terça-feira, 2 de junho de 2009

Air France e o desafio do Gerenciamento de Crise.

Por Massimiliano Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Muito se fala sobre as RRPP e o Gerenciamento de Crise. Que devemos estar preparados para que quando chegue o pior nós saibamos o que fazer e o que dizer e assim poder controlar a situação da melhor forma possível.

Para a equipe de comunicação da Air France, o pior chegou na segunda-feira de manhã com a notícia que uma das suas aeronaves (AirBus 330 - Voo 447) desapareceu com mais de 200 passageiros. Acredito que um dos assuntos mais delicados que um Relações Públicas pode tratar: a queda de uma aeronave e a morte dos passageiros.

Logo que soube da notícia, via twitter, fiquei ligado para ver qual seria o primeiro pronunciamento da Air France e como a companhia aérea iria gerenciar essa crise.

Foi na metade da manhã que o primeiro comunicado da AirFrance saiu na imprensa:
A Air France lamenta informar que se encontra sem notícias do vôo AF447 que efetuava a ligação entre Rio de Janeiro e Paris, Charles de Gaulle, com chegada prevista às 11h15 (hora local). O voo decolou doRio no dia 31 de maio às 19h locais.216 passageiros estão a bordo.A tripulação é composta de 12 pessoas: 3 tripulantes técnicos e 9 comissários. Air France divide a emoção e a inquietação das famílias envolvidas .Os familiares serão recebidos num local especialmente reservado no aeroporto de Paris Charles de Gaulle 2, assim como no do Galeão. Junto com esse comunicado a Air France disponibilizou números 0800 para informações sobre os passageiros.

As 16 horas da segunda-feira o presidente da Air France, Jean-Cyril Spinetta, deu uma entrevista coletiva , reconhecendo o desaparecimento de um avião Airbus 330 da Air France, com 228 pessoas a bordo, mas não divulgou a lista de passageiros, limitando-se a dizer que a empresa continua procurando informações sobre a aeronave.

Hoje, a diretora da Air France no Brasil, Isabelle Birem, informou que a lista com os nomes dos passageiros do vôo 447 será divulgada provavelmente amanhã, quarta-feira. Ela afirma que a Air France pretende divulgar a relação só depois que todas as famílias forem comunicadas.
A executiva da empresa chegou no fim da manhã ao hotel onde estão concentrados os familiares dos passageiros.

Achei boa a iniciativa da Air France em disponibilizar telefones para informações e um espaço para atender os familiares nos aeroportos, so achei que a divulgação da relação dos passageriros está demorando muito para sair.

5 comentários:

Mano Delazeri 2 de junho de 2009 às 17:18  

no site comercial deles tem um link em destaque a leva par todos os comunicados oficiais

Teteu 3 de junho de 2009 às 01:07  

neste caso um fator de risco que torna a situação mais delicada é que são dois países, com leis diferentes em relação a estes 'acidentes' aéreos, por exemplo como e quando é possível divulgar a lista dos 'passageiros desaparecidos'.

Emily Bianquini 3 de junho de 2009 às 15:33  

O fator que mais dificulta e abala a situação para os executivos quando uma crise se instala é que ela é um elemento surpresa, que pode levar à perda de controle. O pensamento estratégico fica vulnerável quando os eventos externos estão predominando, como por exemplo, a crítica, muitas vezes infundada, da mídia. Além disso, as crises abalam o emocional dos gestores da organização fazendo com que eles pensem em curto prazo, comprometendo o planejamento.

Daí a importancia em se ter um plano de crises.

Abraços
Emily

Emily Bianquini 3 de junho de 2009 às 16:10  

meu TCC foi sobre Gerenciamento de Crises Aéreas.

Anônimo 1 de julho de 2009 às 05:54  

quando chega o momento crise nao existe nada mais se nai ter um plano estrategico de crise. e necessario que haja uam equipa para fazer face a crise, esta pode fazer o escalao superior da instituicao. tambem e necessario ter manual de gestao de crise.

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home