quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Visibilidade e reputação digital.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Visibilidade é um dos motes essenciais da rede. Estar acessível num simples clic e ser encontrado numa rápida pesquisa são fatores que induzem à visibilidade, que é, na verdade, a medida da facilidade com que os utilizadores da web a encontram e interpretam.

Por isso, não basta publicar informações, criar sites ou blogs na web. É necessário fazer com que as suas informações, páginas na web e blogs sejam visíveis e acessíveis, para que todas as pessoas possam facilmente encontrar a informação nelas contida.

Para garantir a visibilidade digital é necessário ter em consideração três aspectos fundamentais que estão estritamente interligados: acessibilidade (modo como a informação possa ser acessada pelo máximo de pessoas possível), otimização para serviços de pesquisa (a capacidade de garantir que máquinas consigam processar informações e relações corretamente) e web design (aspecto gráfico, a criatividade, a construção de páginas, as condicionantes de acessibilidade, a influência nos resultados dos serviços de pesquisa).

Uma vez visível é preciso inferir uma boa reputação. Então, transmitir informações úteis e confiáveis, manter um bom relacionamento e manter uma conduta autêntica e eficaz junto às redes de contato e aos públicos estratégicos é o primeiro passo para galgar este objetivo.

A reputação digital é construída sempre pelo outro. O outro, a partir das mensagens transmitidas (fatos, opiniões, notícias, dados) do repertório pré-concebido (experiências, competências, informações adicionais e associações) e do sentido da percepção (fluxo de estímulos não planejados) constrói - formula, altera, corrobora, legitima - esta reputação. Por exemplo, quando colocamos uma avaliação para um vendedor no Mercado Livre ou quando comentamos algum post no blog de outro, estamos ajudando a construir sua reputação digital (que pode ser positiva ou negativa).

Avaliamos positivamente um vendedor e comentamos num blog a partir do que vimos e lemos (dados do vendedor e mensagens transmitidas no blog), do repertório que compreendemos (o que já sei sobre o vendedor e o que já li naquele blog) e da percepção que assimilamos (do histórico e da relação do vendedor e o que comentam e a relação do blog na web).

Logo, a reputação digital serve para gerar valor e feedback para as ações na web. É por meio da reputação digital que é possível criar referências de credibilidade quando precisamos delas dentro do caos de informação ou de ambientes - como os de comércio digital ou de postagens confiáveis.

O vídeo abaixo demonstra didaticamente estes dois conceitos trabalhados na web e a importância da comunicação neste contexto estratégico.

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