segunda-feira, 14 de junho de 2010

Mídias sociais nas empresas BRASILEIRAS.

segunda-feira | 14 de junho de 2010

Com o objetivo de entender as novas formas de interação entre as empresas e os seus públicos a consultoria Deloitte realizou, nos meses de fevereiro e março deste ano, uma pesquisa com 302 companhias que atuam no Brasil sobre a utilização corporativa das mídias sociais.

H
oje apresento um pouco desta pesquisa, por ser um relatório bastante extenso no post de hoje falo apenas do perfil das empresas pesquisadas e algumas análises, o restante da pesquisa será apresentada nas próximas semanas, quem tiver interesse pode acessar o relatório completo aqui.

Os estados mais participativos na pesquisa foram SP com 63%, RJ com 7% e MG com 6%, e entre as empresas pesquisadas 16% são multinacionais e o restante, 84% empresas de origem nacional.

P
ouco mais de 50% das empresas participantes são de pequeno porte, empresas de médio e grande porte representam 26% e 22% da amostra; 33% da amostra foi composta por empresas prestadoras de serviços, seguidas por empresas de varejo, bens de consumo e transporte 20% e empresas de tecnologia, mídia e telecomunicações 17%.

Entre as empresas pesquisadas, 70% afirma já utilizar e/ou monitorar mídias sociais, e ao serem questionadas pelas suas principais iniciativas notamos que, para estas empresas, as redes sociais são utilizadas mais como mídia do que como plataforma de relacionamento.


E, para o desconforto da população brasileira, apenas 17% utiliza o feedback das mídias sociais para o desenvolvimento ou inovação de produtos/serviços. Será que tem alguém ainda que não sabe o valor dessas informações para uma empresa??

Q
uando questionadas das ferramentas/plataformas mais utilizadas notamos praticamente um empate entre orkut | facebook | twitter | blogs.

Embora muito mais novo, podemos ver o espaço que o Twitter já está ocupando, acredito que se esta pesquisa for repetida nos próximos meses, o Twitter certamente assumirá a dianteira dessa lista, principalmente por sua facilidade de utilização.

A
o serem perguntadas sobre os objetivos estratégicos de utilização das mídias sociais, notamos que a preocupação com a reputação da marca (saber o que está sendo falado por ai) e marketing boca-a-boca são as metas mais comuns entre as empresas.

Essa é a primeira parte do post, o restante das análises publicarei nas próximas semanas e #ficadica > quem tiver interesse pode ler o relatório na integra.

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