quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Odisséia de uma RP em Brasília: @27confiarp.

quarta-feira | 13 de outubro de 2010

Estava trabalhando tranqüila em uma tarde de quinta-feira, quando recebi um e-mail, de uma colega da comunicação, informando sobre uma promoção para ir ao 27° Congresso Interamericano de Relações Públicas. No início da leitura não dei tanta importância, mas quando descobri que o tema principal do Congresso era Relações Públicas e Novos Paradigmas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, logo fiquei looouca para ir. É o tema que estou engajada no meu trabalho de conclusão da Universidade. Respondi as perguntas, que precisava para participar da promoção, com o conhecimento que tinha do tema e enviei. Mal eu sabia que tinha postado no lugar errado. A verdade era que o link que minha amiga havia enviado era somente de um blog que estava divulgando a promoção. Eu realmente deveria ter entrado e respondido no post do blog Oocappuccino. Só que quando descobri isso já havia passado o tempo para o envio das respostas. Droga :(

Com a confusão formada, mandando e-mail daqui e dali, achei o Mateus que gentilmente me informou que a promoção já havia sido encerrada. Decepção foi pouco, me senti mesmo lesada. Não entendia o porquê o pessoal do blog da FACCAT aceitou o meu comentário e nem mesmo informou em qual lugar eu deveria realmente ter respondido. Mas surgiu uma esperança, o pessoal do blog Ocappuccino me informou que tinha uma inscrição sobrando e perguntou se eu gostaria de ir. Na hora!!! Nem havia pensado como pagaria minha passagem e hotel, mas a única coisa que passava na minha cabeça era a grande oportunidade de conhecimento que estava surgindo.

Com grande alegria e muita agradecida ao Mateus e todo o pessoal que proporcionou essa promoção (vale citar a Cibele do blog A Bordo da Comunicaçaõ), fui para Brasília. Mobilizei todos ao meu redor, inclusive meus colegas de trabalho pedindo que segurassem as pontas até eu voltar. E realmente foi uma grande experiência, conheci autores e professores que até então somente ouvia falar dos livros e da Universidade onde estudo. Pude perceber que eu não sou a única preocupada com a questão de como os comunicadores estão desenvolvendo o seu papel perante a sociedade e como estão desenvolvendo uma comunicação sustentável. O que parecia utopia ficou mais claro ouvindo da boca de pessoas tão influentes.

Mas o bacana de tudo foram os contatos, que em minha concepção não é simplesmente um mailing list, são amizades que, se depender de mim, não serão esquecidas. Fiquei surpresa com o pessoal muito hospitaleiro que vive lá e me apavorei com o custo de vida, sorte que fiquei somente 3 dias. Mas a cidade que pensei ser feia, se mostrou o contrário. Mesmo numa época que não se consegue ver o sol, somente nuvens cinzentas, percebi a organização e estrutura da cidade.

Aproveitei também para ser turista. Não podia perder a oportunidade de conhecer o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada e aos inúmeros prédios governamentais que tem por lá. Não tenho a mínima ideia de quando voltarei a Brasília (se é que um dia voltarei), mas posso afirmar que o aprendizado que trago comigo da capital federal - para o meu trabalho e para a minha vida - é bem maior do que os inesquecíveis três dias de uma estudante de RP no Confiarp.
_ _ _

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home