sábado, 29 de maio de 2010

COMUNIQUE-SE OU #FAIL !

sábado | 29 de maio de 2010

Na noite da última quinta-feira, 27 de maio, André Telles esteve em Porto Alegre falando sobre Novas mídias e Sites de relacionamento, nossos velhos conhecidos, que hoje são, respectivamente, melhor representados pelos termos: Mídias Sociais e Redes Sociais. Ocappuccino, além de promover a palestra, agora proporciona aos leitores uma fantástica viagem só de ida pelo universo das mídias sociais, acompanhem...

André Telles, como falamos no outro post, já publicou 2 livros sobre as mídias sociais: Orkut.com – 2005 e Geração Digital – 2008 (ganhei um exemplar desse, mas ainda não comecei a ler). A novidade é que ele está para lançar, na segunda quinzena de junho deste ano, seu 3° livro com o mesmo título da palestra: A revolução das mídias sociais.

REDES
SOCIAIS x MÍDIAS SOCIAIS ?
André inicia o bate-papo falando sobre a diferença entre esse dois termos tão conhecidos da geração Y, e ao mesmo tempo, confundidos pela maioria. E mostra um exemplo prático e fácil de entender:

REDES SOCIAIS = FACEBOOK, ORKUT, MYSPACE, ETC | REDES SOCIAIS + TWITTER, YOUTUBE, FLICKR, ETC = MÍDIAS SOCIAIS. Logo Rede Social é uma categoria das mídias sociais ;)

E
qual seria o perfil da pessoa que faz essa comunicação online/offline com os públicos das organizações nas várias mídias sociais? Segundo André Telles, além dos conhecimentos em marketing e comunicação, este profissional precisa saber sobre filosofia, antropologia e psicologia, pois as respostas nesse meio precisam ser muito rápidas. Essa interatividade conecta as pessoas à marca, criando uma experiência única e de formas inusitadas, estabelecendo laços mais íntimos.

@andretelles falou de alguns cases sobre organizações que utilizam as mídias sociais com êxito, como acontece com a Dell, que realiza vendas pelo Twitter (social-commerce). Fez também fez um comparativo entre as empresas Corpo Perfeito, que investe R$50 mil/mês em links patrocinados do Google, e a Vita Nutrition, que através de comunidades no Orkut (que redirecionam ao próprio site) conseguiu uma grande quantidade de acessos, com custo zero.

Muita gente perguntava e ainda se pergunta se as mídias sociais trazem resultados a curto prazo, e a resposta do palestrante é feita através do case Moonfruit, que através de uma #hashtag sorteou 10 Macbooks Pro entre os participantes da ação no Twitter. De uma forma bem trabalhada, as mídias sociais podem dar sim, retorno em curto prazo. Na verdade as mídias sociais são mais sociais do que mídias, o que vale mais é essa interatividade, e se a marca/empresa/pessoa deixa de se pronunciar em até 24h, ela já está falhando.

Após essa introdução, ele começou a falar dos tipos de mídias sociais existentes, na verdade as mais utilizadas e de maior relevância, e nos mostrou dicas, principais ferramentas e suas utilidades. Para que esse post não entre para o Guinness Book pelo seu tamanho bem que eu queria, vou dar mais ênfase ao TWITTER E YOUTUBE e citar as outras mídias sociais mostradas na palestra, falando algumas curiosidades sobre cada uma delas:

As palestras de web 2.0 já estão um pouco ultrapassadas, pois já se fala em 3.0, 4.0, e em 2050 deve estar em 30.0 flex...

TWITTER
As mídias sociais são muitas, mas o Twitter é uma febre.
  • Faixa etária dominante – 19 à 30 anos
  • É uma mídia com um público mais adulto (nos EUA a média é de 38 anos)
  • Cidade com mais usuários – São Paulo
As organizações pioneiras no Twitter:
GOOGLE
SUBMARINO
DELL
PETROBRAS
VIVO
AMERICANAS.COM

Principais ferramentas do Twitter:

Social Oomph
Twitpic
TinyURL
HootSuite
TweetDeck
TweepzFavotter
Twitter Counter
Twibbon

Em tempos de eleições, Telles aponta o clássico case do Obama no twitter e afirma que aqui no Brasil a maioria dos políticos/partidos não contratam profissionais especializados, deixando a comunicação digital na mão de assessores despreparados. Esse ano nas eleições vai ser um festival de erros nas mídias sociais, diz André. (Alguém me chamou?). A dica é não despejar propaganda, pois isso vai de encontro a essa nova geração. Deve-se gerar conteúdo relevante, pois o compartilhamento de informações é bem melhor do que a propaganda pura.

YOUTUBE
As empresas brasileiras ainda não entenderam o potencial do Youtube.
  • 2° maior buscador do mundo
  • Dez/2005 – lançamento oficial
  • Maio/2010 – já são mais de 2 bilhões de vídeos visualizados por dia (24h de vídeo a cada minuto)
  • Vídeo mais popular do momento: Lady Gaga – Bad Romance
No Brasil:
Fora do Brasil as organizações usam e abusam do Youtube como canal de comunicação, mas aqui no Brasil essa valiosa ferramenta ainda não é utilizada como poderia. Há ainda um grande mercado a ser explorado, mas as agências tradicionais colocam muitas barreiras ainda.

Uma dica:
A dica para o Youtube é que a organização crie um canal personalizado, como fez o Vaticano, Obama... É interessante que se faça uma integração das mídias, colocando links direcionados no Twitter, criando uma identidade visual padronizada, utilizando a mesma imagem/logo/logomarca nas diferentes mídias sociais.

INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS
É o usuário que faz sua própria navegação e as empresas tem que permitir que esse processo seja o mais natural e espontâneo possível. O usuário de hoje é muito dinâmico, trabalha geralmente com 8 ou 10 janelas abertas. Por isso @andretelles também nos indicou o Me Adiciona, um site que faz a integração de mídias, reunindo todos os perfis e informações de contatos do usuário, facilitando a navegação e a comunicação entre os meios.

Hoje os formadores de opinião não são mais os apresentadores de TV, o receptor é retransmissor também, gera conteúdos, e isso se observa cada vez mais nas grandes empresas, que já contam com uma amostra do seu público não só para gerar conteúdo, mas inclusive para criar campanhas de marketing.

Saiba aqui o que o autor falou sobre outras redes e mídias, como VIDEOLOG, FLICKR, FACEBOOK, ORKUT.

Uma rede social que eu acho bem interessante mas ainda não completei meu perfil (na verdade ele está inativo faz tempo) é o LINKED IN, que conta com aproximadamente 45 milhões de usuários. Aqui no Brasil agora que começou essa preocupação em atualizar esse currículo, pois são várias as empresas que fazem o recrutamento por lá. Há alguns poucos anos atrás as organizações utilizavam o Orkut como ferramenta de seleção, observando as comunidades que o candidato participava. Por isso é bem importante que se tenha o máximo de cuidado com o marketing pessoal, analisar o conteúdo a ser postado, afinal não pode ser um jogo 100% aberto.

Como eu já estou meio que familiarizada com esse assunto sobre carreira/trabalho (faço um trabalho voluntário de divulgação de vagas de emprego desde 2006, iniciou no Orkut e agora se estendeu a algumas mídias sociais, como Twitter e meus 3 blogs, em especial o QueroEssaVaga.com). Sempre estou atrás de novidades sobre o assunto, e encontrei duas bem interessantes que vou compartilhar com vocês, não deixem de acessar. Um buscador de vagas, estilo Google, o INDEED, onde se pode filtrar por região inclusive, e se tem como resultado vagas de diversas empresas, consultorias, agências, listadas por função (fica a dica para quem está buscando uma oportunidade). Encontrei também uma rede social, o INDICA, que funciona através de indicações dos usuários cadastrados (podendo o usuário se candidatar inclusive), e se o candidato indicado for selecionado para a vaga, o indicador recebe uma recompensa.

Já no final, André disse uma frase bem pertinente ao momento das mídias sociais: Agora que o mercado visualizou que não adianta ter um belíssimo site e ninguém te achar no Google, é como ter um outdoor no deserto.

Um fato que me chamou atenção em certo momento da palestra foi quando o André citou que na agência digital dele, Mentes Digitais, trabalham profissionais de marketing, publicitários, jornalistas e...e eu fiquei esperando ele dizer: relações públicas, mas a frase dele acabou antes que eu pensasse. Fiquei um tanto quanto intrigada e ao mesmo tempo angustiada com essa notícia, aí não resisti e no final da palestra resolvi pedir para que ele deixasse um recado para os futuros RP’s que pretendem trabalhar com as mídias sociais, ao mesmo tempo tentando descobrir o porque, e o recado foi esse:
As agências de marketing digital surgiram das tradicionais agências de propaganda onde o que se fazia era exclusivamente criação de sites, e de onde vieram os atuais publicitários e profissionais de marketing, logo após vieram os jornalistas para fazer a geração de conteúdo. Na verdade NUNCA recebi um currículo de um RP, então a gente quer saber a importância e relevância do profissional de relações públicas, vocês tem que se manifestar.
Então o que eu posso dizer é que o bom profissional de RP é responsável não só pelas idéias de marketing e pela geração de conteúdo, mas também é o RP que vai saber adequar o conteúdo e as idéias utilizando a linguagem adequada a cada tipo de público, e é o RP que vai fazer essa mensagem chegar ao alvo certo e de uma forma eficaz. Para resumir de uma forma bem prática vou utilizar uma linguagem adequada ao assunto da palestra e desse post: Somos o RETWEET da Comunicação, importantes repassadores de idéias e conteúdos, com direito as tags#

PLANTÃO OCAPPUCCINO
Confiram a ótima sacada da Lojas Renner para o Dia dos Namorados. Eles criaram um hotsite para esta data apaixonante com um tipo de rede social direcionada adivinha pra qual público? Se você pensou em Namorados #FAIL...a resposta é óbvia: para os SOLTEIROS(AS)! É na verdade não é tão óbvia assim, mas o certo é que eles estão com uma boa equipe de comunicação, e fazem parte dessa revolução das mídias sociais. (Afinal segundo o IBGE são 74 milhões de solteiros no Brasil, enfim alguém lembrou desse pequeno público. ESTAMOS DE OLHO!)

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