quinta-feira, 18 de junho de 2009

Diploma para jornalista não é mais obrigatório.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS


O Supremo Tribunal Federal, fundamentado no direito absoluto (direito que expressa o desejo de que não pode haver cerseamento na liberdade de informação) decidiu ontem derrubar a exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista. Em plenário, por oito votos a um, os ministros atenderam a um recurso protocolado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF), que pediam a extinção da obrigatoriedade do diploma.

O blog foi citado
Li no SerRP (matéria do G1 ) que em plenário a advogada do Sertesp, Taís Gasparian, defendeu que a exigência do diploma é inconstitucional, sob o argumento de que a Constituição garante a liberdade de expressão e o livre pensamento. E ainda destacou, citando a proliferação de blogs: Mais do que indesejável, a exigência do diploma para jornalistas é impraticável. Como se proibirá o exercício da disseminação da informação pela internet?.

Jornalista e Chefe de Cozinha
Mas o Ministro Relator Gilmar Mendes, em seu voto, sugeriu que os próprios meios de comunicação exerçam o mecanismo de controle de contratação de seus profissionais. Ele ainda comparou ainda a profissão de jornalista com a de chefe de cozinha. Um excelente chefe de cozinha poderá ser formado numa faculdade de culinária, o que não legitima estarmos a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área.

O próximo passo
O que mais me preocupa nesta situação toda é o próximo passo e Cristiane Pelagio expressou minha preocupação ao indagar Heraldo Pereira no Jornal da Globo de ontem: Agora Heraldo, essa decisão sobre os jornalistas pode ter conseqüência sobre a regulamentação de outras profissões? E a resposta de Heraldo não me preocupou, e sim, me pôs em estado de pânico absoluto. Assistam ao vídeo abaixo e comprovem vocês mesmos.
E o que vocês acham? Será que meu diploma de Bacharel em Relações Públicas vai perder a validade/obrigatoriedade antes mesmo de conseguir conquistá-lo?
................................................................................................................................
Já enviou sua foto para participar da Promoção Junho :: 1 ano de blog? Ainda não?!?! Não perca mais tempo, envie hoje e, além de concorrer ao livro, a foto pode ser postada amanhã mesmo, hoje foi ao ar a primeira foto das gurias (ao lado) leitoras e apreciadoras d'Ocappuccino.

6 comentários:

MakeCom 18 de junho de 2009 às 13:01  

Olá Mateus.
Obrigada por visitar o nosso blog.
E assim como você também acredita que a comunicação é mais do que transmissão, é a intereção total dos atores sociais.

Abraço,
Maira Manesco

Thayse Valéria 18 de junho de 2009 às 16:12  

Opa Mateus! Obrigada por me visitar!!Também vou acompanhar aki o seu blog, até pq eu adoro um Cappuccino! rsss. Abraço!

Fabio Procópio 18 de junho de 2009 às 16:21  

Olá, tudo bem?
Acompanho sempre o seu blog, e a partir de agora tenho o meu blog também..Sou estudante de Relações Públicas, e sem medo de perder o diploma..né? heheh

Abraço

max delazeri 19 de junho de 2009 às 11:52  

A verdade é que os jornais vão continuar contratando os jornalistas formados... são eles que sabem como tudo funciona.

5º RP em Evidência 19 de junho de 2009 às 16:54  

Vimos o comentário de vocês no blog da FEEVALE, sobre o 5ºRP. Esperamos vocês dia 27/06. Qualquer duvida ou necessidade, podem entrar em contato conosco pelo blog ou pelo email 5rpemevidencia@gmail.com

abraço

Ocappuccino.com 20 de junho de 2009 às 01:07  

Obrigado ao pessoal de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo (The Who: blog MakeCom), dialogo é tudo. Obrigado Thayse continue apreciando o nosso cappuccino. Valeu Fabio (estou com medo sim). Max a verdade é essa mesma, muda pouca coisa. Pessoal do 5° RP, isso que é trabalho de monitoramento de redes sociais, vamos tentar ir sim.

Abraços,
Mateus d'Ocappuccino

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home