sexta-feira, 9 de abril de 2010

Twitter nas pequenas empresas.

sexta-feira | 09 de abril de 2010

P
or Massimino Delazeri, formado em Relações Públicas pela UFRGS



Com o sucesso da plataforma Twitter e seu crescente número de usuário, muito vem se estudando com o objetivo de desvendar a melhor estratégia para se comunicar através dela.


Já foram publicados muitos casos de sucesso, até mesmo nesse blog, de grandes empresas (Coca-Cola, Dell, McDonalds) que através da ferramenta estreitaram as relações com os clientes, podendo assim adaptar produtos ou melhor serviços.

Para as grandes empresas com grandes investimentos em marketing digital, o Twitter é apenas mais uma das ferramentas possíveis para o contato direto com o seus clientes. E as pequenas empresas? Tem alguma chance de concorrer no mundo digital?

As empresas de pequeno porte que não planejam qualquer orçamento publicitário, encontram no Twitter um ótimo recurso de marketing digital. É muito mais fácil criar e atualizar uma conta do Twitter do que desenvolver uma página na web e manter o conteúdo em dia.

Além dessa vejo muitas vantagens para as pequenas empresas utilizarem o Twitter:

Os proprietários de pequenas empresas trabalham diretamente junto ao consumidor, muitas vezes conhecendo seus clientes pelo nome, e não em escritórios ou em um grande departamento de marketing, a intimidade de contato que o Twitter proporciona serve muito bem a eles.

As companhias de pequeno porte, sem recursos para investimento na grande mídia, conquistam seus clientes por meio de divulgação realizada espontaneamente por outros consumidores. Ao adquirir um produto ou consumir um serviço onde você tem uma experiência de satisfação, é mais do que normal comentar com seus amigos, e o Twitter é uma manifestação digital dessa prática.

Pensando na realidade e nos recursos de um pequeno empresário, Ocappuccino.com pensou em 3 dicas para ter sucesso com o Twitter.

1. Nada de marketing
Um bom jeito de se anular no Twitter é bombardear os seus seguidores, possíveis clientes, com auto-promoções, seus produto, seus serviços ou qualquer outra coisa que você queira divulgar. Isso só faz com que as pessoas deixem de lhe seguir. E, sem seguidores, você não conseguirá nada.

2. Envolvimento
Algumas pessoas usam o Twitter para encontrar informação e outras para compartilhar coisas pessoais e interagir com mais gente. O ideal é tentar balancear seu conteúdo para todas essas pessoas. Faça o possível para promover informações úteis, compartilhando artigos interessantes e informativos que lê, novidades da sua área de atuação como empresário. Escute o que outras pessoas dizem e compartilhe isso com seus seguidores. E gaste algum tempo procurando conhecer outros twitteiros, interagindo com a vida deles e compartilhando coisas sobre você mesmo. Em resumo, trate os outros no Twitter da forma como você gostaria de ser tratado.

3. Ajude sempre que for possível
Lembre sempre que o boca a boca é a melhor possibilidade para atrair clientes. Se alguém que você confia, indica para você que uma determinada empresa ou marca é confiável, já é um grande passo para consolidar um negócio. Encontre formas de ajudar as pessoas e elas vão recomendar você para os seus seguidores no Twitter.

3 comentários:

Felipe Cardoso Barbosa 13 de abril de 2010 15:44  

O Twitter é uma boa ferramenta mesmo. É simples, rápido e tem a vantagem de que quanto mais seguidores tu tiver, melhor fica a tua colocação nos resultados de pesquisa do Google.
Eu li sobre isso ao fazer um trabalho pra faculdade onde o diretor de uma empresa considerava essa vantagem uma das melhores coisas que o Twitter proporcionava para a empresa.
Já falei pra um amigo que tem uma empresa pequena de criar uma conta. Só que ainda não o fez.

Ocappuccino.com 13 de abril de 2010 21:21  

Mas é preciso ter cuidado, se o teu amigo criar uma conta e naõ puder atualizá-la é resultado negativo na certa.

MATEUS

Carol Terra 16 de abril de 2010 14:59  

Aproveitar a gratuidade da ferramenta e ver a possibilidade de se relacionar com os stakeholders é um prato cheio para as PMEs (peq e médias empresas). Abraços, Carol Terra (http://meadiciona.com/carolterra)

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