sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Os 60 blogueiros da Coca-Cola no Desafio Abra a Felicidade.

sexta-feira | 08 de outubro de 2010

Na palestra sobre RELACIONAMENTO on+off , a @carolpalma falou de alguns caminhos para as marcas nas redes sociais: 1. Monitorar e Dialogar; 2. Fomentar embaixadores e entusiastas da marca e 3. Oferecer serviços e ferramentas úteis para os consumidores. Exemplo disso é o #issopededelice da @LactaDelice, case da @w3haus, agência que a Carol Palma trabalha.

Outra marca que leva isso muito a sério é a Coca-Cola. Durante o 23º Set da PUCRS, Adriana Knackfuss, marketing digital da Coca-Cola Brasil, falou sobre isso. Sabe quando a Coca bombou muito no mundo digital? Foi com o case Abra a felicidade em 2009. O objetivo era fazer as pessoas entrarem no site da Coca Cola para participarem do Desafio Abra a Felicidade: o internauta tinha que ajudar, virtualmente, um robô (importado do Japão) a abrir uma garrafa de Coca para concorrer a 30 Kits Xbox 360 + 30 Celulares Motocubo.

Para ativar a campanha a Coca-Cola usou muita mídia (televisão, rádio, jornal), prova disso foi a Campanha de Verão com o hit estrelado por Di Ferrero, Pitty e M.V. Bill e o making of do clipe que virou febre. Resultado: em menos de 10 dias, 17 comunidades no Orkut com o tema da música Abra a Felicidade e mais de 100 mil visualizações no Youtube.

O tiro certeiro
Mas do mundo online veio um tiro certeiro com todo o feeling da Coca-Cola. Ela promoveu o Desafio Abra a Felicidade para 60 blogueiros, que - não por acaso - deveriam ser uns dos mais lidos e mais influentes do país (um, dois, três). Lembra alí no início do texto: 1. Monitorar e Dialogar; 2. Fomentar embaixadores e entusiastas da marca??? Isso mesmo que a marca fez. E com um xeque mate acertou 60 pessoas que geraram muita mídia espontânea e o melhor: ela não pediu nada a nenhum deles. Este RELACIONAMENTO é um namoro, é cheio de segundas intenções S2

Ela só enviou uma caixinha com uma texto explicativo, uma garrafa de Coca e um instrumento. O blogueiro deveria entrar no desafio e tentar abrir a garrafa com o objeto que estava na caixa.



Resultado: 3,5 milhões de garrafas abertas em menos de 45 dias. Não é por acaso que a Coca-Cola é uma lovemark. Só no Brasil existem quase mil comunidades. É a marca mais lembrada entre usuários do Orkut no país. Tudo isso está no DNA que a Coca-Cola carrega há 123 anos e claro no segredo da fórmula secreta.
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