Marketing Experimental e a Pepsi.
Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS
Em uma realidade altamente competitiva, onde a maioria dos produtos tornaram-se commodity, com uma quantidade enorme de informações diárias, bombadeiro da propaganda – nas ruas, na internet, rádio ou qualquer outro meio de comunicação – fica cada vez mais acirrada a briga pela preferência do consumidor. Na sociedade dos excessos em que estamos inseridos, o que fazer para manter o interesse do consumidor por determinada marca? As promoções imperdíveis são na verdade, intermináveis. A cada esquina uma promoção e é a sua última chance de comprar pelo menor preço.
E pensando nesta relação que a Pepsi (vale lembra que apenas no RS ela historicamente conseguiu reeditar a guerra com a Coca-Cola e já chegou a ser responsável por 40% das vendas no Estado e hoje é de 26%) promove a experiência do porto alegrense com sua cidade e é claro com a marca: Eu amo Porto.
Então, como chamar atenção do consumidor, ou mais do que isso, como proporcionar experiências memoráveis entre o seu cliente e a sua marca?
O Marketing Experimental responde a estas questões, defendendo que o emocional do seu cliente é o que realmente importa na hora da compra. Por meio dos cinco sentidos (audição, olfato, paladar, tato e visão) e mais as emoções, este marketing trabalha pela experiência do cliente, busca ações memoráveis, de impacto, agradáveis e que proporcionem vínculo entre as marcas e os consumidores.
Mas afinal, como podemos definir uma experiência? Experiência são acontecimentos individuais que ocorrem como resposta a algum estímulo. A diferença entre o Marketing Tradicional e o Experimental é que o segundo proporciona experiências sensitivas, afetivas e de conhecimento. O objetivo é criar experiências memoráveis como diferencial competitivo.
E pensando nesta relação que a Pepsi (vale lembra que apenas no RS ela historicamente conseguiu reeditar a guerra com a Coca-Cola e já chegou a ser responsável por 40% das vendas no Estado e hoje é de 26%) promove a experiência do porto alegrense com sua cidade e é claro com a marca: Eu amo Porto.
Eu Amo Porto é um projeto que visa adotar a Orla do Rio Guaíba e o Parque da Redenção em um projeto inédito de revitalizaçâo urbana que está alinhado com sua filosofia mundial de crescimento sustentável. E não é que este marketing funciona: desde o início do projeto a empresa vem aumentando suas vendas segundo os últimos relatórios da Nilsen na Região Sul e a aceitaçâo da população ao projeto, o transformou em um dos maiores cases de marketing da Companhia em 2008.
Também fez parte do Eu Amo Porto, que contempla desde a revitalização da Orla do Rio Guaíba e Parque da Redenção até investimentos em eventos e projetos culturais, que levam entretenimento e lazer para os gaúchos, o patrocínio no carnaval de Porto Alegre. A Pepsi preparou uma série de ações que promoveram o espetáculo carnavalesco, além disso, o camarote VIP esteve estrategicamente localizado na avenida para promover o melhor visual das escolas de samba regionais para os convidados da Pepsi. É o Marketing de Experiência em momentos memoráveis.
O Termo de Adoção, firmado com a prefeitura, prevê um investimento total de R$ 2,8 milhões, sob supervisão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). Grande parte deste montante foi destinado a revitalização da Orla do Guaiba e para marcar a entrega da primeira etapa do projeto - dando seguimento às ações estratégicas da marca – foi realizado um grande show no Anfiteatro Pôr-do-Sol em em agosto de 2008.
E a próxima ação do projeto somos nós que escolhemos. Pois, sabe por onde a Pepsi vai começar a revitalização do Parque da Redenção? Pelo nosso voto. Acesse o hot site Eu Amo Porto e vote numa das três opções: 1. Mais lazer; 2. Mais esporte e 3. Mais cultura.
E como podemos trabalhar esta ferramenta? Desenhe os pontos de contato entre o seu cliente e a sua empresa, para cada momento, crie uma ação inusitada – agradável, é claro – e transforme a compra num gran finale. Isto o que a Pepsi faz. Isto é marketing experimental. Ou você prefere Pensar Positivamente?
12 comentários:
a Pepsi sempre foi muito inovadora nas suas campanhas, me lembro que em vários comerciais de TV a Pepis citava a sua maior concorrente, CocaCola, estratégia arriscada... Até fui procurar no Youtube o inesquecível comercial da Pepis onde é supostamente feito uma pesquisa com dois macacos para saber qual a diferença entre os dois refrigerantes
aqui ta link da propaganda http://www.youtube.com/watch?v=ITcS9zSe-7Y
Que massa isso, nao conhecia. Mas sera que é legal do ponto de vista da legislação?
Tenho muita vontade de conhecer o Parque da Redenção..
Muito legal Marketing Experimental, não conhecia!
OBS: O nosso blog não acabou heein!
A Pepsi precisa realmente inovar em todos os sentidos e de todas a maneiras possíveis...Se comparada com a Coca-Cola, ela perde por grande desvantagem.
Ela se propôs a criar um diferencial quando previu uma revitalização de pontos conhecidos da cidade.
Particularmente, não consumi mais Pepsi (até porque não gosto)e não irei consumir mais por isso, mas a idéia deve ser apoiada e elogiada, já que visa atingir um grande público (que talvez, diferente de mim, consuma mais).
O único lugar que percebi a tal revitalização proposta foi no Gasômetro no qual foram criadas quadras para prática de esportes, entre outros. O que já um grande feito, tendo em vista que o local está acessível a qualquer pessoa que deseja praticar algum esporte.
Espero que a revitalização dos pontos, conforme proposta da Pepsi, não passe apenas de um projeto aplicado por breve período de tempo caindo no esquecimento.
Parabéns, galera, pelo blog. Linkei através de um comentário no Pérolas, do Edu, e não me arrependi. Conteúdos bem bacanas por aqui.
Sobre essa questão do marketing experimental, acredito que o marketing bem feito e compromissado sempre levou essa premissas das emoções e sensações agradavéis ao público em conta. Afinal, o verdadeiro marketing, esse que não se confunde com enganação, picaretagem ou pura propaganda, leva em conta a satisfação e fidelização do público ao qual se dirige, e para tanto deve pensar ações marcantes, memoráveis. Se agora ganha outro nome, só é uma questão de criar terminologias, algo que aliás a área de marketing está cheia, nunca vi tantas diferenciações dentro de uma mesma essência. Rs!
Eu amooooooooo poooorto e detesto pepsi.
rs
Oq farei?.rs
Abraços..
Paty, que legal que esta ação pode agregar algo na tua vida. E para mim é isto que vale, o retorno que as empresas podem oferecer à sociedade, pois para abrir uma empresa é preciso confeccionar um 'contrato social', ou seja, além do lucro há outras atividades que a empresa necessita desenvolver. Então vamos valorizar e se possível consumir as marcas 'sustentáveis', que se comunicam conosco e que não queiram apenas mostrar que um caminhão cheio de refrigerante passeia na noite de natal pela neve com ursos polares. hehehehe
Fernando, concordo contigo, mas creio que hoje é fácil diferenciar o marketing que se "confunde com enganação, picaretagem ou pura propaganda" do marketing verdadeiro, por isso que essas terminologias são criadas, na minha opinião. Como o buzz marketing, mas é obvio que toda ação de marketing objetiva o 'barulho' e que se espalhe, e foi criado um termpo para denominar isso, talvez o que diferencia o 'buzz' seja a atuação online, pouca verba e tal, mas na essência nada mais é do que o 'marketing verdadeiro'. Mas nem sei porque estou escrevendo isso, porque nao acredito em marketing e sim em diálogo, em interação e comunicação. Se bem que está ação da PEPSI é genial para uma ação de marketing. Tem blog Fernando?
Bah D. Ramírez, o teu copo está meio vazio ou meio cheio? hehehehe
... continuando
Alessandra, a Redenção já é show e esperamos que melhore e com a ajuda da população nesta votação e também na preservação no dia a dia do parque. Eu passo sempre de tardezinha (quase noite) por lá e é vazio, porque não tem iluminação e isso é triste pois afasta os visitantes. Mas quando puder vá visitar e continuo acompanhando o Informações Públicas.
Abraços,
Mateus d'Ocappuccino
Eu não tinha visto esse post, mas esse tema é bem legal!
O problema dos conceitos de amrketing batidfos (marketing mix) é que foram estruturados na Revolução Industrial, período onde o conhecimento das pessoas e as sensações não eram levadas em consideração, somente se pensava em vender vender vender...
Abraços, gurizada!
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