segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A palestra de Gisele H.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Os primórdios dos weblogs, a evolução dos blogs pessoais aos blogs profissionais, o diagnóstico dos blogs corporativos, a força de mobilização e persuasão dos blogueiros, a vida de blogueira, as experiências na blogosfera, estes foram alguns dos assuntos abordados na excelente palestra, Editoração Eletrônica - Blogs, de Gisele Honscha na noite de quarta-feira, 01 de outubro, na disciplina Assessoria Institucional, na FABICO/UFRGS. Com previsão inicial de 1h30, contudo o assunto interessante e a curiosidade dos espectadores, a conversação entre Gisele H e os presentes, durou em um agradável bate-papo por mais de 2h.

Abrangência
Desde os primeiros blogs surgidos, em 1997, no Brasil - chamados de web diários - até os blogs profissionais e hoje os blogs corporativos, não foram somente 11 anos que se passaram, e sim, muita coisa alterou a blogosfera e a blogosfera alterou muita coisa. Das cotidianas postagens com textos sobre o seu dia, suas poesias, suas crônicas, hoje, os blogs corporativos e profissionais (mercadológicos) representam mais do que um transparente canal de interação entre as partes interessadas, e sim um meio de divulgação, promoção, credibilidade, legitimidade, visibilidade de marcas, produtos e serviços. Para isso, qualquer blog ou blogueiro, para atender a esta nova demanda, se empenham na mais nova estratégia de marketing 2.0, o buzz marketing. O que buscamos na rede é gerar este fenômeno da rápida multiplicação para levar uma mensagem a milhares de pessoas, o buzz – define Gisele.

Cases
Com certeza, o ponto alto da noite foi a apresentação de algumas experiências pessoais que participou e alguns casos que presenciou na blogosfera. Desde a polêmica dos blogs de aluguel do hidropônico i9 da Coca-Cola até a brincadeira, de buzz à capa da Revista Playboy, que levou três blogueiras a um ensaio sensual.

Blogs de aluguel?
O Blue Bus noticiou a ação, da coca-cola com o novo produto, o hidropônico i9, que enviou a 9 blogueiros uma mini geladeira personalizada, que se ligava através da porta USB do computador, contendo, em primeira mão, uma garrafa de i9. Um exemplo destes blogs seria o Radar 55(link). O blue bus chamou estes 9 de blogueiros de aluguel.

Logo, a polemica estava instaurada, e o Sim Viral (1 dos 9) postou sobre o caso blogs de aluguel: Jamais escrevemos um post patrocinado ou fomos alugados por alguma empresa. Colocar em dúvida a integridade do SimViral, taxando o blog como alugado é inadmissível dentro de um ambiente democrático e livre como é a internet. Isso só retarda a evolução da nossa blogosfera, que fica estagnada em discussões que não levam a lugar nenhum.

Realmente a discussão ainda não levou a lugar algum. Uns clamam por ética, outros proferem o profissionalismo, contudo, na realidade, sem qualquer resolução a respeito e inserido no modelo de liberdade de expressão, postar ou não postar, nesta realidade, é uma posição, que individual ou corporativa, simboliza os princípios e o direito de qualquer blogueiro. Gisele, particularmente, não se incomoda e confessa que em seu blog já retribuiu press kits com postagens: Não vejo problema algum em receber brindes para postar.

As blogueiras na Playboy!

Todo hype começou quando alguns blogueiros começaram a montar capas da Revista Playboy, e nestas sempre estrelavam algumas blogueiras consideradas símbolos sexuais. A partir daí, diversos blogueiros decidiram lançar esta campanha. Logo, eram dezenas as candidatas em potencial para a revista.

Aí entrou a Axe, a marca por trás que há tempos domina o marketing para o público masculino. Gisele, então da agência que atendia a conta Axe, ficou responsável não só pelo contato com três lindas blogueiras e convencê-las do ensaio sensual para o calendário da revista, mas também por toda relação da ação com os blogs. Começou como uma grande brincadeira e como uma das envolvidas neste projeto, deu um orgulhozinho em ver a coisa concretizada – Gisele Honscha comenta sobre o caso. Ou seja, do buzz da rede à capa da Playboy, fica comprovado o poder de mobilização e persuasão dos blogs e blogueiros na realidade 2.0. E como manda o figurino, o pré-lançamento da Revista foi no BlogCamp PR, na cidade de Curitiba.


Assista abaixo o maiking off do ensaio das três blogueiras na Playboy.



Ocappuccino agradece imensamente os ensinamentos e a troca de experiências que a Gisele Honscha proporcionou aos alunos do oitavo semestre da Faculdade de Bilbioteconomia e Comunicação da UFRGS, na noite de 01 de outubro de 2008.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home