domingo, 30 de maio de 2010

10 dicas (5 + 5) para Blogueiros Relações Públicas. [parte 2]

segunda-feira | 31 de maio de 2010

Em abril postei a parte 1 das 10 dicas (5 + 5) para Blogueiros Relações Públicas. Post que para minha alegria e espanto foi usado como base para o ppt 5 dicas para a construção de um blog de RP, feito por três alunas do 1º ano de RP (Alessandra Keiko Aoki, Lais Yuri Gomes Choyama e Gabriela Priante Duque) da Universidade Estadual de Londrina. A apresentação foi para a aula de Planejamento visual em RP, ministrada pela Profª Zilda Andrade. Isso alegra e também impressiona. Assim dá para perceber que toda aquela história de que o que escrevemos na internet tem um alcance que não conseguimos medir é pura verdade. E parece que estão nos levando a sério, por isso a responsabilidade aumenta ;)

Bom, mas vamos as outras 5 dicas:

6. CRIE MECANISMOS PARA RETER A AUDIÊNCIA. Foi com com essa sexta dica que terminei o post anterior. E dividir textos em duas partes é justamente uma técnica para reter a audiência, mas como postei as cinco primeiras dicas lá em 14 de abril, não sei se dessa vez vai ser tão eficiente :( Claro, não temos como postar um texto hoje e tentar reter a atenção dos leitores por mais de um mês, isso é impossível, porque a atenção é volátil, é efêmera. Com tantas fontes de informação, o conteúdo já virou commoditie e a atenção é o produto que se busca hoje, a atenção de manter o leitor prezo ao seu conteúdo. Algumas dicas básicas para reter a audiência: ter um Feed que possibilite que o leitor o assine (quero frisar o possibilite, pois já entrei em diversos blogs em que o link para o feed não funcionava #fail); ter uma newsletter com certa periodicidade (não podemos negar que o e-mail é ainda um dos principais instrumentos de comunicação); ter uma caixa de busca no blog (parece básico, mas muitos blogs não possuem); organizar os marcadores com tags que chamem a atenção e sintetizem o conteúdo do blog; incluir a sessão próximo post e, por fim, linkar outras redes sociais como facebook e orkut e ferramentas como twitter e formspring ao blog. Essa última dica não é um propriamente um mecanismo para reter a audiência, mas é sim de grande utilidade para incrementar o tráfego de visitas ao blog. E sobre reter audiência, a dica mais importante é ter um conteúdo que realmente intersse do leitor, só assim ele se tornará um leitor frequente.

7. Alguns autores citam que na internet é possível fortalecer laços criados no mundo real, outros já falam que os laços criados aqui só podem ser fortalecidos no ambiente offline. Para nós, isso não interessa agora, o que interessa é simplesmente criar laços. E criar laços tem um objetivo bem claro (além e manter uma boa relação online) que é o de CRIAR AÇÕES OFFLINE PARA PROMOVER SEU BLOG. Posso citar aqui uma lista de ações que o blog promoveu e que tiveram desdobramentos offline, mas vou citar apenas as três mais recentes: a promoção que levou um leitor com TUDO pago para o #IntercomCO; a mesa de discussão de lançamento da #sacfabico com @bethsaad, @carolterra e @alexprimo e a palestra com @andretelles também dentro da #sacfabico. Ora, como conseguiríamos bancar uma viagem com tudo pago (inscrição, passagem, hotel e brindes) para um leitor se não tivessemos construído uma relação online? Como reuniríamos Beth Saad, Carol Terra e Alex Primo numa mesa de discussão se não tivessemos criado estes laços aqui na web? O mesmo serve para Andre Telles. Um blog não é um fim, é um meio. E esta sétima dica trata justamente disso. A dica é tentar levar para o mundo real tudo que se constrói neste mundo virtual. Outra ação muito simples é confeccionar cartões de visita: Ocappuccino tem o seu. Ter cartão de visita é obrigatório para qualquer empresa ou profissional e parece uma ação boba, mas muitas pessoas - que ainda encaram os blogs como uma bobagem para pessoas que tem tempo para perder - quando recebem um cartão de visita já sentem uma pontinha de seriedade neste trabalho.

9. Neste mundo colaborativo 2.0 em que todos produzem e consomem ao mesmo, o fluxo de informação é intangível, a capacidade de relacionamento é infinita e aonde nada se faz sozinho, #comofaz para me destacar? Se for pensar nisso tudo, verá que que o seu blog precisa CRIAR UMA REDE DE COLABORADORES. Hoje (na verdade sempre foi assim) nada se constrói sozinho, até se constrói, mas é muito mais difícil e solitário. Ao criar um time de colaboradores nao pense que está dividindo os louros das conquista, muito pelo contrário, estará sim compartilhando conhecimentos e redistribuindo o trabalho. As dicas 2, 3 e 4 requerem muito tempo e sozinho dificilmente conseguirá cumprir todas as metas. Ocappuccino tem, com muito orgulho, 8 colaboradoras que mandam muito bem. E algumas são colaboradoras de outros blogs ou possuem o seu próprio. Essa troca que é o fator importante, pois hoje não há mais fronteeiras e como diz Silvio Meira: tudo serve como mecanismo de relacionamento que transcende, em muito, as fronteiras de todas, e não só de algumas, empresas de pedra e cal. Não há mais pedra e cal, há bits. Além de criar esta rede, crie uma identidade para cada colaborador, ou seja, tente marcar quais os assuntos trabalhados por cada um. Estamos tentando aplicar isso aqui no blog, pode começar a notar pelas tags # na assinatura de cada post. Depois de tanta discussão por e-mails (e foram muitos e-mails) optamos por atribuir mais de uma tag para cada autor, pois apenas uma tag poderia, ao invés de criar uma identidade, limitar o processo trabalhoso de pesquisa por materiais e até o processo criativo da escrita. Mas este acerto já é problema seu (que agora mesmo já deve estar pensando em convidar um follower para escrever no seu blog) de ajustar o objetivo do blog à atuação de sua rede de colaboradores.

10. Se as 9 dicas anteriores não servirem para nada, pelo menos usem esta aqui: ADEQUE SUA LINGUAGEM. Quando pensar em blog, esqueça o word. Ele foi feito para escrever trabalhos acadêmicos e para empregar as normas ABNT. Perceba que quando abrimos o word, logo o nosso semblante se contrai, claro, lembramos das madrugadas que passamos acordados fazendo trabalhos do colégio e da faculdade. E como já estamos estigmatizados, estas lembranças podem endurecer e burocratizar nossa escrita, o que não é nada bom quando tratamos da linguagem para blogs. Por isso, minha dica é não utilize o word para escrever os textos que irá publicar no blog. Vai direto na nova postagem do Blogger ou do Wordpress e sai escrevendo ou, se não quiser fazer isso, abra o e-mail e escreve. Mas não o e-mail do trabalho, por favor. Abra o e-mail pessoal, pois ele se aproxima muito mais dessa linguagem apropriada ao blog. O e-mail é usado para se comunicar com amigos em uma linguagem mais coloquial, trivial e é isso que buscamos aqui nos weblogs. Mas não confunda esta escrita mais solta com relaxamento, porque isso irá gerar erros de português. Escreva com leveza, escreva com facilidade e escreva com o dicionário do lado. Essa dica faz parte das aulas de Comunicação Dirigida. Nelas aprendemos que é preciso empregar a formatação e a orientação ao público-alvo desejado por meio da linguagem e dos instrumentos adequados. MAS, se for participar da implementação de um blog corporativo, deve lembrar no planejamento se a forma de comunicação vai ser formal, informal ou intermediária. O uso do texto nas mídias/redes sociais deve ser de acordo com a linguagem do target.

Nestas 10 dicas faltaram algumas como: 11. Mensure, acompanhe tudo pelo google analitic 12. Técnicas para otimização do blog em mecanismos de buscas 13. A importância do tamplate 14. Política de Atualização... Talvez possa ampliar e fazer as 15 dicas hehehe Vamos ver ;)

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4 comentários:

Thais Catucci 31 de maio de 2010 às 23:17  

Adorei as dicas!! Parabéns! Sempre procuro seguir o seu blog.
Abs,
Thais Catucci

Ocappuccino.com 5 de junho de 2010 às 13:15  

Obrigado Thais. Tem blog?

MATEUS

Ricardo Campos 14 de junho de 2010 às 13:13  

Mateus sempre com boas dicas.
Parabéns pelo post.
Abs.

Ocappuccino.com 14 de junho de 2010 às 22:09  

Grata surpresa Ricardo. Andava sumido! Tb estou sumido do Reflexione. Obrigado pelo apoio.

Abraços Mateus

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