40 anos da missão Apolo 11 mostra a verdadeira magia da Internet.
Por Massimino Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS.
Confesso que o post de hoje não estava programado para tratar deste assunto, mas navegando pela internet achei imagens incríveis e não pude deixar de comentar.
Eu adoro a internet, possibilidade de comunicação direta, recursos ilimitados capaz de agradar o gosto de todos, essa incrível tecnologia que traz o mundo a cada um de nós em nossos computadores.
Quarenta anos atrás a nave espacial Apollo 11 foi da Terra à Lua levando três pessoas e hoje, graças a magia da Internet, somos capazes de voltar a ver, ouvir e sentir segundo por segundo desse evento espetacular e revivê-lo na tela de nosso computador.
Nós podemos experimentar tudo, desde fotos, vídeos e áudios originais até as novíssimas animações que detalham todo o evento e mostram cenas que na época não puderam ser vistas através das imagens que foram transmitidas. Para os curiosos, aqui vão algumas dicas pra vocês conhecerem um pouco mais sobre essa missão espacial:
Veja tudo o que aconteceu na vôo da Apolo 11 no site criado para comemorar o aniversário da missão;
Confira a galeria de vídeos da missão;
Detalhes sobre a nave espacial Apollo 11.
13 comentários:
excelente post, parabéns pela grande ideia e agora quem irá chegar primeiro na lua eua, rússia ou china?
essa animação feita pela AOL monstrando a missão é muito boa
achei o seu blog no google
o site e perfeito.. muito bom
Olha que, hoje em dia, é muito mais fácil manipular imagens do que naquela época. Será mesmo???
hehehehehe, eu e minhas teorias conspiratórias...
Abraço.
Realmente isso me intriga, porque naquela época a tecnologia não nos disponibilizava muita coisa...será que tudo isso que vemos hoje é realmente verdade??
Daniele.
Interessante, isso é sem dúvida, mas será que as imagens são reias mesmo? Será que realmente o homem chegou a Lua?
Eu quero acreditar que sim, e nessa comemoração o que eu achei mais interessante foi o Google criar o Google Moon, imagens direto da Lua.
Até mais,
Maira - MakeCom
na verdade o Google Moon existe a bastante tempo, acho que ja existe a uns 4 anos,
e por mais suspeito que possa parecer existem algumas evidencias que comprovam a veracidade da expedição que são difíceis que contestar,
a mais importante é o painel solar que foi deixado pelos astronautas na superfície solar, que é usado até hoje pelos laboratórios nasa NASA
Assunto polêmico sempre rende hehehe
Sem entrar em questões de crença, agradeço os comentários de todos e sugiro o post do Mauro Segura no AQO http://aquintaonda.blogspot.com/2009/07/1969-o-mundo-estava-na-guerra-fria.html
abraços,
Mateus d'Ocappuccino
E hoje vi no Caçadores de Mitos do Discovery que eles provaram que o homem foi à lua mesmo.
1. os movimentos e gestos do astronauta são condizentes com a gravidade lunar e o vácuo
2. quando o astronauta finca a bandeira na lua e a bandeira balança parecendo ter uma brisa na lua está correto, pois no vácuo a bandeira se movimenta mais pois não tem atrito do ar para frear o movimento
3. é possível deixar 'pegadas' na lua, apesar do 'pó' ser mais fino e de não haver vapor de água que faria a marca, a pegada foi possível de ser deixada
Creio que não haja mais dúvidas. Pelo menos pra mim não há.
Abraços,
Mateus d'Ocappuccino
Eu sempre tenho minhas dúvida quanto ao homem ter pisado ou não na Lua. Provalvemente foi, mas sempre fico com um pé atrás, afinal porque não temos tecnologia suficiente para voltar a Lua 40 anos depois? Abraços.
Gilherme, na verdade a tecnologia existe sim, o que não tem mais é sentido de voltar pra lua de novo depois de tantas vezes.
Pra quem não sabe os EUA ja fez 6 missões até a lua, entre 1969 e 1972,
e nessas expedições 24 pessoas foram ao espaço e 12 pisarão na lua
e nessas seis missões foram feitas centenas de experiências, fotos e coletas de materiais, foram coletados mais de 400kg de amostras da superfície da Lua
e a questão é, voltar la de novo pra que se não se tem nem uma nova idéia pra se testar???
Mano Delazeri... as aparências enganam! O espelho (não painel solar), deixado pela NASA por si só não comprova nada, até pq os russos também deixaram e recolheram pedras lunares com o projeto Luna, o paralelo da URSS do projeto Apolo/USA. Os USA nunca enviaram de verdade uma viajem tripulada à Lua. Isso explica porque agora querem voltar, por causa do volta da corrida espacial (china, japão e índia têm projetos), mas previsão para 2020, mais de 50 anos após de terem feito enviado seis viagens, uma a cada seis meses, como se fosse corriqueiro ir e voltar da lua. Bem, veja no blogg http://vidasemacucar.blogspot.com/ onde tem um link para um documentário bem esclarecedor.
PS: 10 o blogg!
Rogério
assisti o documentário indicado,
achei bastante interessante todas as conclusões
muito bem feito, alcançou o seu objetivo de plantar a dúvida na cabeça das pessoas
mas como ele mesmo apresenta no início, cada um deve tirar as próprias conclusões
continuo achando que nós já chegamos lá
Abraços,
Mano Delazeri
Postar um comentário