Comunicação dirigida em mídia de massa.
Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS
Uma das atividades estudadas no curso de Relações Públicas é Comunicação Dirigida. À Comunicação Dirigida cabe a elaboração da mensagem eficiente, eficaz e apta a produzir os efeitos desejados no público receptor. Evidentemente, sob este enfoque, enquadram-se todos os requisitos e elementos essenciais que a integram e a caracterizam. E mais do que estudar seus aspectos teóricos e seus objetivos práticos, é interessante perceber como ela se aplica no cotidiano e nas ações das empresas.
Waldir Ferreira, em A Moda Agora é Comunicação Dirigida, cita Os jornais, as revistas, o rádio e a televisão – principais meios de comunicação de massa - estão cada vez mais, se especializando e se utilizando da Comunicação Dirigida, para atingirem determinados públicos, ou parte de seus públicos.
Neste aspecto, a NET em uma mídia de massa - em seu mais recente comercial de televisão - , aplicou a metodologia da Comunicação Dirigida pela diferenciação no atendimento personalizado e no serviço de exclusividade aos clientes. Em suma, o comercial simboliza o papel da empresa: se moldar as necessidades, aos anseios e as especificidades de cada cliente.
Apesar da visão de Regis Mckenna, no livro Marketing de Relacionamento, que caracteriza a publicidade como uma forma indireta de transmissão de mensagens - a qual considero a publicidade uma forma indireta de comunicação. O anúncio é um monólogo. Os anúncio são informação, não comunicação -, este comercial comunicou ao telespectador. Comunicou que a empresa preza pelo tratamento diferenciado e singular ao público estratégico, e dessa, forma, prima pelo diálogo. E é através do diálogo que as relações são construídas e os produtos e serviços concebidos, adaptados e aceitos. Mckenna.
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