As empresas também mandam scraps.
Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS
Matéria da revista Comunicação Empresarial, n° 68, demonstra a importância de atuação das empresas na rede social mais popular: o Orkut. E no Brasil, com o maior número de usuários no site de relacionamento com 53,91%, esta participação é fundamental para a construção de imagem e reputação.
Números do Orkut
60 milhões de usuários no mundo
30 milhões usuários no Brasil
45 milhões de comunidades
Entre 18 e 25 anos é a idade dos usuários (61,38%)
O boca a boca na rede
Monitorar intensamente a rede, em especial o Orkut, é umas das principais atividades das empresas hoje, não somente em busca da interação com o público estratégico, mas essencialmente em construir uma boa reputação e uma imagem favorável online. E isso exige das empresas planejar estratégias, e considerar os sites de relacionamento como mídias sociais é uma delas. Isso significa que não bata publicar opiniões da empresa em comunidades online ou blogs. Em ambientes de consumidores, isso não é bem-vindo, avisa Alessandro Barbosa Lima, CEO da E.LIFE. Alessandro ainda orienta que, como poder de boca a boca que redes como Orkut têm, é preciso identificar que são os influenciadores online e estimulá-los a disseminar opiniões verdades e positivas sobre a empresa. Também é possível transformar o Orkut em uma ferramenta de comunicação institucional, para avaliar as virtudes de lançar produtos ou serviço na rede.
A influência dos comentários
E é isso mesmo que faz O Boticário, que criou uma Política de Comunicação para Novas Mídias. O Centro de Relacionamento com o Cliente não pode interferir publicamente em comunidades online ou blogs, afirma Ana Julia Baumel, coordenadora do Centro de Relacionamento com o Cliente de O Boticário. Ao verificar um comentário, são localizados dados que permitam contato individual com o consumidor, como e-mail, telefone, MSN ou outros que estejam disponíveis na internet. Práticas que em um ano já alcançou o número de 1.400 respostas a depoimentos online.
Em busca do cliente
Identificar e resolver dúvidas e problemas, além de descobrir pessoas que têm interesse em se tornar clientes, são os objetivos da Claro. Quando os usuários postam dúvidas, a empresa responde com um perfil oficial. Se forem apontados problemas ou manifestado interesse em adquirir produtos, solicitamos aos clientes os contatos deles ou pedimos para que eles nos procurem, explica Miguel Cui, diretor de Clientes da Claro. A proposta é aproveitar essas oportunidades para mostrar que a empresa está disposta a atender às necessidades. Não estamos esperando o telefone tocar para falar com os clientes, frisa.
2 comentários:
Olá.
Sou estudante de relações públicas e na busca de interesses comuns pelo blogger encontrei o site de vocês. Nossa imagem inicial e layout são muito parecidos...rs.Mas meu blog é literário.
Interessante notar as novas possibilidades de se identificar stakholders em redes de relacionamento como o Orkut. Temos um dos maiores CRM´s disponíveis a qualquer empresa e muitas ainda não observam isto como um diferencial de mercado.
Parabéns pelas informações aqui divulgadas. Sucesso para vocês!
Me visite:
http://degustacaoliteraria.blogspot.com
Obrigado Fernanda, realmente eramos parecidos no layout, agora mudamos um pouco. Sempre leio tuas excelentes poesias, continue também.
Abraços, mateus
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