quarta-feira, 10 de junho de 2009

Blog da Petrobras - Fatos e Dados.

Por Massimiliano Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS

O blog da Petrobras completa hoje uma semana e um dia de existência e já conta com 43 posts, ultrapassa a marca de 230.000 visitas e chega a perto de 2.000 comentários. Acredito que esse seja um dos recordes brasileiros se tratando de um blog corporativo. Mas o que é isso? O que significa esses números? E por que toda essa dor de cabeça nos tradicionais meios de comunicação com o Fatos e Dados?

A possibilidade que empresas como a Petrobras tem de abir canais de comunicação direto com o publico é algo de um valor inestimável. Basta ver os números, mais de 230 mil pessoas lendo o que a Petrobras tem a dizer, diretamente, sem passar por nenhum intermediário. É esse detalhe que interessa o publico leitor, algo que nunca antes existiu. A facilidade e a rapidez com que a Web 2.0 consegue fazer isso que assuta os antigos e meios de comunicação.

O que chamou mesmo a minha atenção é a politica adotada pela blog de publicar todas as conversas que a Petrobras tem com a mídia. Isso é, publicar, na íntegra, todas as perguntas feitas pelos jornais à assessoria de comunicação da empresa, e junto as respostas, que por sua vez a empresa deu aos meios de comunicação. Dá pra perceber a dor de barriga dos jornalistas diante dessa posição?

A ANJ (Associação Nacional de Jornais) repudiou e classificou como antiética e também numa inaceitável quebra da confidencialidade. Opa, espera aí, a quem interessa as respostas da Petrobras se não ao publico Brasileiro? Que confidencialidade foi quebrada? Uma vez que a Petrobras não fez nada de mais além de divulgar o que lhe foi perguntado. Claro que a pedra do sapato da ANJ é a velocidade com que o blog consegue publicar isso ao grande público, deixando para traz os velhos meios de comunicações. Quando o jornal demora um dia para publicar no veículo impresso, no blog da Petrobras já foi visto por mais de 200 mil pessoas, na íntegra.

O que a ANJ precisa entender é que depois que um canal como esse é aberto, não se pode mais voltar atrás. É patética a atitude de repúdio da imprensa ao blog da Petrobras. O Fatos e Dados não é algo isolado, é sim a evolução da comunicação que até agora se apresenta muito bem feita pela Petrobras. O engraçado é que foi preciso a Petrobras mostrar isso para à imprensa.

Mas tudo bem, dor de barriga passa, não é?

Parabéns a Petrobras pela iniciativa do blog e parabéns ao povo Brasileiro que, cada vez mais, vai a procura de outros meios para se informar.

4 comentários:

Teteu 11 de junho de 2009 às 18:03  

Entendo a dor de barriga. Estes fatos e estes dados estão revolucionando o modo de publicar notícia no país. Não sei, e ninguém sabe, quem irá ganhar ou perder ou se tão pouco terá ganhador ou perdedor. Mas esta atitude da Petrobras pode influenciar outras empresas, claro que para 'comprar briga' com a imprensa tradicional é preciso muita coragem ou um posicionamento firme (ou ambos). Como Mauro escreveu no AQO, circula 8 milhões de jornais diariamente no país e até agora o blog teve pouco mais de 250 mil acessos. Tudo isso deve ser levado em conta antes de executar qualquer açao.

Mano Delazeri 11 de junho de 2009 às 18:15  

acho que estamos presenciando um belo caso, e nao podemos ser tao rapidos e chegar a conclusoes muito simples, existe um enorme vontade por parte da empresa em desviar o foco da imprensa em cima das CPI e de outro probleminhas que a Petrobras vem enfrentando, mas que esta sendo um belo trabalho de RP, sem duvidas,

Mauro Segura 11 de junho de 2009 às 20:32  

Excelente sua análise. Gostei muito quando disse que é patética a atitude de repúdio da imprensa ao blog da Petrobras. As empresas cada vez mais vão lançar blogs e outras ferramentas de comunicação direta com o mercado e a sociedade. A imprensa vai ter que saber lidar com isso. Estamos todos aprendendo com isso. Mauro Segura.

Anônimo 9 de fevereiro de 2013 às 18:14  

joh bunyan holy war free ebook http://audiobookscollection.co.uk/The-Courage-to-Grieve-The-Classic-Guide-to-Creative-Living-Recovery-and-Growth-Through-Grief/p224590/ magazine ebook australia [url=http://audiobookscollection.co.uk/es/Habilidades/c1357/]free ebook of park and park[/url] calculus ebook pdf

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home