quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Ação Social versus Responsabilidade Social.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

A Responsabilidade Social é um dos temas mais relevantes tratado recentemente. Contudo, sempre que um novo conceito é surge, dúvidas de sua abrangência e atuação também surgem, é o que está ocorrendo com este. E hoje, muito do que se denomina e se entitula como sendo vinculado à Responsabilidade Social, na verdade não é, e não passa de Ação Social.

Ação social, segundo o Instituto Ethos, é qualquer atividade realizada pela empresas para atender às comunidades em suas diversas formas (conselhos comunitários, organizações não governamentais, associações comunitárias), em áreas como assistência social, alimentação, saúde, educação, cultura, meio ambiente e desenvolvimento comunitário. Abrange desde pequenas doações a pessoas ou instituições até ações estruturadas, com uso planejado e monitorado de recursos, seja pela própria empresa, por fundações e institutos de origem empresarial, ou por indivíduos especialmente contratados para a atividade.

Já Responsabilidade Social é um conjunto de princípios que direciona as ações e relações das empresas com todos os fatores que a compreendem (funcionários, sociedade, governo, fornecedores, meio ambiente, consumidores, comunidade). É uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A ação da responsabilidade social preconiza que quem recebe seus benefícios está evoluindo; a ação social voltada à responsabilidade social não se prende ao presente, vai além: transforma para melhor o futuro de quem a recebe.

O Instituto Ethos caracteriza que uma empresa Responsável deve tratar Socialmente 7 itens:

Valores, transparência e Governança Valores e princípios éticos formam a base da cultura de uma empresa, orientando sua conduta e fundamentando sua missão social. A adoção de uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos e compromissos éticos da empresa fortalece a legitimidade social de suas atividades, refletindo-se positivamente no conjunto de suas relações.

Público Interno A empresa socialmente responsável não se limita a respeitar os direitos dos trabalhadores, consolidados na legislação trabalhista e nos padrões da OIT (Organização Internacional do Trabalho), ela deve ir além e investir no desenvolvimento pessoal e profissional de seus empregados, bem como na melhoria das condições de trabalho e no estreitamento de suas relações com os empregados.

Meio Ambiente A empresa deve criar um sistema de gestão que assegure que ela não contribui com a exploração predatória e ilegal de nossas florestas. Alguns produtos utilizados no dia-a-dia em escritórios e fábricas como papel, embalagens, lápis têm uma relação direta com este tema e isso nem sempre fica claro para as empresas.

Fornecedores
A empresa socialmente responsável envolve-se com seus fornecedores e parceiros, cumprindo os contratos estabelecidos e trabalhando pelo aprimoramento de suas relações de parceria. A empresa deve conscientizar-se de seu papel no fortalecimento da cadeia de fornecedores, atuando no desenvolvimento dos elos mais fracos e na valorização da livre concorrência.

Consumidores e Clientes
A responsabilidade social em relação aos clientes e consumidores exige da empresa o investimento permanente no desenvolvimento de produtos e serviços confiáveis, que minimizem os riscos de danos à saúde dos usuários e das pessoas em geral. Informações detalhadas devem estar incluídas nas embalagens e deve ser assegurado suporte para o cliente antes, durante e após o consumo.

Comunidade A comunidade em que a empresa está inserida fornece-lhe infra-estrutura e o capital social representado por seus empregados e parceiros, contribuindo decisivamente para a viabilização de seus negócios. O respeito aos costumes e culturas locais e o empenho na educação e na disseminação de valores sociais devem fazer parte de uma política de envolvimento comunitário da empresa, resultado da compreensão de seu papel de agente de melhorias sociais.

Governo e Sociedade
É importante que a empresa, na construção da cidadania, procure assumir o seu papel natural de formadora de cidadãos. Programas de conscientização para a cidadania e importância do voto para seu público interno e comunidade de entorno são um grande passo para que a empresa possa alcançar um papel de liderança na discussão de temas como participação popular e corrupção.

Um exemplo Fica claro, a partir desta análise, conceituar a sacola reutilizável comercializada nas redes Wall-Mart - se não for revista toda sua relação com os públicos estratégicos: em busca da alta produtividade da mão-de-obra, exerce um rígido controle da folha de pagamento (ou seja, funcionários que trabalham muito e ganham pouco), combate ferozmente a sindicalização, discrimina as mulheres, ainda aniquilam os competidores e oprimem os fornecedores - como um simples gesto de Ação Social.

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