quarta-feira, 14 de abril de 2010

10 dicas (5 + 5) para Blogueiros Relações Públicas. [parte 1]

quarta-feira | 14 de abril de 2010

Em junho Ocappuccino completa dois anos. Neste tempo aprendi muito: de um cara que não tinha nem orkut entrei na categoria dos heavy users nas redes e mídias sociais. Quem tem um blog (e leva a sério) sabe o trabalhão que dá mantê-lo atualizado, não o postar por postar, mas com conteúdos relevantes que prenda o interesse do leitor. Mais do que só criar textos e postar, para ter uma experiência proveitosa, é preciso pesquisar (segunda dica). Muita pesquisa! Chris Anderson na Cauda Longa fala que cada vez mais o mercado de massa se converte em massa de nichos. E você sabe qu
antos concorrentes tem nesta massa de nichos? Eu sei, só de blogs e blogueiros de Relações Públicas temos cadastrados 257 Feeds. E destes, quase 100 são bem ativos, ou seja, postaram pelo menos uma vez na última semana. E o que fazer para se destacar neste oceano vermelho e competitivo de massa de nichos? Eu não sei a resposta, mas conheço umas dicas que podem encurtar o caminho para esta resposta:

1. A primeira e mais obvia é: DEFINA UM TEMA/ASSUNTO (que você goste - e tenha conhecimento para - escrever). Claro que definir um tema não torna o blog/blogueira refém daquele assunto, é possível escrever sobre coisas afins, mas cuidado para não sair do rumo, porque senão será considerado um blog de variedades e aí a concorrência e a dificuldade para se destacar é muito maior. Além de definir um tema, defina uma missão e visão para o blog. Semelhante às penduradas nos quadros das paredes das empresas. Isso serve para nunca perder o foco de onde quer chegar e também não esquecer do como chegar lá. Mas voltando ao início da dica, por que tenho que gostar e entender do tema que escolhi? Essa pergunta nos leva as segunda e terceira dicas.

2. Goste do tema porque precisará PESQUISAR e muito. Antes de abrir uma conta no blogger ou wordprees, pesquise quais blogs já falam do mesmo assunto e quem são os blogueiros referências. Eles são suas principais fontes de pesquisa iniciais, mas cuidado para não simplesmente copiar o que eles escrevem (e se copiar cite a fonte). É preciso pesquisar e ler muito até que se conquiste uma opinião crítica e um conhecimento, que fuja do senso comum, sobre qualquer assunto. Também procure fontes de informação alternativa, por exemplo, nós Relações Públicas além de ler outros blogs de Relações Públicas devemos buscar blogs e sites de comportamento, economia, cultura, tecnologia, variedades, marketing, consumo... Já viu né?!?! Um blog requer muito tempo e dedicação. Para iniciar, umas 2 horas por dia está de bom tamanho!

3. DOMINE OS ASSUNTOS publicados no seu blog. Dizem que se descobre se um palestrante é bom ou não no momento que se abre para perguntas da platéia. Sabe aqueles palestrantes enrolões? É chato! E se não quiser ter seu blog taxado dessa forma e perder todos os leitores, não enrole! Nunca se esqueça que nesta massa de nichos, a originalidade é muito respeitada, ou seja, o primeiro a falar de um assunto, merece todos os créditos. Por isso busque tendências. Mas ser o primeiro a publicar tal assunto é apenas uma das formas de ser original, você pode alcançar a singularidade na sua opinão, na reflexão, por isso nunca esqueça de colocar o seu ponto de vista nos textos, porque blog é - antes de mais nada - opinião. E claro, se não conhece o assunto, não poste. Procure fontes na internet e em livros para poder se certificar e não escorregar na hora de publicar seus textos. Se não sabe a resposta de um comentário informe que irá buscá-la, mas não responda só por responder. E isso nos leva à quarta dica.

4
. RESPONDA OS COMENTÁRIOS E OS E-MAILS QUE RECEBE. Só um blogueiro entende a alegria de receber um comentário no seu blog. Sinal que o objetivo do blog foi alcançado: gerar discussão e construção de novos conhecimentos. Eu sempre penso comigo: um blog sem comentários é alguém falando sozinho. Portanto responda a todos, não precisa responder um por um (principalmente aqueles legal o post ou também tenho um blog de relações públicas, o endereço é www...) mas responda de uma só vez a todos os comentários do post. A mesma coisa serve para o e-mail. Se você já recebe e-mail de leitores com dúvidas ou elogiando o trabalho é um ótimo sinal, mas se você não responder vai parecer como o SAC ou 0800 das empresas que sempre reclamamos. Sobre isso, nunca apague os comentários dos leitores (a não ser que contenha palavras de baixo calão) e não dificulte o ato de comentarem, ou seja: tira logo aquele verificador de caracteres. Eles são barreiras e não precisamos de barreiras. Outra dica muito importante: se seu blog tem um bom número de acessos e tem poucos comentários - pare e pense - algo está errado. Ou os textos não motivam a participação, ou os assuntos são muito técnicos e não oferecem chance de receber comentários (a não ser os parabéns, bem legal o post), ou simplesmente os assuntos não retém o interesse, mas como seu blog já é referência, continua com bom números de acessos. Outro fator de preocupação é a taxa de rejeição do blog (por exemplo, o tempo médio de permanência de cada leitor no blog é 2 minutos, mas o número de pessoas que permanece menos de 2 minutos é altíssima) isso pode ser visualizado por exemplo com o Google Analytics. Mas mensuração é a sétima ou oitava dica. E continuamos falando de comentários, assunto da próxima dica.

5. O SEU COMENTÁRIO É O SEU CARTÃO DE VISITA: leia muitos blogs e comente em muitos também. Lembra da dica 2? Pois é, de nada adianta apenas ler os blogs se você não der a chance ao blogueiro conhecer o seu trabalho. Ao meu ver, este conceito do comentário ser o cartão de visita do blog se encaixa muito bem. É ali que você se apresenta, portanto sempre dê opiniões focadas no assunto do post e que gerem uma reflexão. Fazer perguntas no comentário é uma ótima dica, blogueiros adoram ser questionados, afinal isso é um sinal de status. Além disso a pergunta irá prender a atenção do autor do blog e isso pode acarretar uma visita ao seu. Mas cuidado, como um cartão de visita, se não tiver uma identidade visual (conteúdo) bacana ou não tiver um endereço (url do blog), de nada adianta.

Este post é 5 + 5. Hoje postei 5 dicas e no próximo post publico mais 5. A sexta dica já devem imaginar qual é: CRIE MECANISMOS PARA RETER SUA AUDIÊNCIA. Até a próxima e boa quarta-feira a todos.

_ _ _

26 comentários:

Renata Botelho 14 de abril de 2010 às 10:58  

Parabéns pelas dicas postadas!
Foram valiosíssimas para que eu possa melhorar meu blog.
Obrigada =)

Diego Paulista 14 de abril de 2010 às 11:59  

Boa Teteu! Ótimas dicas

Parabens pelo post. A gente percebe a sua evolução, e a dos muleques também.

Abraços

Alexandre 14 de abril de 2010 às 12:18  

Parabéns pelo texto!
Sempre uma boa leitura.
@alexandre_amc

colcha de retalhos 14 de abril de 2010 às 12:36  

Segundo a dica do post: comentar faz bem!
Eu acho que posts assim ajudam muito quem está começando ou quer começar a criar um blog. Ainda mais para os tantos RP's, como eu, que tem a idéia e vontade de sair por aí escrevndo tudo, dedos elétrios eu diria! Uma dica que tomei pra mim e está dando certo: antes de eu decidir sobre que assunto montar um blog, procurei escrever em outros que compartilhassm do mesmo assunto que queia abordar, assim vc consegue mensurar se o assunto escolhido é bacana e trará visitas e se realmente é sobre isso que vc quer montar o blog.
Taí, um comentário enooorme!
Valeu a todos do Ocappucno!

Felipe 14 de abril de 2010 às 15:52  

Realmente, manter um blog não é tão simples quanto parece. Juntando o esporte-marketing,avidanaoeumfilme e o poafcfutsal (esse em conjunto com um colega) eu já tive uns 8 blogs. Os mais antigos, eu fui cansando e acabei deletando.

E receber um comentário no blog é de uma certa maneira gratificante, pois tu sabe que alguém leu um texto que tu criou e está ali elogiando, criticando ou até iniciando um debate sobre o que tu escreveu.

Obrigado, Mateus, pelo comentário no post do "Brahmeiro". Respondi o que tu comentou.

Abraço.

Simbiose Brasil 14 de abril de 2010 às 17:32  

Ótimas dicas. É preciso disciplina e pacência para colher resultados. Muitos usam scripts ou formas menos seletivas para conseguir seguidores ou leitores, o que acaba errando a mão no público alvo e a única coisa que sa ganha são em números- seja de seguidores ou acessos -, mas não em qualidade nem em resultados para a companhia.

Anônimo 14 de abril de 2010 às 20:13  

Depois de ler este post é impossível não comentar. Excelentes suas observações, assim como excelente suas dicas. Possuo um blog http://baladaseafins.blogspot.com/com um segmento bem específico para o entretenimento em Salvador. Possuo um fascínio especial pelo twitter, mas mantenho uma relação de carinho e prazer com este blog.
Parabéns pelo Ocappuccino!

Rodrigo Almeida

Ocappuccino.com 14 de abril de 2010 às 20:20  

Renata, obrigado pelo comentário e espero que as dicas te ajudem.

Diego, já te convidamos para escrever aqui no blog. Valeu e ve se manda algum texto para publicar aqui.

Valeu Alexandre, um dos leitors mais fiéis do blog.

Legal Carolina, ótima dica. Em quais blogs tu escreve? Esqueceu do final da dica 5? hehehe

Felipe, quanto blog hen! Só conheço o último - mkt e esporte - e é muito bom.Vou lá ver a resposta.

Simbiose, concordo e tudo que não é sustentável não dura muito tempo. Bom ter comentado, não conhecia o blog e já vou feedar.

MATEUS

Ocappuccino.com 14 de abril de 2010 às 20:22  

Valeu Rodrigo, vou lá conhecer teu blog, twitter é paixão, mas blog é amor, não é?

MATEUS

Anônimo 14 de abril de 2010 às 21:05  

Oi Mateus, tudo bem? Conheci teu blog nesse exato momento, pq recebi o mail da Lizi com cópia para nós dois. Curiosa, já cliquei no link. Sou uma das editoras do blog www.rotaorganica.wordpress.com que trata de assuntos bem atuais como meio ambiente, sustentabilidade e produtos orgânicos, mas de uma forma leve, sem ecochatismo. Ganhamos o concurso do ClicRBS e cá estou comentando no blog de vcs.
Sou tb RP e estou terminando jornalismo, por isso vou acompanhá-los de agora em diante.
Posso dizer que tb sou heavy users das novas mídias. Nada mais democrático do que produzirmos nosso próprio conteúdo.
Parabéns pelo post e #ficadik, façam uma coluna só com essas informações.
Ufa, terminei, espero os comentários dos nossos novos vizinhos lá no Rota ;), vou linká-los tb.
Abraço e boa sorte p todos nós!:)) Cláudia Crotti.

Felipe 15 de abril de 2010 às 01:21  

Mateus, na verdade não é da quarta divisão a mobilização, e sim das QUATRO divisões... eu até encontrei depois na área do futebol espanhol do site globoesporte, uma matéria no meio das notícias.

Se fosse apenas da quarta divisão, não afetaria o andamento da divisão principal do espanhol, e não causaria dor de cabeça. Além de que não seria notícia, seguindo a lógica de que não interessaria a mídia aqui, de uma revista inglesa sobre o esporte.

Muitos times da séria A espanhola estão com dívidas enormes e os credores cobrando. As outras divisões tem muito time com salários atrasados. A mobilização era geral e não só de clubes da quarta divisão.

Felipe

Ocappuccino.com 15 de abril de 2010 às 09:50  

Oi Cláudia. A Lizi que fala é do ClicRBS? Vcs também ganharam o concurso para se hospedado lá? Entrei no RO mas não vi a identidade visual dos blogs do Clic! Obrigado pelo elogio ao texto. Depois acompanha as outras 5 dicas :)

Vou feedar o RO, sempre é bom conhecer dicas sobre este novo mundo sustentável.

Ah, Felipe, entendi mal então. Mas minhas opiniões lá continuam valendo.

MATEUS

Anônimo 15 de abril de 2010 às 13:18  

Muito bom o post! Tive bastante identidade com o texto. Gosto e acompanho seu blog de uns tempos para cá. Parabéns e continue firme.

José Rodrigues 15 de abril de 2010 às 15:30  

Gostei das dicas, bem objetivas. É realmente complexo manter um blog, é preciso ter tempo e dedicação, mas isso eu só descobri depois que criei o meu, que ainda está engatinhando...rs

Ricardo Campos 15 de abril de 2010 às 23:59  

Mateus e sua turma,

Sempre com bons posts.

Suas dicas são muito relevantes, afinal sabemos que manter a audiência de um blog, principalmente em tempos de twitter, é um grande desafio.

Vocês com matérias como esta conseguem manter um público cativo que sempre aguarda o próximo artigo.

Parabéns e um abraço,

Ricardo Campos

Anônimo 16 de abril de 2010 às 00:01  

Sim ganhamos o concurso da PUCRS, o post está lá no blog e vcs?? Já mudamos a URL para
http://wp.clicrbs.com.br/rotaorganica/ mas não sei ainda se está no ar. Vcs já estão? bjo

Ocappuccino.com 16 de abril de 2010 às 00:24  

Rodrigo, também acompanho seu blog, é muito bom, parabéns.

José, viistei e já feedei o teu, não conhecia, valeu por comentar e me dar a chance de conhecer.

Ricardo, estava sumido, por onde andava? Que bom que voltou.

Cláudia, ficou muito legal o novo tamplate no Clic, nós estamos migrando ainda, nada está pronto.

MATEUS

Carol Terra 16 de abril de 2010 às 14:58  

Sempre antenados e atuais! Parabéns! Beijos, Carol Terra (http://meadiciona.com/carolterra)

Marina Figueira 16 de abril de 2010 às 16:15  

Adorei o post! Super válido, inteligente e rico!
Com certeza será muito útil para mim e para todos os visitantes!
Parabéns pelo blog!

Ocappuccino.com 17 de abril de 2010 às 12:11  

Carol, muita honra receber um comentário teu, obrigado.

Marina, se o post conseguir auxiliar pelo menos um blogueiro, já ficarei feliz :D

MATEUS

=) 19 de abril de 2010 às 09:36  

Mateus...quanto tempo que não passo por aqui, gostaria de justificar minha ausencia: falta de tempo.
Gostaria de parabenizar você e a todos do ocappuccino pelo blog que é muito bem estruturado, sempre atualizado com conteúdos novos e interessantissimos!
Adorei as dicas... Beijos

Amanda Meyer

Ocappuccino.com 7 de maio de 2010 às 21:09  

Amanda. Não tem desculpa hehehe Obrigado e volte mais vezes né?!?!

MATEUS

Unknown 31 de maio de 2010 às 18:35  

Dicas ótimas!

Mariane Gregorutti 3 de junho de 2010 às 11:48  

Post muito bom, usarei as dicas no meu blog!!!

Sacfabico 3 de junho de 2010 às 12:48  
Este comentário foi removido pelo autor.
Ocappuccino.com 3 de junho de 2010 às 12:49  

Obrigado Daniela e Mariane e não deixem de ler as outras 5 dicas: http://ocappuccino.blogspot.com/2010/05/10-dicas-5-5-para-blogueiros-relacoes.html

ABRAÇOS
mateus

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