Jovens, vejam mais TV!
Por Massimiliano Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS
A Revolução não será televisionada, lembrei desse documentário quando ouvi a declaração do Ministro Helio Costa (comunicações) na abertura do 25º Congresso Brasileiro de Radiodifusão.
Disse ele: Essa juventude tem que parar de só ficar pendurada na internet. Tem que assistir mais rádio e televisão.
Desculpe caro Ministro, mas falar uma coisa dessas é andar na contramão da história. É lógico o porquê dos jovens, cada vez mais, optarem por usar a Internet na busca do entretenimento e informação. Ao contrário do rádio e da tv, na Internet cada um tem seu próprio canal. O poder que o internauta tem de controlar o que quer ver e ouvir é o que pendura todo mundo na Internet.
A audiência que a TV tinha, hoje se transformou em usuário de Internte. Os fãns que não perdiam se quer um programa de rádio do seu comunicador preferido, hoje se transformaram em uma comunidade nas redes sociais. A velocidade e a facilidade de interação faz a grande diferença. Eu me sinto muito mais ativo quando leio o texto de algum jornalista e posso opinar sobre o que li simplesmente clicando abaixo do texto no link de comentários. Isso vicia mais que ficar no sofá com o controle na mão.
Mas, pensando bem, não é difícil entender o pedido do nosso Ministro. Dados que ele mesmo informa dizem que: o setor de comunicação fatura R$ 110 bilhões por ano. Desse total, somente R$ 1 bilhão é do rádio e R$ 12 bilhões das TVs. So é engraçado que umas semanas antes ele informou que o Presidente Lula terá Blog e Twitter. Quero acreditar que essa frase foi dita mais como incentivo a esse setor da comunicação que vive tempos de crise.
Depois que trocamos o controle pelo mouse é difícil voltar atrás. Acredito que a única maneira das pessoas verem mais tv e rádio, é por esses antigos instrumentos de comunicação na Internet. Como já disse em outro post, ainda vou ver o dia que o presidente da republica terá um ministério que pense só sobre a Internet e as redes sociais.
6 comentários:
essa é uma postura realmente política, mas ele não pode se esquecer que contra fatos não há argumentos e em pouco tempo o investimento em publicidade em mídias sociais pode atingir a mesma parcela dos meios tradicionais.
abraços do teteu
ASSITIR TELEVISÃO?
A programação dos canais abertos (o que a maioria da população assiste, já que a tv por assintaura não é um privilégio de todos), vamos combinar, deixa muito a desejar.
As "coisas" que realmente deveriam ganhar destaque como documentários, programas educativos, etc., não tem espaço quando se comparados com programas idiotas como BBB, Casseta e Planeta, Zorra Total, Casos de Família, aquele que a Márcia Goldshimit apresenta, o do Netinho que vai começar no SBT (se já não começou), o programa da Sônia Abrão, programa da Luciana Gimenez.
O que estes programas como tantos outros acrescentam na vida das pessoas? Nada!!
Em fim...
Bem pontual este post.
Gostei bastante! Bjus
É, não tem como negar que a geração de hoje ouve menos rádio, assiste menos tv e lê menos jornal.
Na internet se encontra tudo e com fácil acesso.
E como foi dito cada um faz seu canal e procura o que mais lhe interessa.
E daí fica a pergunta: "Será que um dia essas mídias antigas irão desaparecer?"
Desaparecer jamais. Muitas pessoas buscam comodidade e entretenimento, por isso a televisão. Outras buscam compania, informação e magia, por isso o rádio. E outras buscam informação com 'credibiidade', palpavel e móvel, por isso o jornal, revistas e documentos impressos. Por exemplo, quando temos que ler textos grandes do computador, muitas vezes imprimimos, pq ler na tela cansa muito mais.
mas é só minha opiniao, alguem concorda? alguem discorda?
sumir eu não acredito.. mas que a tv vai perder seu poder, isso é certo!
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