sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Perfil Helene Hermes.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Um exemplo de que a FABICO não é somente mesa de sinuca e festa no IBGE, há sim alunos interessados e excelentes profissionais. De Student Brand Manager à Assistente de Marketing, ela conquista notoriedade na Red Bull e espaço no voraz mercado de trabalho: Helene Hermes, ou simplesmente Leli, para os íntimos.

Ocappuccino: Como foi sua decisão por cursar Relações Públicas?

Leli: Na verdade, inicialmente eu queria cursar Medicina. Desde pequena achei que essa era minha carreira. Nada a ver com comunicação (e comigo) ... Sou do interior - Santa Cruz do Sul - e em 2003 vim para Porto Alegre fazer cursinho, tentei por dois anos e vi que não era pra mim aquela rotina de estudos. Voltei para casa e fui atrás de outras possibilidades. Conversando com minhas amigas e pesquisando, acabei me interessando por Relações Públicas, todo mundo dizia me que eu tinha tudo a ver com o curso, acabei achando que tinha a ver mesmo. Além disso, tenho uma amiga, a Manu, já formada em RP, que me contava tudo sobre seu curso, trabalho, viajens que tinha feito.. via nela o que eu queria ser e acho que foi uma das coisas que mais me motivou a optar por este curso. Hoje não consigo me imaginar fazendo outra coisa!

Ocappuccino: Qual o seu cargo e atividades exercidas na comunicação da Red Bull?

Leli:Atualmente sou assistente de marketing, onde trabalho junto com a Gabi de Conto (que além de minha chefe e amiga também é Fabicana, ela se formou em 2005), que é a especialista de marketing da Regional Sul da Red Bull no Brasil. Começei na empresa em 2006 como SBM - Student Brand Manager, que é o estudante que gerencia a marca na faculdade. Fazia esse trabalho na UFRGS. Hoje auxilio a Gabi no recebimento e consolidação dos relatórios e informações da equipe (ao todo são 13 pessoas) e também acompanhando as atividades desta; na produção de eventos da regional quando temos, e em tudo mais que precisar. Na empresa já tive oportunidade de trabalhar em diversos eventos legais, entre eles dois eventos nacionais bem bacanas - o Red Bull Air Race no Rio de Janeiro, ano passado, e o Red Bull Soapbox Porto Alegre que aconteceu dia 21 de setembro desse ano -, acho ótimo poder participar desses eventos, é um aprendizado extraordinário. Na Red Bull é bacana pois todo mundo que trabalha lá é super jovem, o clima de trabalho é descontraído e divertido e ao mesmo tempo todo mundo é extremamente eficaz e competente.

Ocappuccino:: Qual é a relação da teoria acadêmica aprendida em sala de aula com a prática do mercado?

Leli: Complementação. Tive sorte e logo no primeiro semestre comecei a trabalhar na Red Bull. O trabalho é uma faculdade assim como a Fabico é para mim. Na faculdade criamos uma base, com acesso a teoria dada pelos professores e estudada por nós, que é essencial para colocar qualquer ação em prática. E no trabalho, onde podemos implementar isso, é que temos o learning de como fazer - nem sempre a teoria acontece 100% - e a partir daí aperfeiçoar cada vez mais nosso aprendizado e maneira de atuar no mercado. Acredito muito que nem tudo se aprende na teoria e tem coisas que só aprendemos na prática. Tanto o meio academico quanto o mercado são grandes escolas, onde temos pessoas que nos passam ensinamentos que iremos levar em toda nossa vida profissional. Acho que tenho sorte de trabalhar num ambiente onde vejo pessoas nas quais posso me espelhar e pensar po, um dia eu ainda vou ser assim. E me espelho muito nelas, tento ser tipo uma esponja absorvendo tudo - desde elogios, conselhos e puxões de orelha - para amadurecer profissionalmente e como pessoa também.

Ocappuccino: Quais as dificuldades de se inserir no mercado profissional e qual o recado para quem está procurando uma oportunidade?

Leli: Dificuldades... bom, acho que temos muitas pessoas super capacitadas para poucas vagas. O mercado está cada vez mais exigente e com menos oportunidades, temos que nos adaptar de todas maneiras para entrar nele. Esses dias conversando com uma amiga que é graduada em Direito, estavamos falando sobre este assunto, e ela comentou que uma juíza queria uma assistente que tivesse no mínimo mestrado. Sei lá, acho que se eu já tivesse mestrado não ia querer ser assistente. É mais um exemplo de como anda o mercado... Meu recado para quem está procurando uma oportunidade, é não desistir no primeiro não, insistir e ir atrás do que se quer. Logo que comecei na FABICO, 2006/2, fiz o que todo RP do primeiro semestre (ou pelo menos 99%) faz: a seleção para trabalhar no projeto de Canoas. Fui até a entrevista pessoal mas não fui chamada para trabalhar. Fiquei super pra baixo, afinal muitos dos meus colegas haviam passado e eu não. Como tinha sido minha primeira seleção para um estágio, desanimei mas continuei procurando outras coisas. Logo depois vi o cartaz da Red Bull no mural, enviei meu curriculo, fiz a seleção e fui chamada. Nada vem ao nosso encontro assim, do nada. Acho que ter determinação e objetivos traçados é fundamental para conseguir seu espaço. Sempre estar agregando mais informações e conhecimento é super importante; ter mais de uma língua hoje em dia conta bastante também. Acredito que para pessoas interessadas e esforçadas o mercado sempre abre uma brecha.

Ocappuccino: O que costuma fazer, para se divertir, quando não está na Red Bull ou na FABICO?

Leli: Existe diversão além da Red Bull e da faculdade? Heheheh. Brincadeira. Me divirto muito no meu trabalho e na FABICO. Quando não estou em nenhum dos dois, posso estar no Beco (95 % de chances), promovendo algo no Chateau - que é como carinhosamente chamo minha casa -, ou na casa da minha melhor amiga. Moro sozinha, mas sempre gosto de ter meus amigos aqui em casa, seja pra ver um filme, fazer um jantar, ou uma festinha. Também gosto de fazer um bafo pela Padre Chagas com as gurias, uma ida à Redenção nos domingos (ultimamente tem sido raro), sair para jantar... acho que sou uma guria que não tem galho para se divertir, resumindo. Queria mandar um beijão para o Laje, um super beijo para Gabi/Tati/Milton e e outro especial para vocês do OCappuccino.com, obrigada pela oportunidade e parabéns pela iniciativa do blog. (achei que era o programa da Xuxa, praticamente).

A Equipe Ocappuccino.com que agrade a atenção e o
interesse e parabenizamos pela excelente atuação no
marketing da Red Bull, um verdadeiro exemplo
a ser seguido dentro da faculdade.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home