segunda-feira, 26 de abril de 2010

Você já ouviu falar em Advergames? Conheça 5 games viciantes!

Por Amanda Barrin, estudante de Publicidade e Propaganda da PUCRS

Eis um post extremamente divertido! Por quê?! Porque depois que você lê-lo você vai ter algumas paradas obrigatórias nos chamados advergames. Para quem nunca ouviu falar nesse treco, são jogos que promovem determinados produtos e/ou marcas. A plataforma são as mais diversas, e a ideia, ao contrario do que se imagina, não é nada nova, mas vem revolucionando a indústria da propaganda e superando barreiras e expectativas.


Muita gente acredita que os advergames são recentes, enganam-se, no Atari existia um game chamado Pepsi Invaders, o jogo era uma cópia descarada do consagrado Space Invaders (quem nunca jogou?!) e foi encomendado pela rival, Coca-Cola para ser distribuído entre seus funcionários. A diferença entre a cópia e o original era que em vez de naves espaciais o jogador acertava a palavra Pepsi. Isso por volta de 1982, quando essas maladragens e ataques diretos na propaganda ainda eram válidos. Apesar do histórico velhinho, o termo surgiu apenas em 2000, e hoje, em maioria, estão na web.

Lembro-me do primeiro advergame que vi (ou melhor, joguei). Não tinha a mínima noção do conteúdo diretamente publicitário do jogo, me viciei e joguei até virar. Era um game do Mc Donalds, tenho o cd-rom até hoje, viciante. Num estilo Mario World, me obriguei a colocar o trabalho pra refrescar a memória antes de escrever sobre ele. Entitulado A arca dos bichos, era o presente do Mc Lanche Feliz, eu já era uma marmanja, mas me dei o trabalho de comprar o Mc Lanche só pelo joguinho. O melhor eram os bônus do game, batatinha frita, hamburgueres, nem preciso dizer que me dava uma baita vontade de ir no Mc Donalds mais próximo para me empanturrar!

Aos poucos os games de marcas foram evoluindo e chegaram na web, hoje seria impossível calcular a quantidade de jogos do gênero que estão hospedados na internet. Fiz uma pequena lista, com 5 games, que devem ser visitados pela qualidade, pela criatividade ou até mesmo por ser simplesmente viciante.

1. WeAtheR | Greanpeace > JOGUE
O trocadilho do nome é tão genial quanto o game. É uma espécie de WAR (Ahá! Agora que tu entendeu as letras maiúsculas no nome), onde tu cria estratégias para salvar o mundo de uma catástrofe climática.

2. Rexona Men Adveture | Rexona > JOGUE
A Rexona foi uma das empresas que popularizou os advergames no Brasil, pelo histórico não poderia ficar de fora dessa lista com seu novo game, que promete fazer você passar por aventuras extremas sem suar!

3. A Era do Gelo 2 | Fox > JOGUE

Esse é aquele tipo de joguinho que você diz que é pro teu filho, irmão ou qualquer outra criança próxima tua jogar, mas quem joga é tu mesmo. Contém uma série de games clássicos detro dele, como pegar elementos que caem ou ligue-os-pontos. Alto grau de entretenimento!

4. X-Race | Rexona > JOGUE
Sim, mais uma vez Rexona! Esse game é uma revolução. Nada de gráficos simples, 2D ou coisas do gênero, eis o suprassumo dos advergames! O 3D do game te põe pra correr na Av. Paulista, e o veículo? Carrinhos de supermercado tunados.

5. Get The Glass | Got Milk? > JOGUE
Pra quem não sabe, Got Milk? é uma campanha americana que incentiva o consumo de leite pela população do país. O game, criado pela campanha, é um legítimo jogo de tabuleiro, com dados casa e seu objetivo é, como o seu próprio nome já diz, pegar o copo. Destaque para os gráficos, simplesmente incríveis.

Por fim...

A qualidade e complexidade dos advergames vem crescendo a cada dia, alguns ainda são muito pesados para serem executados a partir da internet, então são lançados para consoles, é o caso da Burger King. Em parceria com a Microsoft, criou três jogos para X-Box, esse caso não é tão recente, de 2006, mas talvez seja o mais gritante. Não nos damos conta de como os games de marcas estã,o de uma vez por todas, consolidados. Quem aqui nunca ouviu falar de um jogo de franquias de filmes, ou o próprio Fifa? A cada dia que passa as marcas se especializam mais em entretenimento e acabam, se tornando parte do nosso cotidiano.

1 comentários:

Lucas 2 de agosto de 2010 às 14:46  

Ola!

Otimo post, tambem gosto bastante dos advergames da Webcore, como o Surfinia e o Game Futebol, ja viu?

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home