quinta-feira, 2 de julho de 2009

Google Street View.

Por Massimino Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS


O Street View é serviço do Google que dá ao internauta uma visão de 360 graus das ruas das cidades onde está presente, permitindo uma verdadeira viagem virtual.


Chega ao Brasil, graças a uma parceria da Google com a Fiat. São Paulo e Belo Horizonte serão as duas primeiras cidades do país a receber o serviço. Serão 30 Fiats Stilo equipados com máquinas fotográficas. As duas também foram as primeiras a ter no Google Maps informações sobre os transportes públicos locais.

Andreas Huettner, diretor comercial do Google Brasil, acredita que o Street View será uma ferramenta útil para a navegação urbana nas metrópoles brasileiras: O StreetView é uma funcionalidade muito popular do Google Maps nos países onde já foi lançado.

A questão, no entanto, não é tão simples assim. Em boa parte das cidades onde chegou, o Street View causou polêmica e foi acusado de violação de privacidade. Muitos reclamam quando veem as fachadas de seus prédios ou quintais de suas casas na internet. Em uma vila inglesa, os moradores chegaram a impedir o carro do Google de circular, enquanto no Japão autoridades pediram o cancelamento do serviço e a Grécia proibiu a gravação de imagens em certas cidades.

Além disso, a câmera do Google mostra também imagens das pessoas que passam nas ruas no momento em que estas são fotografadas. Apesar dos rostos serem borrados, graças a manipulação digital das imagens, algumas situações contrangedoras foram criadas. Um homem, por exemplo, teria sido reconhecido ao sair de uma sex-shop.


Li essa no O Globo, é mais um serviço do Google que agrada alguns e desagrada outros. Prefeituras instalam câmeras filmadoras nos principais pontos das cidades para monitorar o fluxo das pessoas em busca da segurança. Invasão de privacidade? O novo serviço Street View é mais social, com diz no site o Street View é ferramenta útil para o brasileiro e promete ser uma ferramenta útil para a navegação urbana nas metrópoles brasileiras. Neste trânsito caótico pode ser uma bela fonte de pesquisa para alterar rotas e sugerir vias mais livres. Certo é que o voyerismo social sempre acompanhou os ensejos do homem e a privacidade já se tornou algo demodê. E estas novas ferramentas apenas tornam os desejos mais virtuais, mais anônimo, tendência observada e cada vez mais freqüente.

5 comentários:

Cibele Silva 3 de julho de 2009 às 12:29  
Este comentário foi removido pelo autor.
A Bordo da Comunicação 3 de julho de 2009 às 12:38  

Achei muito interessante essa iniciativa, a google é uma empresa que se pode admirar.
Pena que nem tudo é do agrado de todos.

Conhecimento e Informação 3 de julho de 2009 às 17:26  

Google "AdSense" já é uma excelente oportunidade, agora google "street view" uma poderosa ferramenta...
Gostei muito da postagem....

Teteu 3 de julho de 2009 às 19:51  

Não gostei, agora não poderei mais ir tranquilo a sex shop nenhuma. Quero minha privacidade de volta.

Guilherme Freitas 8 de julho de 2009 às 12:14  

Abordamos esse assunto no Blog da Comunicação também. O Google está investindo pesado atualmente e colocou o Brasil em sua rota de expansão. Isso é sem dúvida, bom para o nosso país. Abraços.

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home