Recursos Inovadores no Jornal Mural.
Por Joanna Romero, estudante de Relações Públicas da PUCRS
Vamos dar início, hoje, a uma série de posts sobre cases já premiados pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e resgatar a memória de algumas ações que, por sua inovações, ainda permancem atuais. São cases inovadores, às vezes até muito simples, mas que ninguém tinha pensado antes.
A missão do Prêmio ABERJE é fortalecer a visão estratégica na comunicação empresarial por meio do estímulo, do reconhecimento e da divulgação de esforços e de iniciativas na área.
Banco ABN AMRO Real - Soluções com o Jornal Mural
Um exemplo de case é o do banco ABN AMRO Real, que em 2007 foi vencedor do Prêmio Aberje na categoria Gestão de Mídia Impressa. A ação vencedora dinamizou seu jornal-mural graças a uma luminária, que possibilitou o uso de diversas cores, como se fosse um show ou um espetáculo de teatro. É claro que não foi só isso. Houve também a criação de tapetes, sinalizadores magnéticos, banners e placas, que não só incentivavam a ida das pessoas ao mural, como também indicavam, através de diferentes cores, as editorias em destaque.
A mudança ocorreu também na estrutura do mural, antes de acrílico, e agora de aço galvanizado, com ímãs para a fixação das folhas. As cores também ajudaram no sucesso, pois cada uma demarcava uma editoria diferente, o que possibilitou uma fácil visualização dos assuntos.
O público-alvo da ação foi os 3.050 funcionários do Call Center do banco, divididos em três prédios, dois em São Paulo e um no Rio de Janeiro. O gasto total do projeto foi de R$54 mil.
O feedback foi muito positivo, pois o crescimento no número dos que se diziam muito satisfeitos com o projeto foi de 16%. E o número de funcionários que não conheciam o jornal-mural, depois da ação, caiu para apenas 4%.
Acredito que esse tipo de medida dá certo, sim. Porém, deve haver certa periodicidade nas publicações, pois caso contrário, a empresa perderá credibilidade junto a seu público interno – lembrando que este tem grande poder de influenciar o público externo. Outro fator que deve ser levado em conta é o interesse do público-alvo, ou seja, a empresa não pode publicar apenas o que é de seu interesse, deve pensar também no que seu público-alvo gostaria de ler.
................................................................................................................................
Hoje uma foto enviada pela Nicole e Débora. Ambas já enviaram e tiveram suas fotos individuais postadas aqui e aqui e agora enviam uma foto apreciando juntas o cappuccino. Lembramos que a Promoção vale até amanhã, dia 30, então se você ainda está pensando em comprar os ingredientes para fazer o café em casa ou está combinando com os amigos de ir numa cafeteria nesta noite gelada de segunda-feira, não perca mais tempo!
2 comentários:
Legal esta ação, simples mas com muito glamour. O tão mal falado mural, agora revisitado, se apresenta como uma importante ferramenta na comunicaçao interna.
Bem legal Joanna. Aguardamos os proximos cases.
Abraços,
Mateus d'Ocappuccino
Bom dia! Adorei esse post seu! Aqui na empresa vivenciei isso na pele. A diretoria não acreditava na importancia de investir nessa ação. Passada a fase de "argumentação" implantamos o projeto. Hoje, todos param para ler e se deliciar com o esse veículo
Alanna
Postar um comentário