segunda-feira, 29 de junho de 2009

Recursos Inovadores no Jornal Mural.

Por Joanna Romero, estudante de Relações Públicas da PUCRS

Vamos dar início, hoje, a uma série de posts sobre cases já premiados pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e resgatar a memória de algumas ações que, por sua inovações, ainda permancem atuais. São cases inovadores, às vezes até muito simples, mas que ninguém tinha pensado antes.

A missão do Prêmio ABERJE é fortalecer a visão estratégica na comunicação empresarial por meio do estímulo, do reconhecimento e da divulgação de esforços e de iniciativas na área.

Banco ABN AMRO Real - Soluções com o Jornal Mural
U
m exemplo de case é o do banco ABN AMRO Real, que em 2007 foi vencedor do Prêmio Aberje na categoria Gestão de Mídia Impressa. A ação vencedora dinamizou seu jornal-mural graças a uma luminária, que possibilitou o uso de diversas cores, como se fosse um show ou um espetáculo de teatro. É claro que não foi só isso. Houve também a criação de tapetes, sinalizadores magnéticos, banners e placas, que não só incentivavam a ida das pessoas ao mural, como também indicavam, através de diferentes cores, as editorias em destaque.

A mudança ocorreu também na estrutura do mural, antes de acrílico, e agora de aço galvanizado, com ímãs para a fixação das folhas. As cores também ajudaram no sucesso, pois cada uma demarcava uma editoria diferente, o que possibilitou uma fácil visualização dos assuntos.

O público-alvo da ação foi os 3.050 funcionários do Call Center do banco, divididos em três prédios, dois em São Paulo e um no Rio de Janeiro. O gasto total do projeto foi de R$54 mil.

O feedback foi muito positivo, pois o crescimento no número dos que se diziam muito satisfeitos com o projeto foi de 16%. E o número de funcionários que não conheciam o jornal-mural, depois da ação, caiu para apenas 4%.

Acredito que esse tipo de medida dá certo, sim. Porém, deve haver certa periodicidade nas publicações, pois caso contrário, a empresa perderá credibilidade junto a seu público interno – lembrando que este tem grande poder de influenciar o público externo. Outro fator que deve ser levado em conta é o interesse do público-alvo, ou seja, a empresa não pode publicar apenas o que é de seu interesse, deve pensar também no que seu público-alvo gostaria de ler.

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Hoje uma foto enviada pela Nicole e Débora. Ambas já enviaram e tiveram suas fotos individuais postadas aqui e aqui e agora enviam uma foto apreciando juntas o cappuccino. Lembramos que a Promoção vale até amanhã, dia 30, então se você ainda está pensando em comprar os ingredientes para fazer o café em casa ou está combinando com os amigos de ir numa cafeteria nesta noite gelada de segunda-feira, não perca mais tempo!

2 comentários:

Teteu 29 de junho de 2009 às 17:15  

Legal esta ação, simples mas com muito glamour. O tão mal falado mural, agora revisitado, se apresenta como uma importante ferramenta na comunicaçao interna.

Bem legal Joanna. Aguardamos os proximos cases.

Abraços,
Mateus d'Ocappuccino

Alanna Costa 1 de julho de 2009 às 08:18  

Bom dia! Adorei esse post seu! Aqui na empresa vivenciei isso na pele. A diretoria não acreditava na importancia de investir nessa ação. Passada a fase de "argumentação" implantamos o projeto. Hoje, todos param para ler e se deliciar com o esse veículo
Alanna

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