quarta-feira, 7 de abril de 2010

A união dos cursos de RP no sul.

Por Fernanda Fabian, estudante de Relações Públicas da UNISINOS

Em uma das minhas cadeiras neste semestre, a professora Nadege Lomando comentou sobre a organização de um evento para professores de Relações Públicas do Rio Grande do Sul. De cara achei a proposta super interessante, e busquei com a coordenadora do curso da Unisinos, Erica Hiwatashi, mais informações sobre o que é, objetivos e metas desta reunião, as quais compartilho com vocês aqui.

Tudo começou pela união dos coordenadores, que já aconteceu em outros anos, mas que nunca teve alguma continuidade. Voltando com outro formato e com determinação de prosseguir, já aconteceram três encontros, neles são discutidos os problemas que existem em comum, e buscam-se saídas para solucionar possíveis dificuldades e necessidades de cada instituição. E a partir destas reuniões criou-se o Encontro Estadual de Professores e Coordenadores de Relações Públicas.

A ideia deste primeiro evento é revisar a bibliografia utilizada por todos, e, a partir disso, criar uma de referência. Assim, será possível conhecer e debater o que está sendo trabalhado em comum. O evento vai acontecer durante a Intercom Sul, que é uma das mais importantes atividades acadêmicas dos cursos de graduação em Comunicação Social, durante o dia 19 de maio, na sede da Feevale, em Novo Hamburgo.

A previsão é de que mais de 25 professores se mobilizem e participem da atividade. Quanto aos resultados, serão expostos em um blog que vai ser criado especialmente para divulgar as referências bibliográficas, e os próprios coordenadores irão alimentar com informações e complementos para a área, assim, será possível aproximar os alunos desta integração.

O que mais me chamou atenção nas palavras da professora Erica foi referente ao envolvimento das universidades, ainda não são todas que estão comprometidas, mas boa parte das que possuem o curso em sua grade estão dispostas a colaborar. Apesar da concorrência que existe entre as entidades, eles entendem que cada uma possui seus diferenciais e seus reconhecimentos, mas é preciso uma união entre a profissão. E percebem, também, que esta é uma forma de incentivar até os alunos para futuras mobilizações e que busquem se interessar em defender os interesses das relações públicas.

Uma das metas futuras é da tradução de autorias internacionais e poder oferecer os mesmos aos alunos, dessa forma será possível ter um acesso muito mais fácil sobre como a profissão é vista globalmente. E outra, é transformar este encontro em modelo nacional, criar um fórum para que o corpo docente possa ampliar suas visões e, mesmo, atualizar-se constantemente.

Acredito que a proposta é muito válida tanto para os professores quanto para os alunos que vão poder estar mais próximos da realidade do mercado. Pois, além de tudo, será considerado o que se espera de um profissional de relações públicas, e como os graduandos estão sendo preparados para enfrentar isso. É uma maneira de não ficar apenas nas teorias da sala de aula e ampliar a visão da atuação da profissão.

Para quem se interessou e quer obter mais informações pode contatar diretamente as coordenações das universidades do RS. Ou falar diretamente com a professora Erica no e-mail ericah@unisinos.br. E assim que estiver disponível vamos divulgar o blog do encontro.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home