segunda-feira, 7 de junho de 2010

Uma história social da mídia.

segunda-feira | 7 de junho de 2010

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele. (João 1:1-3)
O poder da comunicação fez e faz parte, desde as cavernas até a internet, das culturas de todos os povos. Quando o homem começa a articular suas primeiras falas, a criar seus primeiros gestos, a produzir seus primeiros sons; ele quer não somente ser compreendido, mas principalmente reter a atenção e, assim, ser percebido. Ao pintar sua vida, seus hábitos, suas crenças, seus valores nas cavernas, ele está expressando uma mensagem em busca de compreensão e hoje quando criamos laços, construímos relacionamentos, nos redesocializamos na internet, o que buscamos?
Peter Burke virá a Porto Alegre para falar sobre isso. Autor do livro Uma História Social da Mídia, ele apresentará, na palestra que leva o mesmo nome do livro, uma análise dos meios de comunicação, destacando os contextos sociais, culturais e comportamentais em que emergem e se desenvolvem, além de traçar a história das diferentes mídias e das novas linguagens que elas criam para a civilização ocidental – da invenção da prensa gráfica à Internet.

A convergência da mídia transformou as comunicações... À medida que novos serviços se tornam facilmente disponíveis, eles estão mudando a maneira como vivemos e trabalhamos, e alternado nossas percepções, crenças e instituições. É essencial entendermos esses efeitos para desenvolver nossos recursos eletrônicos em beneficio da sociedade. (Trecho de Uma História Social da Mídia, 2004)
Quem está trazendo o historiador inglês é a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Feevale. A palestra será dia 15 de junho (terça-feira), às 20 horas (com duração prevista de 2 horas), no Salão Nobre da Federasul (Largo Visconde de Cairu, 17, 7º andar, Centro de POA). Para se inscrever, acesse > www.feevale.br/palestramidia. Vale ressaltar que estudantes têm desconto e desembolsam R$ 80,00 para assistir (um pouco pesado para estudantes, mas valerá a pena); para o público em geral é R$ 100,00. Eu vou! Nos encontramos lá ;)

* * *
PS: Este é um post promocional em agradecimento à organização do evento, por ter disponibilizado uma cortesia a um integrante do blog.

_ _ _

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home