terça-feira, 26 de maio de 2009

Leio e recomendo.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS


O que me deixa mais feliz ultimamente é ler diversos blogs, sobre RP e suas facetas, de galera nova. Estudantes que se reunem em grupos e criam blogs sérios para postarem assuntos sérios, com propósitos de informar e discutir a atuação e a realidade da atividade.

Cito abaixo cinco exemplos de blogs, e trechos de suas descrições, que tenho no meu feed e não apenas leio sempre que há atualizações, mas recomendo o acesso. Interessante perceber que quatro destes foram criados para uma disciplina da Faculdade Metodista de São Paulo, o que demonstra a importância atribuída pelo professor às redes sociais e à discussão da profissão.

Comunicaê: Atualmente, as transformações nos cenários político, econômico e tecnológico e a mudança de critérios dos consumidores para se estabelecer um relacionamento com uma empresa, fez a comunicação organizacional passar de importante para indispensável devido à necessidade das organizações de se estabelecer um amplo canal de interação com todos seus públicos estratégicos (os chamados stakeholders). Por isso nós, como estudantes do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, criamos o blog COMUNICAÊ para reunir informações de interesse e atualizadas sobre este assunto aos profissionais e estudiosos das áreas que compõem a comunicação de uma organização.

Informações Públicas: Olá! Sejam bem-vindos ao Blog Informações Públicas. Neste blog serão encontradas informações sobre Comunicação Organizacional, expostas de uma maneira clara para que seja possível tanto para nós alunos repassarmos o conhecimento obtido nas aulas e em estudos, quanto para você, leitor, comentar sobre nosso trabalho, para que possamos fazê-lo da melhor forma possível. Dia a dia traremos tópicos interessantes, relacionados ao estudo da comunicação dentro do ambiente organizacional, avaliaremos cases da área a fim de levantarmos as estratégias de comunicação utilizadas e comentaremos livros, revistas, entrevistas e artigos. Esperamos que gostem do nosso blog e de nossa abordagem sobre os temas propostos!

Integre-se Comunicando: O Integre-se Comunicando é um blog desenvolvido por alunos do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo. Tem como objetivo principal informar estudantes e profissionais da área de Comunicação Organizacional sobre congressos, palestras, além de contribuir com discussões sobre assuntos direcionados para esta área. Trazendo entrevistas com profissionais, apresentação de cases e resenhas de livros e revistas pertinentes ao assunto. Aqui será possível encontrar notícias que serão interessantes ao público voltado para a Comunicação Organizacional.

OQRP: OQRP é um blog dedicado ao campo da Comunicação e Relações Públicas. Trata-se de um projeto acadêmico desenvolvido pelos alunos do curso de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP/SP. Todo o conteúdo público neste blog é resultado do trabalho de pesquisa individual de cada aluno que assina o respectivo post.

Verbalizando: Nosso blog é formado por seis estudantes da Universidade Metodista de São Paulo (III semestre – Relações Públicas ), e pretendemos disseminar conhecimentos a respeito da Comunicação Organizacional, de acordo com pesquisas e com nossa visão crítica e opinião. Pretendemos mostrar a comunicação organizacional, ou seja, toda a forma de comunicação utilizada na organização, através de cases, entrevista com profissionais, resenhas de livros entre outros. Assim como o processo comunicativo, não é apenas informar iremos abrir em nosso blog, um lugar para discussões, debates, diferentes idéias, para que possamos conhecer outros pontos de vista e adquirir novos conhecimentos.

8 comentários:

Massimino 26 de maio de 2009 às 23:36  

boas dicas, legal saber que os RPs estão interessados em desvendar essas novas ferramentas.

max delazeri 27 de maio de 2009 às 08:16  

tambem acompanho alguns desses.

Max Delazeri

Mariana 27 de maio de 2009 às 12:05  

Faço RP na Cásper e nós também, na matéria de Comunicação interna, somos convidados a desenvolver blogs com temas variados. Ainda não conheço os da Metodista, mas vou conferir. Acredito que o uso das ferramentas eletrônicas não só facilitam a interação e disseminação de informações, como também fortalece a classe a que nós pertencemos e que cresce a cada dia.

Ocappuccino.com 27 de maio de 2009 às 12:15  

Oi Mariana.

Não conhecia teu blog. Vou olhar com calma depois. Se tivesse conhecido antes poderia tambem ter citado com um expemplo no post, que pena. Mas é isso mesmo, como RPs temos que pelo menos conhecer as diversas ferramentas, pois no futuro poderemos usar na profissão. Eu por exemplo estou implementando um blog aonde estou estagiando agora.

Abraços,
Mateus d'Ocappuccino.

Ana Carolina Nascimento 29 de maio de 2009 às 08:21  

Olá Mateus,
Adorei que você postou no nosso blog ontem à noite. Acho que todas as críticas agregam algum valor. Gostaria que você dissemina- se o nosso blog.

Abraços Fortes,
Ana Carolina dos Santos
(Blogger - Organização em Pauta)

Unknown 29 de maio de 2009 às 16:35  

Olá Mateus,
Alguns desses blogs são de colegas da minha classe. O do meu grupo não aparece aí, então mando o endereço para você dar uma olhada ok?!
http://informecorporativo.wordpress.com/
Aguardo um comentário!!!!
Abraços
Marina Almeida Leite dos Santos

Ocappuccino.com 29 de maio de 2009 às 20:54  

Oi gurias. Entrei no blog de voces (Informe corporativo e Cultura organizacional) e gostei muito do conteúdo, vocês estão de parabéns, com textos próprios e opinião, o que é mais importante. Sobe Organização em Pauta, já conhecia, e também parabenizo pelo conteúdo abordado.

Continuem blogando mesmo depois do final desta disciplina, e acho que vao continuar, pois isso vicia. hahaha

Uma abraço,
Mateus d'Ocappuccino

Cláudia Moraes 31 de maio de 2009 às 01:03  

Nossaaa queee lindo..hahaha
A gente é que agradece você pelo interesse e pelos comentários postados no blog !!
e com toda certeza o seu blog nos ajuda e muiiitoo !


Obrigaaado


Beeijão

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home