são duas formas de se trabalhar a informação dentro da empresa. O ideal é usar as duas em momentos adequados.."
Me parece forma de querer enrolar cliente e vender serviços. O endomarketing é, segundo os modernos estudiosos, uma ferramenta de comunicação interna, podem e devem ser trabalhdo conjuntamente, como, por exemplo numa campanha viral de motivação.
Gente, primeiramente gostaria de me desculpar pela demora em responder estes comentários, mas isto aconteceu porque estava viajando (férias) e só retornei ontem.
Mano, para responder a tua questão vou citar um trecho de um post sobre a utilização das redes sociais pelas empresas, que publiquei no blog Comunicação e Tendências (alanabrinker.wordpress.com):
"Uma das últimas tendências na Web são os blogs corporativos, utilizados frequentemente para estreitar o relacionamento com os públicos interno e externo. Aqui no Brasil, um ótimo exemplo é o blog da Petrobrás chamado Fatos e Dados, moderado pelo próprio departamento de comunicação, que obteve grande destaque após a CPI da Petrobrás. Nesta época, eram postadas notícias sobre o processo de inquérito a todo momento, garantindo mais transparência e eficácia na veiculação das informações. Excelente ação de marketing e relações públicas!
Os blogs corporativos também são excelentes veículos para a divulgação das estratégias da empresa, seja através de notícias, posts ou campanhas, pois ajudam a nivelar o conhecimento transmitido ao quadro funcional, evitando os famosos ruídos na comunicação ou a “rádio corredor”. A utilização deste recurso, aliada a boas estratégias de comunicação interna, ainda facilita o debate e a discussão, podendo, inclusive, eliminar a necessidade de reuniões presenciais e servir como local para o registro de atas, uma vez que pode ter seu acesso limitado ao público interno."
Mesmo com todos os benefícios proporcionados pelas redes sociais no processo comunicacional, a maioria das empresas ainda não as utiliza para potencializar a comunicação com o público interno. Isto ocorre, infelizmente, porque elas ainda não estão preparadas para isto, pelos seguintes motivos:
- com a alta exposição que as redes sociais proporcionam e a rapidez com que as informações são trocadas, é preciso que a empresa contrate (ou terceirize) uma equipe preparada para realizar a manutenção dessas redes, atualizando-as constantemente e respondendo aos comentários. Ou seja, isto significa mais investimento em contratação e capacitação de funcionários, e nem todos os empresários dispõem de verba para investir nisso ou, o que é mais importante, querem investir nisso;
- outros empresários dispõem de verba para este investimento, mas têm medo da repercussão da troca de informações e da exposição a que estarão sujeitos. Na minha opinião, ou isto pode ser falta de esclarecimento;
- outro fator importante, que acaba sendo um empecilho para muitas empresas implementarem a utilização das redes sociais nas ações de comunicação interna e endomarketing, é o acesso dos funcionários ao computador e à Web - lembrando que dentro de uma empresa nem todos têm acesso à Web ou sequer sabem como navegar nela, e isto, lamentavelmente, é uma realidade aqui no Brasil.
Mesmo com estes fatores limitantes, acredito que, devido ao rápido desenvolvimento das redes sociais e a sua crescente utilização em nosso dia-a-dia, com o passar do tempo todos os empresários terão que se adaptar a esta nova maneira de se comunicar e incorporar a utilização delas nas ações de comunicação interna e endomarketing.
Continua...
Julia, muito obrigada pelo comentário.
Infelizmente, o Endomarketing ainda é um assunto pouco comentado no meio acadêmico, mas creio que isto também esteja relacionado à divergência nas suas definições e na existência de poucos autores que falam no tema.
Se quiseres, coloquei alguns posts sobre a origem do marketing e suas denominações no blog Comunicação e Tendências (alanabrinker.wordpress.com), onde também falo sobre Endomarketing.
Fernando, primeiramente, obrigada pelo comentário no blog.
Com certeza, muitos estudiosos apontam o endomarketing como uma ferramenta de comunicação interna, mas devemos concordar que em todas as áreas estudiosos e especialistas podem divergir nas opiniões, e nem por isso ambos são totalmente certos ou errados.
Sempre gostamos de receber comentários com outros pontos de vista, assim como o teu ou de outros visitantes de nosso blog. Mas, na minha opinião, colocar que o que estava escrito na entrevista "...parece forma de querer enrolar cliente e vender serviços." não é nada delicado, e pode ofender outros profissionais de Comunicação que tenham a opinião diferente da tua e que nem por isso têm a intenção de enrolar o cliente e vender mais serviços.
Abraço a todos!
Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.
- Daniel
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