quarta-feira, 1 de julho de 2009

YouTube dá aulas de Jornalismo.

Por Massimiliano Delazeri, estudante de Relaçãos Públicas da UFRGS

O YouTube lançou nesta segunda um canal para ensinar as pessoas a fazerem jornalismo: o Reporters' Center. Com o objetivo de ajudar cidadãos comuns a produzir material de qualidade jornalística, o Google criou uma página no Youtube que reúne vídeos com dicas de jornalismo e depoimentos de jornalistas norte-americanos sobre técnicas para aprimorar uma reportagem, ensinando como se faz na prática as diversas facetas da profissão: o jornalismo investigativo, o jornalismo cidadão, a ética e como realizar entrevistas.

Acredito que a idéia do YouTube é instruir as pessoas e motivá-las para utilizarem o YouTube como um canal de informção. Todo mundo está vendo que as redes sociais estão cada vez mais na boca do povo. Se virar moda essa história das pessoas produzirem, entrevistas e materias jornalistícas para o YouTube: BUM! Em pouco tempo vamos ver o maior canal de vídeos do mundo se trasformando no maior canal de notícas.

Não sei, eu acredito no caos. Acho que sempre vai ter mais gente querendo fazer o vídeo do amigo gordo dançando funk do que algo sério e jornalístico. Mas considero que esta atitude vai ser importante, agora mais ainda, uma vez que os diplomas já não são necessários no Brasil.

5 comentários:

Teteu 2 de julho de 2009 às 11:09  

De que jeito os especialistas do Reporters' Center irão ensinar como se faz jornalismo, do tradicional ou do 2.0?

Equipe DAC 2 de julho de 2009 às 18:24  

Obrigada pelo comentário no nosso blog, Mateus! Com certeza, os Diretórios Acadêmicos precisam representar os alunos com energia e responsabilidade. =)

Abração,

~ Equipe DAC

PAULA SALOMÃO 2 de julho de 2009 às 19:00  

Pois é, Mano, agora fique na maior dúvida, não sei se esses vídeos são uma boa ou uma fria!
Explico: agora que o diploma de Jornalismo não é mais requisito para a profissão, esses vídeos fortalecerão ainda mais a tese maluca de que qualquer um que saiba escrever mais ou menos pode ser intitulado jornalista ou, então, auxiliará talentosos semi-profissionais a continuarem escrevendo brilhantemente a história jornalística no Brasil?
Para mim, esse é um curioso paradoxo...
Abraço!

Anônimo 2 de julho de 2009 às 21:44  

Jornalismo cidadão é uma coisa super-válida e as pessoas comuns estão cada vez mais ligadas nisso - vide exemplo do Bairros.com, do jornal O Globo, e mesmo o VC do G1. E, sinceramente, não acredito que esse canal possa contribuir ou não para o surgimento de "possíveis jornalistas" agora com a não obrigatoriedade do diploma. Se um jornalista "não se faz" na Universidade, muito menos com aulas no YouTube.

Guilherme Freitas 8 de julho de 2009 às 12:12  

Com certeza a ideia do Youtube é incentar o pessoal a utilizar seu site. Como muita gente hoje pode gravar e produzir vídeos com qualidade, o Youtube agiu rápido nessa empreitada de fazer com que essas pessoas postem seu material no site. É unir o últil ao agradável. Abraços.

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home