terça-feira, 19 de maio de 2009

A bandeira da Inovação.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

O conceito de que inovação é um fenômeno e, ao mesmo tempo, uma busca constante por novas soluções em produtos ou que tornem processos mais simples, eficientes e lucrativos, é a base da campanha institucional que o Sistema FIERGS estará promovendo no decorrer deste ano. O objetivo é mostrar que as idéias criativas podem gerar melhores resultados para as indústrias, mas isto depende de um ambiente propício e estimulante que dissemine a cultura da inovação.

No ano passado a FIERGS, um documento, fundamentando em 20 propostas conjugando os esforços dos setores público e privado, posicionou 2009 como o Ano da Inovação. Agora, por meio da campanha institucional, o Sistema FIERGS – Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS – lança o movimento Inovar para Crescer.

Até o final do ano, serão apresentadas, a cada mês, exemplos reais de iniciativas que apostaram em novas idéias para crescer. A ação, desenvolvida pela agência DCS, é composta por anúncios de jornal e revista, painéis de rua, inserções em tevê e rádio e mídia eletrônica, com veiculações em todo o Estado.

A campanha parte de casos reais desenvolvidos pelo Senai, Sesi e IEL do RS e que deram resultados concretos a indústrias, segmentos produtivos ou à sociedade, pontuando que um ambiente propício à inovação é o caminho para o desenvolvimento econômico e para a evolução da qualidade de vida. No portal Inovar para Crescer todas as peças da campanha podem ser vistas. Assista abaixo ao vídeo institucional da campanha.

9 comentários:

Mano Delazeri 19 de maio de 2009 às 11:18  

legal Mateus, espero que coloque aqui no blog esses exemplos que serão apresentados

max delazeri 19 de maio de 2009 às 11:22  

Eu lembro que bem no inicio da faculdade eu costumava passar horas jogando sinuca com alguns colegas no diretorio academico. Quano um de nos ficava "sinucado" - trancado, sem poder fazer jogada nenhuma, a gente costumava falar assim: - Vai la cara, INOVA! Tenta algo que tu nunca faria numa sitiação normal. As vezes dava certo e o jogador se consagrava!
A ideia de ir por um caminho novo, onde ninguem tentou ainda é sempre boa.

Alessandra Brandão 19 de maio de 2009 às 15:12  

Inovar para crescer com certeza!
Muito bom o post.

Ocappuccino.com 20 de maio de 2009 às 00:09  

Como membro d'Ocappuccino vou sempre em busca da informação privilegiada e se tiver acesso aos cases vou postar para dividir as experiências com todos.

abraços,
Mateus d'Ocappuccino

Alessandra Matsumi 20 de maio de 2009 às 09:11  

Ótimo case esse da FIERGS, para nós RPs sempre é bom estar informados sobre esses projetos.

Excelente post!

Unknown 20 de maio de 2009 às 11:14  

Inovar...será que é uma prioridade de todas as empresas?
Como tu disse no início do post..são ferramentas, idéias...soluções para simplificar.


Estudo Enfermagem e acompanho as rotinas de muitos hospitais pelos quais faço estágio...e eles não investem na inovação.
Hospital é uma empresa que oferece serviços, contudo visa o lucro...deveria portanto inovar para lucrar cada vez mais. Por que então não investe na inovação e ambientes propícios para isso?

Será que todas as outras profissões são assim displicentes com a INOVAÇÃO?

Ocappuccino.com 20 de maio de 2009 às 11:55  

Paty. Muitos hospitais são públicos e por isso mal podem sobreviver. Mas também temos exemplos de hospitais modelos, como a Santa Casa. Estes sim inovam em processos. Inovação tem a ver com Pesquisa e Desenvolvimento, aquisição de tecnologia do exterior e intensificação de tecnologia existente no país, educação básica e capacitação do colaborador, ambiente favoravel para investimento privado e estimulos do governo e também criatividade. E sabemos que só empresas grandes, muitas vezes monopolistas, tem condiçoes de agregar todas estas características para poder inovar para crescer.

Os hospitais, pois lidam com vidas, deveriam ser pioneiros nestes processos de inovação, mas a realidade nos mostra outro cenário.

Abraços e obrigado pelo comentário

Aline Carlesso 20 de maio de 2009 às 15:31  

Muito interessante seu post!
Inovação é uma palavra que deve ser usada para tudo, mas principalmente para as empresas perceberem que a Inovação ocorre quando ela tem um profissional de RP dentro dela. Que há uma necessidade de ter um RP antes da crise para que ela não ocorra , e não depois que já aconteceu o pior.É correto dizer que gerenciamos crises , mas é interessante que ela não ocorra.Toda empresa que queira crescer considerávelmente no mercado tem a necessidade de contratar um Relações Públicas.


Adorei o blog já está nos meus favoritos...

Emily Bianquini 20 de maio de 2009 às 17:49  

Obrigada pela vista em meu blog.
Continue acompanhando

Abraço,
Emily Bianquini
http://rpublicando.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home