Hoje tem prova, vai cair Steve Jobs.
segunda-feira | 28 de junho de 2010
* * *
Post Editado
Tudo que estiver escrito em vermeho foi escrito depois da publicação do texto.
Todo mundo fala em conhecimento colaborativo, em interação, em envolvimento, então vamos ver se este negócio funciona mesmo na prática. Falam até que é preciso revisar os 4 Ps do marketing, porque na verdade já existe um quinto P: a participação. Será mesmo? Pois, hoje vou testar a audiência do blog Ocappuccino e ver se vocês são mesmo tão participativos ou isso tudo é apenas teoria do slideshare. Neste link dá para ver o resultado deste teste, #fail devido ao pouco número de participantes. 4 participações somente. Obrigado a Lu Audrey, ao Diego Paulista, a Marília e a Andressa Carrasqueira.
É uma brincadeira nenhum pouco criativa que envolve um dos mitos da inovação atual: Steve Jobs. Ele é exemplo de criatividade + negócio o que se comprova com com o sucesso de vendas do iPad e do iPhone 4. Garanto que você já citou o nome dele em algum trabalho ou apresentação, eu também já citei várias vezes.
Então agora vamos ver se você conhece mesmo Steve Jobs. Para provar basta participar da brincadeira. E claro, ninguém participa de nada se não enxergar alguma forma de recompensa, então quem participar irá receber por e-mail a edição em pdf do livro A Cabeça de Steve Jobs, escrito por Leander Kahney em 2008 (para deixar com vontade de ler, ao lado posto a imagem da orelha da obra).
A dinâmica é nada mais nada menos do que a prova que fazemos desde o colégio e que nos acompanha até a faculdade. Aquele velho teste com questões de marcar e responder. Atenção: todos que comentarem e participarem, por favor, coloquem o e-mail para que possa enviar o livro.
Ah, na quarta-feira irei editar o post e colocar as respostas corretas. Como as questões são formuladas a partir do livro, também darei um print screen em cada página para comprovar a resposta. As respostas estão logo abaixo e o link para comprová-las estão aqui. Vou postar junto a pontuação de cada participante ;) Cada acerto vale 1 ponto. O ranking ficou assim: Em 1º ficou Marília com 5 acertos. Empatados em 2º ficaram Lu Audrey e Diego Paulista com 4 pontos (mas tenho quase certeza que o Diego colou da Lu) e om 4º lugar restou para Andressa com 3 acertos :( Mais uma vez obrigado e estão todos de recuperação :D hehehe. Vamos lá:
1. Que ano foi lançado o Mac original?
1984
2. Em 1995, o pequeno estúdio particular de cinema de Jobs, Pixar, fez o primeiro filme totalmente animado por computador que se chama Toy Story.
3. Agora, aos 50 e poucos anos, Jobs vive calmamente, com privacidade, com sua esposa e seus:
a) ( ) três filhos e um gato
b) (X) quatro filhos
c) ( ) três filhos
d) ( ) dois fihos e um iPhone4
e) ( ) dois filhos e um cachorro
4. Em 1984, A agência TBWA/Chiat/Day criou, com colaboração de Jobs, o lendário anúncio da Apple para o primeiro Mac. O anúncio, tinha o nome de "Pense Diferente" e foi veiculado durante o Super Bowl.
5. Quando lançou o iTunes, em 2001, no auge do compartihamento de arquivos via web, muita gente perguntou como a loja iria competir com a pirataria. Por que alguém gastaria um dólar por uma música, quando poderia obter a mesma música de graça? Então, qual foi a resposta de Steve Jobs a essa pergunta e que foi um dos fatores de sucesso do iTunes?
a) (X) "experiência do consumidor"
b) ( ) "baixo preço das faixas"
c) ( ) "acesso a faixas bônus"
d) ( ) "variedade de artistas"
e) ( ) "promoção de vendas"
6. Qual frase famosa é atribuida a Jobs?
a) ( ) "Se você não sabe aonde ir, qualquer lugar serve."
b) ( ) "Devo o meu sucesso a ouvir respeitosamente os melhores conselhos e depois fazer o contrário."
c) ( ) "Se eu perguntasse a meus compradores o que eles queriam, teriam respondido que era um cavalo mais rápido."
d) (X) "As pessoas não sabem o que querem."
e) ( ) "Se você desenvolve os hábitos do sucesso, você fará do sucesso um hábito".
7. Apesar do sucesso das campanhas da Apple, como por exemplo o "Sou um Mac/Sou um PC", nem todos adoram a publicidade da marca. Seth Godin, autor de vários best-sellers sobre marketing, disse que a publicidade da Apple muitas vezes foi medíocre. “A maior parte da publicidade da Apple me deixa indiferente. Não tem sido eficiente. A publicidade da Apple trata mais de agradar quem já é usuário de seus produtos do que de atrair novos usuários. Se você tem um Mac, vai adorar a publicidade da Apple porque ela diz: 'Eu sou mais esperto do que você.' Se você não tem um Mac, ela diz: 'Você é burro.'"
8. Na Apple há um grupo chamado de F.O.S - Friends Of Steve, pessoas importantes próximas a Jobs que devem ser tratadas com respeito e, às vezes, com cautela: nunca se sabe o que poderá ser passado adiante. Eles não são necessariamente dos escalões da alta administração — são às vezes colegas programadores ou engenheiros que têm alguma ligação direta com Steve Jobs.
9. "A __________ vem das pessoas encontrando-se nos corredores ou telefonando umas para as outras às 22:30h com uma nova idéia, ou porque perceberam algo que evidencia as falhas em nossa forma de pensar um problema. Vem de reuniões improvisadas de seis pessoas convocadas por alguém que descobriu algo novo e sensacional e quer saber o que os outros acham da sua ideia." Essa frase de Steve Jobs de onde vem a:
a) ( ) motivação da Apple
b) ( ) criatividade da Apple
c) ( ) rentabilização da Apple
d) ( ) cultura organizacional da Apple
e) (X) inovação da Apple
10. O processo para batizar o iPod foi interessante. Steve Jobs contratou Vinnie Chieco, um freelancer, que tinha a tarefa de encontrar um nome. Ao descrever o player, Jobs muitas vezes se referia à estratégia do hub digital da Apple: o Mac é um hub, ou ponto central de conexão, de muitos dispositivos. Isso fez Chieco começar a pensar em hubs como objetos aos quais outras coisas se conectam. O ápice do conceito de hub, para Chieco, seria uma espaçonave. Você pode sair da espaçonave em uma nave menor — um pod (casulo) —, mas precisa retornar à nave-mãe para obter combustível e comida. Então mostraram a ele um protótipo do primeiro iPod, com sua frente despojada, de plástico branco. "Assim que vi o iPod branco, pensei no filme "2001 uma odisséia no espaço", disse Chieco. Há um momento conhecido no filme em que um dos astronautas diz, em inglês: "Open the pod bay door, Hal!".
Agora é fácil, só comentar e participar. É uma grande brincadeira, mas não deixa de ser uma disputa. E não se esqueça, quem participar já irá receber o livro do Steve Jobs em pdf. Estou enviando agora para os quatro participantes. Não é pra subestimar ninguém, mas vou fazer um primeiro exemplo nos questionários para exemplificar a mecânica. Boa sorte!
6 comentários:
Respostas:
1. 1989
2. Menino Maluquinho
3. c) (X) três filhos
4. "O que está acontecendo?"
5. b) (X) baixo preço das faixas
6. "Devo o meu sucesso a ouvir respeitosamente os melhores conselhos e depois fazer o contrário."
7. Philip Kotler
8. Clientes Decisivos
9. c) (X) rentabilização da Apple
10. Titanic
Meu e-mail é contato@ocappuccino.com
Abraços
Mateus
1. 1989
2. Toy Store
3. 4 filhos
4. "1984"
5. acesso a faixa bônus
6. "Devo meu sucesso a ouvir..."
7. Seth Godin
8. A Firma
9. a) Motivação da Apple
10.2001 - Uma odisséia no espaço
Meu e-mail: luaudrey.m@gmail.com
as respostas do Mateus
são muito boas hehehe
A+ pro Mateus.
1. 1989
2. Toy Store
3. 4 filhos
4. "1984"
5. acesso a faixa bônus
6. "Devo meu sucesso a ouvir..."
7. Seth Godin
8. A Firma
9. a) Motivação da Apple
10.2001 - Uma odisséia no espaço
1- 1984
2- Toy Story
3- D
4- Não sei..
5- A
6- D
7- Não sei..
8- :(
9- B
10- 2001: Uma Odisséia no Espaço
mariliazanetti@gmail.com
Apesar de não saber muito, adorei conhecer um pouco mais!
1. 1989
2. Toy Story
3. e)
4. "1984"
5. c)
6. a)
7. Num sei... Chuto Kotler
8. Conselho (???)
9. e)
10. 2001 - Uma odisséia no espaço
Bjs!!!
Postar um comentário