quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Responsabilidade Social Estratégica, uma visão possível para a pobreza atual.

Por Elaine Moraes, estudante de Relações Públicas da UFSM, autora do post e ganhadora da Promoção Ocappuccino Actoin Day e do livro Blog: comunicação e escrita íntima na internet, de Denise Schittine

Responsabilidade Social não é mais do que atribuir selos sociais de cidadania à empresa?
S
im. As empresas devem integrar as questões sociais e ambientais em sua estratégia. Dessa maneira, reforçar a vantagem competitiva para o negócio. Ou seja, ir além da Responsabilidade Social. Incorporar a Responsabilidade Social à estratégia significa incluir a dimensão social à proposta de valor da empresa. Isso é Responsabilidade Social Estratégica (RSE). É a Responsabilidade Social do valor compartilhado, em que se cria valor tanto para a sociedade quanto para os negócios - Michael Porter. Isto não é filantropia.

N
ão é papel da comunicação empresarial gerir este valor compartilhado entre negócio e sociedade?
S
im. É essencialmente planejar ações da empresa na participação junto à comunidade dentro de um contexto mercadológico favorável a ambas. É descobrir em que áreas a empresa pode criar valor com suas competências, para implementar uma agenda social corporativa. É incorporar a Responsabilidade Social à estratégia, e isso significa incluir a dimensão social à proposta de valor da empresa. E dessa forma, em locais carentes, investir inserido neste contexto competitivo de valor para e empresa e de melhorias sociais para a comunidade. Isto não é filantropia.

Isto é possível.
A
Nestlé implantou, em 1962, centrais de compra de leite na região de Moga, na Índia. As condições locais eram de extrema Pobreza. Somada à degradação ambiental e a má saúde do gado leiteiro nas cidades formava um cenário miserável. A Nestlé então investiu no aperfeiçoamento do contexto competitivo. Ofereceu assistência técnica aos fazendeiros, enviando equipes de veterinários, nutricionistas e agrônomos. Promoveu cursos de treinamento aos produtores e melhorou o fornecimento de água aos animais, por meio de ajuda técnica e financeira para a perfuração de poços. Hoje, a Nestlé compra leite de mais de 75 mil fazendeiros daquela região, que, apresenta melhores condições sociais e um padrão de vida superior ao de regiões semelhantes da Índia. Esse trabalho da Nestlé causou um impacto fenomenal na vida das famílias e no meio ambiente e diminuiu as doenças causadas pela água poluída. Foi um impacto social de grandes proporções, e eles não fizeram isso com um programa de caridade. Isso é Responsabilidade Social Estratégica, é valor compartilhado. Não é ter uma boa colocação em rankings nem mostrar para quantas entidades a empresa doa dinheiro - é o impacto social do próprio negócio - avalia Porter.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home