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quinta-feira | 24 de junho de 2010
Sábado passado, dia 19/06, lá estava eu (na foto bem à direita), a colaboradora itinerante d’Ocappuccino, em mais um evento de comunicação também itinerante, o Bate Papo sobre e-commerce. Mesmo debaixo de chuva e com alguns probleminhas aéreos (né @upalupa) resolvidos a tempo.
Praticamente todos os participantes já tinham exercido algum trabalho na área de comércio eletrônico, só eu que ainda não tinha me aventurado na área, mas o que me salvou no dia (risos) é estar cursando Relações Públicas, mesma formação do primeiro palestrante, Bruno Berezaga, Gerente de contas da Dinamize. E foi assim que iniciou nosso bate papo, todos falando sobre sua área de atuação.
E-mail marketing que ainda dá certo
Bruno (na foto abaixo ao meu lado) começou falando sobre as ferramentas utilizadas por empresas que trabalham com o comércio eletrônico. Citou semelhanças e falou da efetividade do panfleto e do e-mail marketing, que por incrível que pareça são soluções simples e que ainda dão resultado. E para ilustrar que não necessariamente se obtém sucesso apenas com ações mirabolantes, o palestrante nos contou sobre a chuva de twix #fail.
O e-mail marketing é responsável pelo maior retorno sob investimento (ROI digital). Mas como garantir este retorno > Regra número 1: enviar mais que uma simples oferta e ofertar conteúdo relevante. Alguns números da agência: 15% de retorno através do tradicional e-mail marketing (média clientes Dinamize); 1,8% de carros Peugeot foram vendidos por e-mail marketing (130 carros em 30 mil disparos); 15% das vendas do varejo são realizadas por e-mail marketing; 73% dos consumidores pesquisados compraram porque receberam e-mail marketing.
Qual o segredo do sucesso do e-mail marketing? #1 Planejamento de comunicação; #2 Criação da base; #3 Criação do e-mail; #4 Envio em massa do e-mail através de uma ferramenta profissional.
Mas #comofaz? O primeiro passo para um e-mail marketing de sucesso é a criação da base de e-mails e o segundo é fazer o cadastro, a partir desta base de e-mails, dos clientes da loja física e virtual. Este cadastro deve ser formado logicamente por pessoas que conheçam seu trabalho. Para os que estão iniciando no comércio eletrônico a dica é fazer ações com a sua própria rede de contatos, presenteando com brindes quem indicar uma quantidade de contatos dos amigos, por exemplo.
+ duas dicas da Dinamize (empresa que o Bruno trabalha) > 1 Título do e-mail com data de expiração aumenta em 39% as taxas de leitura; 2 Geralmente são lidos os 35 primeiros caracteres do assunto do e-mail e eu achava 140 caracteres pouca coisa.
Todas as dicas acima de nada adiantam se a ferramenta utilizada para envio não for profissional. Além de dar mais credibilidade, elas evitarão os spams e serão gerados relatórios para que se possa otimizar o serviço cada vez mais. Utilizando uma ferramenta de qualidade é possível avaliar o público que é destinado o e-mail, a arte mais apropriada, melhor dia e horário de envio, conteúdo do e-mail, assunto, etc. Precisamos entender porque as pessoas não querem mais receber nossos e-mails, e óbvio, ter argumentos para que elas leiam o 36º, 37º, 38º ... caracteres pelo menos. Por isso é necessário também identificar e trabalhar os MEM – Multiplicador de E-mail Marketing, e tratá-los com carinho, buscando o auxílio deles nas ações. Última dica simples que dá muito certo > Programe novas ações baseadas em cliques e visualizações!
Lembrem-se > Nesse mundo virtual do e-mail marketing trabalhamos com 3 públicos: a Quem não quer receber nosso e-mail; b Quem quer receber nosso e-mail (geralmente amigos, familiares e conhecidos); c Quem não se importa de receber nosso e-mail (esse sim é o cliente mais importante e que deve ser trabalhado).
E-commerce e as redes sociais
Foi nesse clima de comércio eletrônico e já pegando a deixa do Bruno que a Lígia Dutra, editora do blog UpaLupa, gestora do e-commerce da NKStore, evangelizadora e representante do byMK (rede social brasileira de moda e estilo), professora da ESPM no curso Passo a passo da inovação no comércio eletrônico (UFA).
Lígia começou perguntando ao público presente o que seria o e-commerce (qualquer transação eletrônica) e a diferença entre o i-commerce, que é vender e realizar todos os processos da venda pela internet. Mas UpaLupa ressalta que a internet, apesar de estar em evidência, é apenas um canal dos muitos que existem mundo afora, até porque existe o contato por telefone e o pessoal. No i-commerce a loja fica aberta 24 por 7 e é necessário agüentar a demanda:
“Abandone o papel, tudo o que puder transformar em bytes, faça! Deixe a parte chata para o computador fazer.Como usar as redes sociais a favor dos negócios? Deve-se agregar a loja virtual com a física, e não utilizar somente as redes sociais, mas também o impresso, a TV, o móbile, podcast, eventos, os sentidos (multicanal), a experiência e a inovação (idéia que se paga). O consumidor necessita da experiência para sentir a marca. Através da interatividade como acontece na rede social de moda ByMK, em que os usuários se cadastram e podem montar seus looks com roupas de várias marcas e lojas, inclusive com acessórios e planos de fundo personalizados. Mais do que é uma brincadeira, essa rede social é um sucesso entre os usuários, que utilizam como hobby, e as marcas que ficam em evidência no site. A premissa é: dar o poder na mão do público.
O evento teve seguimento com uma dinâmica para revelar o lado criativo de cada participante, onde a partir de um problema eram sugeridas idéias de como empreender através das redes sociais e do comércio eletrônico. O grande objetivo da idealizadora do bate papo é de colaborar com a formação de empreendedores on-line, trabalhando sempre de forma interativa, imparcial, transparente e responsável. E para isso foi aberto um convite ao grupo para que dessem seguimento a este formato de evento aqui em Porto Alegre, o grupo acatou a ideia e realizará a próxima edição no dia 31 de julho, com local e convidados ainda a definir. Mais perto da data avisaremos ;)
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