terça-feira, 30 de junho de 2009

Apenas um motivo de orgulho.

Por Mateus Martins, estudante de Relaçãos Públicas da UFRGS

Ontem li no Correio do Povo uma matéria que me deixou feliz e orgulhoso: Espanha premia case de RP gaúcha. Ana Isaia Barreto que ganhou, com As contribuições das Relações Públicas para a Comunicação Mercadológica Hoteleira: A Rede Plaza de Hotéis, Resort’s & Spas Brasil, o prêmio de melhor monografia na categoria Empresarial, em 2008 pela ABRP, agora – mestranda - foi selecionada, pela Fundacion Carolina da Espanha, para participar de um programa de visitas e atividades na Europa. E mais, é a única RP, dentre 50 estudantes.

Ana é RP por vocação, desde os 14 anos, ela já pensava em cursar algo na área de comunicação, mas somente decidiu por essa profissão, quando, no final da oitava série, visitou uma feira de profissões, em que uma estudante de comunicação motivou-a, mostrando o que era a profissão de relações-públicas. Depois disso, muito curiosa, começou a pesquisar sobre as atividades exercidas por este profissional, e cada vez mais percebeu que sua escolha estava certa.

Resumo da Mono
A
monografia objetiva investigar as contribuições das Relações Públicas desenvolvidas na Comunicação Mercadológica da Rede Plaza de Hotéis, Resorts & Spas Brasil, bem como caracterizar as ações de Comunicação Mercadológica, identificando as atividades de Relações Públicas na gestão da Rede Plaza. Parte-se da conceituação e caracterização das Relações Públicas, do Turismo, da Hotelaria, do Marketing Turístico e da Comunicação Mercadológica. Descreve-se as ações de Relações Públicas no desenvolvimento da Comunicação Mercadológica Hoteleira. Através da utilização de pesquisa exploratória e de pesquisa de campo, evidenciou-se a significativa interação entre Relações Públicas e Marketing na Rede Plaza. Acredita-se, portanto, que a atuação em conjunto dessas áreas contribui para a construção de relacionamentos duradouros entre os diferentes segmentos de públicos de uma organização.

Para baixar ou ler em PDF todo o texto da monografia.

Aqui já dou um aperitivo do trabalho, abaixo algumas definições pinçadas do capítulo Relações Públicas e Comunicaçao Mercadológica (pág. 35):

"Grunig acredita que as organizações são eficazes somente quando almejam e realizam objetivos que são relevantes para seus interesses e os de seus públicos estratégicos. Logo, as Relações Públicas colaboram para esta efetividade organizacional construindo relacionamentos com os públicos que afetam ou que são afetados por suas atividades.

"A imagem está diretamente relacionada, segundo Kotler, ao conjuntode crenças, idéias e impressões que uma pessoa estabelece e mantém para dado objeto. Kunsch completa quando relaciona a imagem ao imaginário das pessoas, às suas percepções e visões abstratas e subjetivas da realidade. É a representação “do comportamento institucional das organizações e dos seus integrantes

E do capítulo O papel estratégico das Relações Públicas (pág. 37):

"As mudanças de concepções e práticas organizacionais trouxeram para as Relações Públicas uma postura de estrategista dos relacionamentos, com ampla visão de mundo e de negócios, afirma Kunsh.

"Ainda, para Kunsch, comunicação excelente é aquela quese vale dos estudos da análise externa e interna, que realiza pesquisa, quese baseia em diagnósticos e que determina resultados a alcançar, levando em conta não só os interesses da organização, mas também os dos públicos envolvidos.

"Já Fortes sustenta que a natureza e o papel das Relações Públicas é alterar uma situação presente, talvez desfavorável, para um posicionamento futuro mais coeso com a direção dada ao objeto social que se pretende modificar.

Para quem está em reta final de curso e já começa a TCC’cer sabe a importância desta notícia. Para alguns o TCC resume todo o histórico do curso, é ali que podemos demonstrar toda teoria que aprendemos nos bancos da universidade em trabalho prático no mercado, claro que já atuamos em estágios e alguns colegas já efetivados, contudo o Trabalho de Conclusão simboliza esta relação. Para outros é apenas um empecilho para alcançar o diploma.

E você, ficou orgulhoso pela nossa colega Ana Isaia Barreto?
................................................................................................................................
Hoje chega ao fim a Promoção Junho :: 1 ano de blog. Agradecemos imensamente a todos que enviaram fotos com seus deliciosos cappuccinos e também felicitações pelo 1 ano do blog. O sorteio do livro, entre os participantes Milene, Aline, Isabel, Lucas, Patrícia, Mauro, Nicole, Paulo e Débora, será postado ainda está semana e entraremos em contato com o vencedor do exemplar da Estratégia do Oceano Azul. Mais uma vez obrigado a todos que participaram, que parabenizaram ou que simplemsente lêem o blog Ocappuccino.

9 comentários:

Unknown 30 de junho de 2009 às 15:44  

Eu li isso ontem e lembrei de vcs, do "O cappuccino".
abçs.

Sthéfanie 30 de junho de 2009 às 15:49  

O nosso encarte chegou. Vocês haviam dito que teriam interesse de recebê-lo.
Mandem para o e-mail sthefanie@feevale.br o endereço.
Obrigada,
Sthéfanie
Agência Experimental de Comunicação da Feevale- www.rpfeevale.blogspot.com

Mano Delazeri 30 de junho de 2009 às 16:07  

Obrigado Sthefania
vou entrar em contato

Elvira Costa 30 de junho de 2009 às 22:33  

Maravilha!

Parabéns a ela pelo prëmio!

E vou baixar agora mesmo a mono...

Débora Cunha 1 de julho de 2009 às 08:45  

mateus, acho q ela encontrou a parte do todo em que ela é ótima! e ela é REALMENTE mt boa, pelo q tu extraiu do texto. viva o reconhecimento!

Ocappuccino.com 1 de julho de 2009 às 12:10  

Gurias, realmente uma ótima notícia, o ano de 2009 está sendo dos RPs: Cannes, Ana Barreto, 1 ano d'Ocappuccino. hehehe Viva!

Abraços e obrigado pelos comentários.

Mateus d'Ocappuccino

Anônimo 2 de julho de 2009 às 00:15  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ana Barretto 12 de julho de 2009 às 15:35  

Olá!
Aqui é a Ana Isaia Barretto 8com duplo "t"). Estava procurando no google e acabei encontrando esse blog. Que legal que a notícia da minha viagem saiu aqui. Obrigada pelo reconhecimento.
A viagem está fantástica.

Abracos e sucesso ao blog,

Ocappuccino.com 12 de julho de 2009 às 18:19  

Oi Ana. Como essa blogosfera é pequena hahahaha. Desculpa o erro no nome. Já vou linkar teu blog para acompanhar a viagem.

Abraços,
Mateus d'Ocappuccino

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home