quinta-feira, 25 de junho de 2009

FEEDelizar.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

O termo Feed
O termo Feed em inglês significa alimentar. Contudo, relacionando à prática da nossa profissão, eu traduzo como Feedelizar. Quem assina um Feed, está expondo o desejo de se tornar um leitor/consumidor fiel do blog ou do site assinado. Pois Feeds são usados para que o usuário possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdo de um site ou blog sem que precise visitá-los. Sempre que um novo conteúdo for publicado, o assinante do feed poderá ler imediatamente em seu aplicativo. Como era antes?!?! Antes, ou você acessava sempre todos os sites ou blogs preferidos para ver se havia conteúdo inédito ou você assinava a newsletter (nota: o Feed aos poucos está substituindo a newsletter). E ninguém tem mais tempo para isso, ou seja, o Fedd já iniciou o processo de mudança de como se lê hoje na web.

O Feed e Ocappuccino
Aqui n'Ocappuccino nos orgulhamos da nossa lista pública de blogs Feedados. E não são quaisquer blogs, os blogs são:1. de RP ou profissionais de comunicação ou 2. que tratam de RRPP ou sobre as facetas da comunicação, Relações Públicas, Mercado e campos similares. Este é o filtro, o gargalo e a metologia é a pesquisa, o contato, a interação via comentário e e-mail e o interesse em sempre descobrir novos conteúdos. Esta é uma listagem pública oferecida aos pouco mais de uma centena de leitores diários e não é uma lista organizada por ordem alfabética e sim por data de atualização, privilegiando sempre aqueles blogs que cotidianamente atualizam. Não filtramos conteúdo de todas as postagens dos blogs, e sim, disponibilizamos a lista aberta e é você, leitor, que exerce este papel. Acreditamos no Feed, acreditamos na Feedelização, e é por este motivo que neste ambiente colaborativo, em detrimento da transmissão de informação e da produção de conhecimento, disponiblizamos este serviço a todos.

Google Reader
O aplicativo mais utilizado hoje é Google Reader, ele tem uma função de leitor de Feeds e o serviço caracteriza-se por ter uma interface limpa e objetiva, além da organização - o usuário pode classificar a lista de subscrições por data ou relevância - e a personalização de cada página. Importante lembrar que este aplicativo é privado e não há a possibilidade de compartilhamento dos conteúdos, a não ser pelo envio, via gmail, de e-mail.
Abaixo vídeo que ilustra a importância do Feed - e como ele transformou o modo de se ler na web - e também ensina os dois passos para que você caro leitor comece a Feedar seus favoritos.





................................................................................................................................
Hoje nosso leitor fotogênico é o Paulo, que aproveitou uma pausa em suas atividades no trabalho e leu o blog ao mesmo tempo em que tomava um delicioso cappuccino de chocolate. Paulo é mais um leitor que concorre ao livro. E é mais um leitor que nos motiva a todo dia buscar o melhor conteúdo para que possamos começar a discutir aqui alguns dos assuntos pertinentes a nossa profissão.

6 comentários:

A Bordo da Comunicação 26 de junho de 2009 às 08:37  

Muito bom este post.
A explicação está excelente, confesso que mesmo começando nesta parte de blogs ainda não tinha entendido o que feed... agora fica mais fácil → "feedelizar". Nada mais simples.

Abraços,
Cibele

Anônimo 26 de junho de 2009 às 08:45  

Muita gente já viu o ícone laranjinha dos feeds em alguma página, mas muitos ainda não entendem direito como funciona. A explicação foi ótima e fico super contente de saber que o Emanuela Ribeiro é um dos feedelizados d'O Cappuccino.
Abraço!

max delazeri 26 de junho de 2009 às 08:47  

porem o feed tb é um problema. Uma vez que vc nao precisa mais entrar nos blogs para ver as novidades... vc não vê mais os banner de propaganda dos patrocinadores do blog.. não vê e não clica neles.
a ai, o "faturamento cai"
Mateus, vc que é uma pessoa muito culta, o que acha disso? poderia apresentar uma solução?

obrigado
saudações efusivas a familia

Ocappuccino.com 26 de junho de 2009 às 11:19  

Fico feliz por ter podido clarear um pouco sobre o uso do Feed. Emanuela feedei teu blog e acompanho sempre, o A bordo também é um dos favoritos.

Caro Max, muito pelo contrário, para que você possar ler o post é preciso entrar no blog, pelo menos no aplicativo que utilizamos aqui n'Ocappuccino, o que privilegia os blogs atualizados que quando postam saltam para o inicio da lista, atrai mais visitantes e o 'faturamento sobe'. Aplicativos como o Google Reader que não é preciso entrar na pagina de origem para ler é diferente, mas acredito que há outras formas da marca se comunicar com os consumidores/leitores além do banner, o banner não fala comigo, e neste ambiente de redes a marca precisa dialogar.

Abraços,
Mateus d'Ocappuccino

Menina Bonita.Com 27 de junho de 2009 às 01:02  

Adoro capuccino! Parabéns pelo blog! Está muito bom! Abraços.

Gisela FFale 29 de junho de 2009 às 17:14  

Obrigada pela visita e pelo FEED :)
sou licenciada em RP, já há 12 anos, infelizmente o percurso profissional afastou-me um bocadinho do objectivo inicial, mas uma das enormes vantagens das RP's é que se podem, direi mesmo "DEVEM", praticar em todos os desempenhos profissionais!

Gostei deste blog, e vai ser uma excelente ferramenta para me ir actualizando!

Obrigada! (agora vou escolher o Samba);)

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home