terça-feira, 18 de maio de 2010

Um pouco + sobre @bethsaad, @carolterra e @alexprimo.

segunda-feira | 17 de maio de 2010

Uma das melhores maneiras de buscar inspiração e estar por dentro das tendências em comunicação é conhecer as idéias de profissionais que são referência em nossas áreas. Pensando nisso, Ocappuccino e a Semana Acadêmica da UFRGS trazem à Fabico três importantes pesquisadores da área de comunicação digital, como já dito neste post.

Aproveitando para divulgar o evento, decidi compartilhar algumas dicas de textos dos participantes da mesa: Beth Saad, Carol Terra e Alex Primo. Se você ainda não conhece o trabalho de algum deles, pode se inteirar antes do evento, que será no dia 20/05, às 18h30, no Auditório da FABICO/UFRGS. E se você não conseguir prestigiá-los ao vivo (vagas esgotadas? distância? compromisso? preguiça?), pelo menos ficam algumas dicas de leitura! ;)

Bom, vamos aos palestrantes:

#bethsaad
Beth Saad, ou @bethsaad, é professora da ECA-USP e Diretora de Estratégia da Digital Happenings. Doutora em Comunicação, coordena o Digicorp, curso de especialização em Gestão Integrada da Comunicação Digital na ECA-USP, e também é autora do livro Estratégias para a Mídia Digital – Internet, informação e comunicação, que pode ser lido parcialmente no Google Books, através desse link.

O livro fala sobre o impacto e as mudanças impostas pela tecnologia nas empresas de comunicação, se aprofundando na questão da web 2.0, mídias sociais e do novo consumidor que participa e colabora na rede, e de que maneira isto influencia nas estratégias de comunicação das empresas.

Beth Saad é co-autora do Intermezzo, um blog coletivo com um excelente conteúdo sobre jornalismo e comunicação na internet. Confira alguns posts: Ipad, você precisa ter um?, Reflexão sobre a morte (?) da blogosfera e O blog da Petrobras é apenas a ponta do iceberg.

#carolterra
Carolina Terra, ou @carolterra, é doutoranda e mestre pela ECA-USP e pesquisadora na temática das novas tecnologias de comunicação, principalmente as redes sociais online. É diretora de mídias sociais da Agência Ideal e professora na FECAP e na pós-graduação em Comunicação Digital da USP.

Carol é autora do livro Blogs Corporativos: modismo ou tendência?, uma das primeiras publicações sobre o tema voltada para as relações públicas. O livro se originou de sua dissertação, que você pode encontrar no banco de teses da USP (basta procurar pelo sobrenome Terra). É um excelente material para quem quer pesquisar esta área (ainda) recente de comunicação.

Mantém o blog RPalavreando, em que escreve sobre novidades na área de relações públicas e comunicação, inclusive os cursos, palestras e vagas no mercado de trabalho de RP pelo Brasil afora. Alguns posts do blog: Referências bibliográficas e outras indicações em mídias sociais e 12 dicas para as mídias sociais.

#alexprimo
O coordenador e mediador da mesa, Alex Primo (@alexprimo), é prata da casa da UFRGS: professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação da FABICO, coordena o LIMC (Laboratório de Interação Mediada por Computador) e é autor do livro Interação Mediada por Computador, um dos mais citados nas pesquisas sobre comunicação na web. No livro, o autor foca nas teorias que buscam definir o difuso conceito de “interatividade” (hoje em dia tudo é “interativo”, já perceberam?) e problematiza os enfoques transmissionistas, informacionais, mercadológicos e antropomórficos desta interação. Neste link tem uma animação muito bacana sobre os enfoques e desfoques no estudo da interação mediada por computador. Vale conferir!

O professor Alex Primo disponibiliza seus artigos para download e também selecionou uma bibliografia de cibercultura para aqueles interessados em aprofundar suas pesquisas nesta área. Já no seu blog, Primo traz reflexões sobre as principais tendências da internet, sempre com um olhar crítico para essas novidades que surgem todos os dias. Alguns textos do blog: A TV interativa chegou ao Twitter, Fama, tortura e Interação no BBB10 e As tags do Twitter como informação contextual de afeto.

E aí? Depois dessa descrição dos palestrantes, você vai querer perder essa discussão? Não se esqueça de fazer sua inscrição pelo e-mail inscricoes@ocappuccino.com pois as vagas são limitadas! Ah, falando nisso, fiquei sabendo agora pouco que - pela grande procura por vagas - a Mesa de Discussão teve que mudar de local. Não será mais no Auditório 2 da Antiga Escola Técnica da UFRGS, e sim no Auditório da FABICO, que comporta o dobro de pessoas. O Audtório da FABICO é de muito mais fácil acesso (na verdade fica ao lado do auditório que seria realizado) e é muito mais confortável. Ali no cartaz já alteramos o local, mas mesmo assim iremos encaminhar um e-mail para todos os que já estão inscritos avisando oficialmente desta troca de local.

Se alguém não sabe aonde fica a FABICO, vai no blog da #sacfabico e olha o mapa na coluna lateral direita. Para o pessoal que vem de outras cidades (já temos caravana de Santa Cruz - Agora é hora de alegria,Vamos sorrir e cantar, Do mundo não se leva nada, Vamos sorrir e cantar - de Santa Maria, do Paraná, etc), se mesmo depois de olhar o mapa, ainda restar alguma dúvida de como chegar ou qual melhor ônibus para se pegar, só enviar um e-mail para este mesmo das inscricoes e nós ajudaremos.

_ _ _

4 comentários:

Carol Terra 18 de maio de 2010 15:16  

Quanta honra ter um perfil perto de @bethsaad e @alexprimo, dois grandes pesquisadores e mestres da nossa área. Será um prazer estar com vcs na abertura da SAC da FABICO! Abraços, Carol Terra

Ocappuccino.com 19 de maio de 2010 21:34  

Show carol. Amanhã é o #grandedia. Nervoso que dá :D

ABRAÇOS
mateus

Twitte_News 21 de maio de 2010 00:22  

Muito legal seu blog, Muita informação de qualidade, para se informar e descontrair, parabéns, Voltarei e vou indicar tbm.
http://twittenews.blogspot.com

Ocappuccino.com 22 de maio de 2010 00:36  

Obrigadto Twitte News. Tb gostei das dicas do teu blog.

Abraços
Mateus

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home