quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ligando os pontos: estórias de Steve Jobs.

quarta-feira | 19 de maio de 2010

O post de hoje tem pouco a ver com Relações Públicas, se pensarmos de uma forma direta, mas, é de grande valor para todos aqueles que buscam o sucesso. Por isso gostaria de compartilhar com vocês este excelente discurso de Steve Jobs aos formandos de 2007 da Universidade de Stanford. Veja a primeira parte abaixo e a segunda aqui.

Agora, paremos para analisar a situação: um grande executivo de uma das maiores e, atualmente, bem sucedidas empresas do mundo conta sua história de desafios para uma turma de formandos. Conta sobre o fato de ter sido adotado, de ter abandonado a faculdade, de ter dormido no chão, de ter catado garrafas para se alimentar, de ter sido demitido da empresa que criou, de ter tido um câncer e de ter superado a tudo isso porque acreditava que tudo iria acabar bem se seguisse seus sonhos.

Admirável. Realmente. E, como ação de Relações Públicas, totalmente efetivo. Pelo discurso emotivo Steve Jobs passa uma mensagem excelente de superação, que convence a nós todos. Sua imagem é admirada, não só como executivo, mas como ser humano. Ele está tão próximo de nós como eu ou você. Você pode mudar a sua história como ele mudou a dele. Ele se tornou um exemplo.

E não é isso que nós, profissionais de comunicação e marketing, queremos criar em torno de uma empresa, de uma marca, de uma imagem? Queremos criar culturas e posicionamentos que tornem nossos clientes admirados, sejam eles uma organização, uma pessoa ou simplesmente uma ideia. Nosso trabalho é criar uma atmosfera de identificação, aceitação e admiração. É isso que o consumidor busca hoje, algo com que ele se identifique. E nosso desafio, se amamos o que fazemos, é descobrir quais os elementos que causam estas sensações no nosso público.

Voltando ao vídeo, e à lição de carreira que ele nos proporciona, realmente às vezes não é fácil seguir os nossos sonhos. Mas, mesmo quando tudo parecer que não vai dar certo, acredite em você. Stay Hungry, Stay Foolish.

_ _ _

6 comentários:

Anônimo 20 de maio de 2010 14:43  

HIStórias de Steve Jobs. O que ele falou são fatos reais.

Ocappuccino.com 23 de maio de 2010 00:45  

EStórias pq queremos retratar que as histórias de Steve Jobs, por ele ser quase uma lenda, já são folclores populares.

MATEUS

Eduardo Alves 24 de maio de 2010 21:35  

Steve Jobs é um dos melhore exemplos de empreendedorismo. Seja profissional ou pessoalmente falando. Ele é exemplo para RPs, Administradores, jornalistas... enfim, todos que possuem um objetivo e força de vontade.

Abraço, Edu
RP em Questão

Ocappuccino.com 24 de maio de 2010 22:08  

Oi Edu.

Que bacana receber teu comentário. Concordamos plenamente com tua opinião. Ele é exemplo de um inovador. Apesar de rolar por aí que suas técnicas de gestão não são referências, por ser muito autoritário, centralizador. Mas a sua visão de negócio é realmente muito clara. Isso é comprovado na frase: “As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas" de autoria dele.

abraços
MATEUS

Eduardo Alves 25 de maio de 2010 21:41  

Vale lembrar que mesmo Steve Jobs teve um grande parceiro, o Steve Wozniak.

Quem me lembrou disso foi a revista Época Negócios. Hoje li uma matéria na publicação que fala sobre o poder das parcerias e como um dupla de sucesso se completa e inspira mais negócios.

Acredito, então, que todos temos pontos vulneráveis, mas nos completamos em outros profissionais. As características de um, apoiam o outro. Enfim, não deixa de ser um casamento!

Abraço, Edu
RP em Questão

Ana Clarissa 20 de outubro de 2010 01:42  

Parabéns, Steve Jobs servi de exemplo para humanidade de superação e Fé.

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home