quinta-feira, 22 de abril de 2010

Super Oferta: Ações de Mkt por R$ 0,00.

Por Betânia Castoldi, estudante de Relações Públicas da PUCRS

Todos nós sabemos que os profissionais de RP, ao contrário dos profissionais de marketing, na maioria das vezes tem pouca ou nenhuma verba para a realização de projetos e eventos, contando apenas com seu poder de persuasão e sua rede de contatos para conseguir apoios, patrocínios e parceiros.

Na verdade, pelo que sabemos, o título desse post poderia e/ou deveria ser trocado por SUPER OFERTA: AÇÕES DE RP, não acham? Cansamos de ver por aí ótimas sacadas em ações e publicidades, com baixo custo e altíssima efetividade. Qual seria então o segredo dessas empresas ao promoverem sua marca, produto ou serviço? Lógico, além de muita criatividade e conhecimento do negócio, elas investem em pesquisas mercadológicas e no marketing etnográfico, procurando conhecer a fundo seu(s) público(s), observando e interagindo com ele(s), afim de detectar tendências de mercado e comportamento.

Através de um planejamento estratégico e de uma boa relação com as diversas mídias, os RPs, baseados em ações pautadas exclusivamente pelos relacionamentos, conseguem ter um impacto igual ou maior que a publicidade junto ao seu público, e ainda com mais credibilidade.

Com certeza não posso e nem estou desmerecendo as ações de marketing milionárias que - além do retorno financeiro - cuidam da construção do brand equity da marca em questão. Mas uma coisa é certa, dinheiro não é garantia de sucesso no mundo da comunicação e do marketing, e isso se refletiu nos 2 primeiros episódios do Aprendiz Universitário da Rede Record (para quem não está acompanhado #ficadica: terças e quintas às 23h). Os 16 participantes, divididos em 2 grupos, que em cada episódio receberam em torno de 15 mil por grupo para realizarem uma ação para determinada marca ou organização, apresentaram graves erros (pra não dizer ridículos) de planejamento e execução. (Falando nisso, não vi nenhum estudante de RP por lá, apenas de PP e de outras áreas...eu me inscrevi!)

Li uma matéria, no site da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, sobre marketing de baixo custo para tempos de crise, onde foram apontadas 40 estratégias elaboradas por especialistas em marketing, entre elas 15 que saem de graça. Partindo da premissa de que menos é mais, resolvi trazer para vocês essas ações de custo zero para provar que criatividade e simplicidade podem sim, ser sinônimo de êxito nos negócios. Segue abaixo 6 das ações que são uma verdadeira aula de Relações Públicas, aproveite!

1. RECORRA À BLINDAGEM | Ação R$ 0,00 custo
A expressão pode parecer estranha, mas é comum no mundo do marketing. A tática consiste em aproveitar o contato com porteiros, seguranças e recepcionistas de prédios comerciais ou de condomínios onde a empresa faz entregas para se informar sobre as preferências dos consumidores que frequentam o local. O segredo está em saber ser simpático e comunicativo.

2. PEGUE CARONA NAS GRANDES MARCAS | Ação R$ 0,00 custo
Fornecedores de bebidas e alimentos costumam oferecer apoio para que os estabelecimentos comerciais adquiram uniformes, refrigeradores, mesas e cadeiras em troca de estampar suas marcas nesses produtos. É uma forma de baratear o investimento no ponto comercial e veicular o nome do negócio ao lado do de uma grande marca.

3 OUÇA OS CLIENTES ANTIGOS | Ação R$ 0,00 custo
Ao ouvir a opinião de quem já compra seus produtos e serviços, você obtém informações que ajudarão no aprimoramento do negócio e também mostra que está atento ao que o consumidor tem a dizer. Mas não se esqueça de mantê-lo informado sobre as sugestões implementadas.

4. ESTIMULE O BOCA-A-BOCA | Ação R$ 0,00 custo
A maioria dos consumidores confia mais na recomendação de um conhecido do que em um anúncio. Oferecer serviços e produtos de qualidade a preços competitivos é indispensável para que a fama da sua empresa corra solta. Além disso, você pode dar descontos a clientes antigos que indicarem novos.

5. DÊ ATENÇÃO AO PÓS-VENDA | Ação R$ 0,00 custo
O hábito de telefonar para o cliente perguntando se ele está satisfeito com o produto que comprou e se foi bem atendido ajuda a valorizar a imagem da empresa. Mas é fundamental estar preparado para tomar providências rápidas em caso de reclamação ou se for preciso trocar um produto.
6. GANHE PROJEÇÃO NA MÍDIA | Ação R$ 0,00 custo
Para ganhar respeito e visibilidade, você tem a opção de escrever artigos para publicações dirigidas ao seu público-alvo. Outra saída é oferecer-se como fonte para reportagens sobre o seu setor. Pode ser em jornais e revistas de bairro ou de associações de moradores.

E mais. Confira aqui, as outras 9 ações de custo R$ 0,00 (DIVULGUE SEUS PONTOS FORTES, USE AS REDES SOCIAIS, COLOQUE FILMES NA INTERNET, TIRE PROVEITO DO CADASTRO, INVISTA NAS PARCERIAS, SEJA SEU PRÓPRIO GAROTO-PROPAGANDA, ADICIONE SERVIÇOS, CAPRICHE NO SOM e CRIE UM SLOGAN PARA OS E-MAILS) e também outras ações de custo baixíssimo. Não perca tempo e na próxima reunião de brainstorming apresente algumas dessas ações para a campanha que está sendo elaborada na empresa.

6 comentários:

Anônimo 22 de abril de 2010 às 10:16  

è verdade quanto menos gastar, melhor ! gosto muito do seu blog... abraço !

uniRP 22 de abril de 2010 às 17:49  

"The less is more"!

Como muito já se falou, uma das grandes táticas é apostar nas mídias sociais. Custo zero, com a chance de atingir direto um alvo mais efetivo. Muitos dos que acessam alguma ferramenta disponível na web é quem já está imune a propagandas que vem pelo jornal, tv, etc (mídia paga, e a um preço altíssimo)!

Mas, claro, como vc disse, sempre usando e abusando da criatividade! As vezes optar pela simplicidade, porém de forma criativa e objetiva, pode ser o x da questão!

Abraço,
Juliana Xavier - uniRP (http://unirp.blogspot.com)

uniRP 22 de abril de 2010 às 17:49  
Este comentário foi removido pelo autor.
Ocappuccino.com 23 de abril de 2010 às 00:47  

Pelo menos quando se gasta pouco ou não se gasta nada, não precisamos dar satisfação sobre o ROI hehehehehe Brincadeira, não podemos brincar com as marcas das empresas que atuamos, pois podemos arruinar com péssimas ações e sem gastar nada.

MATEUS

PAULA SALOMÃO 23 de abril de 2010 às 20:08  

Oi, Betânia, acho que o teu post vai um pouco no sentido contrário do que eu tenho experimentado no mercado e também o que venho percebendo no meu trabalho. Acredito que, ao contrário de buscar o marketing de baixo custo em tempos de crise, as empresas, ainda que seja um esforço inicial, estão se dando conta que é admissível investistir $$, desde que a ação seja absolutamente dirigida e comprovadamente eficaz (é uma viagem investir às cegas, certo?). Vejo que a internet e a simpatia do porteiro já fazem parte dessa realidade, porém, acredito sinceramente que a guerrilha é o grande futuro da publicidade e das ações de comunicação como um todo.
Abraço!

Betânia Castoldi 23 de abril de 2010 às 21:58  

Oi Paula

Com certeza vale a pena investir $$ em ações eficazes, mas no caso do post, quis trazer essas ações de custo zero para exemplificar o que uma empresa que está no vermelho pode fazer ao invés de ficar de braços cruzados, não necessariamente em tempos de crise. Nós, estudantes de RP, sabemos há muito tempo que a utilização das mídias sociais e o bom relacionamento abre portas, mas por incrível que pareça, muitas organizações não fazem nada disso. Preferem ficar reclamando da concorrência, e deixam esses "pequenos grandes detalhes" de relacionamento passarem despercebidos.

"Ser simples, sem ser simplista"

Abraço,

Betânia Castoldi
queroessavaga.blogspot.com

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