Novo Currículo de RP na FABICO/UFRGS.
quarta-feira | 29 de outubro de 2008
Em meio a grande expectativa e ansiedade foi apresentado no Auditório da Faculdade na noite de quarta-feira, 22 de outubro, o novo currículo do curso de Relações Públicas da FABICO/UFRGS.
Estrutura
Importante ressaltar que o projeto de reestruturação do Curso de Comunicação Social da UFRGS (também será aplicado nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda) tem por objetivo não apenas reformular a estrutura curricular atual, alterando conteúdos e créditos, mas é o resultado de trabalhos intensivos.
O novo Projeto Pedagógico - realizado por todas as áreas compostas pelas habilitações do Curso, o corpo docente e discente, organizados para cumprir e desenvolver, junto a Comissão de Graduação da Comunicação - atende as determinações da Lei de Diretrizes e Bases.
A estrutura proposta neste novo Projeto Pedagógico altera conteúdos, modifica o funcionamento do curso, através de procedimentos didáticos, mantendo o equilíbrio entre as necessidades teóricas e a aprendizagem de técnicas na inserção e utilização de novas tecnologias, ampliando a capacitação profissional, dentro de suas especificidades.
Apresentação
A apresentação, coordenada pela Profa. Dra. Mirian Rossini, pelo Prof. Dr. Rudimar Baldissera e pela Profa. Dra. Vera Gerzson, durou cerca de duas horas e contemplou a exposição da reestruturação curricular com ênfase na substituição das disciplinas e no aproveitamento dos créditos curriculares e também no esclarecimento das dúvidas por parte dos alunos presentes.
Rudimar Baldissera, ao iniciar, falou sobre a qualidade do novo currículo e sua emoção ao apresentá-lo: É com prazer que apresento o novo currículo. Dentre as universidades que tive a oportunidade de conhecer vejo que é um currículo bastante atual, focado nas questões mais importantes da área hoje, como, por exemplo, pesquisa [área contemplada com quatro disciplinas].
Metodologia
A adequação dos alunos que ingressaram no curso até o segundo semestre de 2008 será pela aplicação do aproveitamento de créditos e pela substituição de disciplinas obrigatórias, visto que diversas cadeiras hoje presentes irão ser substituídas da nova grade.
Nos quadros abaixo é possível visualizar este processo. As Disciplinas são parte do novo currículo e as Liberadoras pertencem ao antigo. As Liberadoras cursadas, ou não, em equivalências às Disciplinas irão determinar a obrigatoriedade de cursar as respectivas substitutas. E assim, de acordo com este critério, cada aluno pode verificar sua situação atual e a necessidade das disciplinas que deve cursar e as que já estão liberados. Rudimar Baldissera ainda explicou que as disciplinas obrigatórias já cursadas – e que não estão presentes nessa substituição por equivalência – somarão como créditos ao currículo de cada aluno.
Diálogo
Um dos focos, e ponto muito citado na apresentação, é a importância de orientação ao aluno neste processo de mudança. Rudimar: Haverá orientação de matrícula, e o dialogo será de grande valia na intenção de facilitar todo o processo.
Ricardo Schneiders, vice-diretor da faculdade também falou sobre o assunto: É importante que o aluno traga a sua situação individual para a COMGRAD/COM, pois casos de liberação de colisão parcial e liberação de quebra de pré-requisito possam ser analisadas e resolvidas individualmente.
Processo de mudança
Vera falou sobre a importância do aluno e do professor neste processo: A adoção de um novo currículo não fará milagre, a mudança é um elemento deste processo, é preciso, convivendo com outros problemas, adequar o currículo defasado à realidade do mercado – cada vez mais rápido – e que está valorizando o profissional de Relações Públicas, que não só necessita conhecer a teoria da profissão, mas também conhecer e ter outras experiências e principalmente objetivar um foco, o que o novo currículo possibilita com a opção de curso das disciplinas eletivas.
Nesta mudança, uma das dúvidas dos alunos era referente aos horários, se permaneceria o atual, que contempla à noite as disciplinas a partir do 4° semestre. E neste quesito os professores foram unânimes em afirmar que esforços serão empreendidos neste sentido, a fim de priorizar o aluno que já exerce estagio no período da manhã e tarde.
Objetivos
Maior ênfase na formação e especialização desejada de cada aluno - uma vez que em número de créditos a base obrigatória é menor e a possibilidade de cursar eletivas maior - é o objetivo almejado com a nova adoção curricular.
Vera Gerzson falou diretamente para os alunos presentes no Auditório: O composto de disciplinas eletivas vai formar o perfil de vocês, então é preciso procurar eletivas desejadas e escolher estas disciplinas de acordo com o perfil profissional de cada um.
Nas falas dos Professores e na atmosfera da apresentação da nova estrutura curricular foi notório perceber que o objetivo da coordenação e dos docentes do curso de Relações Públicas da FABICO é possibilitar que o aluno egresso do curso possua conhecimentos teóricos e técnicos para atuar como estrategista, gestor e articulador da comunicação organizacional, e ainda deve preservar o desempenho profissional ético e crítico.
0 comentários:
Postar um comentário