sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ela é o meu shoo shoo.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

O post de hoje é dica de Andressa Reis, leitora do blog: me chamou atenção é como o Brasil é valorizado no mundo através da marca. O que despertou o interesse dela foi também o fator que motivou a postagem.

Com quatro leões a mais do que no ano passado (neste ano o Brasil ganhou sete) e superando todas as expectativas, lembramos que o Brasil concorreu com praticamente metade do número de inscrições efetivadas pelo país em 2008 (432 contra 867), a AlmapBBDO com o case Identidade Havaianas levou ouro, no Festival de Cannes Lions em 2009, na categoria Desing, área em que o país ainda engatinha no festival. Havaianas graças ao trabalho desenvolvido pela agência, provando que agência de propaganda também sabe – e muito bem – trabalhar marca, é hoje uma marca reconhecida e admirada mundialmente

O vídeo abaixo demonstra muitíssimo bem este trabalho. O texto - Como transformar 30 cm de borracha e duas tiras, a preço médio de 8 dólares, numa marca mundial. Juntando o simples com a alegria. Exuberância com irreverência. O design com a cor. Toda manifestação da marca, seja ela na mídia que for, tem sempre na sandália o seu ponto de partida. Refletindo a cultura e a alma brasileiras, vamos formando uma identidade única. Deixando de ser uma simples sandália de borracha, para se transformar na primeira marca mundial verdadeiramente brasileira. - e a brincadeira psicodélica com as sandálias são embalados na versão da letra - She's My Shoo Shoo - que os Mutantes fizeram para a música A minha menina de Jorge Ben Jor.

E a letra diz mais ou menos assim (livre e sonora tradução de shoo shoo por xuxu): oba oba, ela é a o meu xuxu, e ela sabe, que eu sou o xuxu dela, oba, oba, pegue minha mão agora, e nós vamos fazer, amor no samba... eu vou tentar fazer o sol brilhar no meu caminho e pintar o céu azul pra hoje, e nos vamos estar sentados na grama cheirando alegria... não me acorde agora, porque eu estou no sonho só meu xuxu, a lua vai crescer e vamos caminhar por ela e as estrelas vão vir atrás de nos... cheirando alegrias, não me acorde agora, porque estou no sonho, do meu xuxu, ela é minha menina, minha menina.



Alguma semelhança entre a música e letra com a trajetória das sandálias preferidas por pedreiros e artistas? O que se pode afirmar é que duas marcas mundialmente brasileiras conhecidas juntas é sucesso garantido: Jorge Ben no ouvido e Havaianas nos pés. Vale a pena ver também o diretor geral de criação da AlmapBBDO, Dulcídio Caldeira, falando sobre este case que reuniu tudo que foi feito com a marca nos últimos anos e trabalho que transformou um produto que era praticamente desconhecido no Brasil e hoje é um ícone internacional de moda.

6 comentários:

One Voice 18 de julho de 2009 às 16:21  

Muito obrigada pelo comentário. Posso dizer que adoro esse blog e que é muito bem comentado entre meus amigos. Novo post no blog one voice sobre redes sociais, vale a pena conferir.

Bjos

A Bordo da Comunicação 18 de julho de 2009 às 18:27  

Pode ser "só" um chinelo de dedo, mas tem algo que somente " a havaiana tem".
A havaiana é uma marca muito forte, conhecida e é muito prestigiada no mercado... a cultura da empresa conseguiu atingir todas as classes sociais e é uma marca instável, isso é muito bom.

abraços,
Cibele

max delazeri 20 de julho de 2009 às 08:37  

posicionamento e planejamento, a gente ve isso claramente em: "Deixando de ser uma simples sandália de borracha, para se transformar na primeira marca mundial verdadeiramente brasileira".
E o pior é que tem profissional ainda achando que o sucesso de uma marca de pende de sorte e se os lientes vao gostar ou não do produto; meus amigos, as palavras são POSICIONAMENTO E PLANEJAMENTO

Conhecimento e Informação 20 de julho de 2009 às 13:50  

Realmente...a marca Havaianas prova que: um bom trabalho de comunicação e com a união de idéias de uma equipe, podemos realizar sim, trabalhos grandiosíssimos de superação de um valor de uma marca ou até a consolidação de uma nova imagem (empresarial ou não)quando for o caso...É formidável este assunto

Abraços
Sueli

Anônimo 20 de julho de 2009 às 15:19  

Realmente a marca havaiana teve um grande trabalho de publicidade e marca. Pois como você mesmo citou é um grande passo para que um simples chinelo de dedos feito de borracha usado por pedreiros e pela população de pouca renda passar a ser usado pela população elitizada, em shoppings, festas e até mesmo como lembranças personalizadas de casamentos.

Ressalto que foram poucas as mudanças no produto e com um bom trabalho sobre a marca, pode-se agregar valor ao produto, visto o valor de um desses chinelos no supermercado há uns anos atrás e o valor de hoje.

Abraços

Thamy Cavassani

Ocappuccino.com 20 de julho de 2009 às 21:15  

Obrigado a todos pelos comentários. A repercussão demonstra o grande trabalho da marca.

Abraços,
Mateus d'Ocappuccino

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home