terça-feira, 7 de julho de 2009

Intranet da Gerdau: do jeito que o colaborador gosta.

Por Joanna Romero, estudante de Relações Públicas da PUCRS


Dando continuidade aos cases premiados pela Aberje: hoje uma ação feita por uma empresa conhecida por todos nós, a Gerdau. A multinacional foi a vencedora brasileira do Prêmio Aberje 2007 na categoria Gestão de Mídia Digital.

Gerdau Net - a Intranet personalizada
A Gerdau Açominas, assim como muitas outras organizações, possui intranet, que para quem não sabe é uma rede interna exclusiva para os colaboradores/funcionários da empresa, que disponibiliza informações, conteúdos e aplicativos. Entretanto, ela apresenta diferenciais em relação a outras empresas. O principal é que os próprios funcionários podem personalizar o conteúdo. Eles têm o poder de escolher, por exemplo, a notícia que ficará em destaque na página inicial do portal, bem como a maneira em que as informações estarão dispostas no mesmo.

Além disso, há também outro recurso disponível na intranet: a TV On Line, canal interno que transmite assuntos relacionados à empresa e também a outros temas como meio ambiente, saúde, segurança e comunidade. Essa TV proporciona ao funcionário ver eventos, treinamentos, entre outras coisas, tudo ao vivo.

É claro que o básico não falta na intranet da Gerdau Açominas. O site oferece aos colaboradores a oportunidade de agendar as próximas férias, cadastra-se em treinamentos, saber quantas horas extras ele já fez e também quantas vezes faltou o trabalho. São feitas também pesquisas on-line sobre diversos temas, o que provoca interação entre o portal e trabalhador.

Criado em meados de 1995, quando a própria internet ainda engatinhava no Brasil, o portal já era visto pelo Grupo Gerdau como potencial ferramenta de comunicação interna. Atualmente, integrando as várias áreas da companhia e proporcionando conforto e produtividade aos funcionários, o Gerdau Net torna mais ágil e barato o contato e a interação com os colaboradores.

Depois de criar esses diferencias na sua intranet, 95% dos funcionários da Gerdau aprovaram o conteúdo e tudo o que o portal proporciona. Vemos, então, quanto é válido investir também nessa ferramenta. Quanto mais interação entre ela e os colaboradores, melhor. Se eles puderem encontrar no portal não só informações a respeito da empresa, mas também sobre outros temas que possam ser de interesse deles, excelente!

6 comentários:

Teteu 7 de julho de 2009 às 21:36  

hoje algumas intranets estão sendo substituidas por blogs internos, mas esta cultura de envolver o colaborador e dele não só ser um personagem, mas também um autor, não um objeto,mas um sujeito que participa ativamente desta comunicação é o essencial e hoje já são 15 anos desta ação, é realmente uma cultura dentro da empresa que desta forma comunica e se relaciona com os milhares de funcionários.

max delazeri 8 de julho de 2009 às 14:16  

a melhor madeira de fazer o publico interno utilizar esse tipo de ferramenta, não é obrigando, e criar o espirito de colaboração.

Julia Lenz 8 de julho de 2009 às 14:47  

Deve ser por isso que a Gerdau é a marca mais lembrada entre os gauchos a anos. Eles fazem a parte deles.

Mano Delazeri 8 de julho de 2009 às 23:06  

ótimo post Jooana, essa séria apresentando os cases premiados é muito boa, parabéns

já esta ganhando link em outros blogs

Mauro Segura 8 de julho de 2009 às 23:19  

Plagiando o Mano, obrigado por compartilhar esses cases com a gente. Abraços. Mauro Segura. www.aquintaonda.blogspot.com

A Bordo da Comunicação 13 de julho de 2009 às 09:05  

Só reforçando o quanto que esta interação empresa-colaborador é importante para a satisfação do colaborador e para a efetividade da empresa.

Daniele

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home