quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Potencializando o Twitter.

Por Massimino Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Hoje apresentamos algumas ferramentas desenvolvidas para o Twitter, que utilizadas corretamente, podem ajudar a potencializar a sua conta, muito útil para o perfil corporativo de empresas e para os candidatos a celebridades nas redes sociais.

Muito mais do que apenas twittar mensagens e informações é preciso saber como seus seguidores estão as recebendo, é preciso saber se elas estão sendo relevantes o bastante para serem retwittadas ou até mesmo salvas como favoritas por algum usuário, e para isso podemos contar com:

Checkretweet - Consultando através do nome de usuário a ferramenta mostra todos os RT gerados dos seus tweets.

Favotter - Com esta ferramenta você pode descobrir quem adicionou como favorito um de seus tweets.

Todo o profissional de comunicação sabe que não basta apenas criar o perfil da empresa nas redes sociais para participar delas, o mais importante é monitorar, ficar de olho em tudo o que acontece, e para isso podemos contar com:

Backtweets - Basta fazer uma busca pelo dominio que ele acha todos os links relacionados, e o mais importante, ele encontra mesmo os links criados pelos compactadores de URL ( ex.: migre-me)

Topsy - Essa ferramenta permite você fazer buscar muito rápidas pelo Twitter, além de buscar entre as mensagens twittadas, elas busca também nos perfis.

Informacoes sobre seus clientes/seguidores, nunca são demais, e para isso podemos contar com:

Twittercounter - Com essa ferramenta você consegue informações de um determinado usuário, porque ela mostra graficamente a evolução no número de seguidores e tweets, além de dar previsões baseadas nesses dados.

Tweetstats - Esta ferramenta apresenta estatísticas do número de tweets por hora, por dia, por semana, por mês e até os outros usuários com quem o perfil consultado mais interagiu.

Deve se ter muito cuidado também na hora de escolher quem seguir, não podemos simplesmente sair seguindo todo mundo, além de perdermos a nossa credibilidade iremos receber muito lixo, para que isso não aconteça podemos contar com:

TwitChuck - Esta ferramenta estabelece uma nota para o usuário consultado de acordo com uma série de dados, como o número de tweets, frequência de uso, quantas vezes já foi bloqueado.

Friend or Follow - Consultando essa ferramenta você descobre quem está seguindo que não te segue e quem te segue que você não está seguindo.

TweetEffect - Talvez a ferramenta mais importante que apresento no post, com ela você pode monitorar se seus tweets fizeram pessoas te seguirem ou deixar de seguí-lo. Com ela você vê se está no caminho certo ou se precisa mudar o tema de seus tweets.

17 comentários:

Karla Maria 3 de setembro de 2009 às 08:29  

Caramba, não sabia que existia tantas ferramentas para o Twitter

CRE Consultoria 3 de setembro de 2009 às 08:59  

Valeu pelas dicas, realmente não basta estar no twitter, tem que saber usá-lo e aproveitá-lo. As ferramentas que citou com certeza são imprescindíveis para melhores resultados nesta ferramenta.

Abraços,

Suellen R. Gouveia
Espaço CRE

CRE Consultoria 3 de setembro de 2009 às 08:59  
Este comentário foi removido pelo autor.
Cibele Silva 3 de setembro de 2009 às 12:06  

Uow...
Eu ao menos sabia que podia adicionar um twetts como favorito imagina descobrir que fez isso com os meus twetts. E tantas outras coisas que pode-se fazer no twitter.

Simplesmente ADOREI o post. Vou "twittá-lo". rs

Você sempre me surpreende com essas ferramentas Mano, muito legal.

E agora vou começar a prestar mais atenção nos meus twetts. hehe

Abraços,
Cibele
(www.abordorp.blogspot.com)

Teteu 3 de setembro de 2009 às 17:26  

bah, demais, quanta ferramenta, quanta possibilidade de atuação das empresas, parabéns massimino, belo post

max delazeri 3 de setembro de 2009 às 17:26  

Ótimas ferramenta para quem quer realmente usar o twitter. Com elas a gente poder tem uma idéia do que está acontecendo. Acho que ninguém tinha reunido tudo assim, tão simplificado.

Juliana 3 de setembro de 2009 às 21:31  

Acabei de conhecer o blog de vcs! São só RPs do RS q escrevem o blog? Só RP tbm. Aqui do Rio!

A gnt pode trocar várias ideias.

Beijos!

Ocappuccino.com 3 de setembro de 2009 às 21:38  

Oi juliana, obrigado pela visita e comentário. Não são só RPs do RS não, temos uma colaboradora de SP e a mais nova será de Goiás.

bj,mateus

Mano Delazeri 3 de setembro de 2009 às 23:10  

aproveito esse post sobre o twitter para agradecer ao pessoal que sempre indica Ocappuccino.com,

Laís Bueno 4 de setembro de 2009 às 08:11  

De quem são todas essas ferramentas? São do mesmo dono do twitter?

Anônimo 4 de setembro de 2009 às 09:55  

Não entendo esse twitter. Tudo que é blog de comunicação só fala dele, de contraponto, as matérias sobre o twitter nas revistas diz que é tepo perdido.

Ocappuccino.com 4 de setembro de 2009 às 11:22  

Laís

essas ferramentas não foram desenvolvidas pelos criadores d Twitter, (talvez o grande sucesso do Twitter seja exatamente esse) a equipe que criou o Twitter sabiamente deixou a seu banco de dados disponível para desenvolvedores do mundo todo poderem criar ferramentas como essas que apresentamos no post, ou como milhares de outras para facilitar o acesso que devemos apresentar em um próximo post.

Massimino Delazeri

Ocappuccino.com 4 de setembro de 2009 às 12:31  

Anônimo

acredito que o Twitter pode ser uma baita perda de tempo ou ferramenta indispensável, tudo depende da maneira/estratégia que você ira gerencia-lo,

mesmo com o curto período de tempo de sua existência já temos vários exemplos de sucesso, empresas que adotaram essa ferramenta e através dela estreitaram os laços entre seus clientes, (temos posts falando disso aqui no blog)

o próprio Ocappuccino.com teve seu numero de acessos ampliados depois de ter iniciado a participação nessa rede

mas também existem exemplos de fracasso, empresas que não tiveram o mínimo retorno, ou pior ainda, que tiveram prejuízo

nós como profissionais de comunicação devemos estudar ao máximo esta ferramenta para saber adotar a melhor estratégia

Massimino Delazeri

Guilherme Freitas 5 de setembro de 2009 às 17:39  

Caramba, não conhecia essas ferramentes. São muitas! O Twitter realmente pegou e agora mais novidade vai surgir a todo instante. Abraços.

Ser.RP... 8 de setembro de 2009 às 18:20  

Olá Mateus.
Achei excelente este post sobre o twitter. Aproveito para responder seu comentário no blog.
Mateus, o publico alvo foi a primeira coisa que me veio a cabeça quando li sobre a campanha. Depois, percebi que estava pensando somente no caminhoneiro. Mas, é importante lembrar que nas grandes empresas, que compram em quantidades grandes, há pessoas específicas responsáveis por licitar os melhores preços levando em conta o custo x benefício. Já nas pequenas transportadoras, muitas vezes o próprio proprietário faz todo esse processo e a internet, hoje, é o ponto de partida. Muito boa a iniciativa da Iveco.

Mauro Segura 19 de setembro de 2009 às 11:57  

Tenta o TweetDeck. Eis o site: www.tweetdeck.com
É muito bom... eu uso bastante... obrigado pelas dicas valiosas... O Cappuccino está demais!!!!! Abraços. Mauro Segura.

Felipe Martins Greiner 24 de outubro de 2010 às 21:31  

Sem dúvida, uma ótima lista de ferramentas para anotar e usar quando necessário!

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home