segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Eu Sou Famecos: nova campanha de comunicação de alunos da PUC/RS.

Por Joanna Romero, estudante de Relações Públicas da PUC/RS

EU SOU FAMECOS
A Faculdade de Comunicação Social (Famecos), da PUCRS, inaugurou dia 19 de agosto o portal oficial da unidade: Eu Sou Famecos. Essa ação fez parte de toda uma campanha de comunicação feita por alunos da própria faculdade.

A campanha, que leva o mesmo nome do site, teve início logo no primeiro dia de aula, 17 de agosto. Foram espalhados cartazes e flyers por todo o prédio, abordando as várias dimensões de ser Famecos, como podemos ver nas imagens do post. O intuito é fazer com que os alunos e professores criem ou mantenham o sentimento de fazer parte da história da faculdade. O logo da campanha é o seguinte: Famecos. Você conhece. Todos reconhecem. O portal também serve como um portfólio da unidade, pois disponibiliza aos internautas ver os projetos realizados em várias disciplinas, como por exemplo em administração de casos e crises, áudio publicitário, estágio interno, planejamento e produção de eventos, entre outras.

A unidade já existe há 57 anos e já formou mais de 11 mil profissionais. A campanha foi desenvolvida por alunos do Espaço Experiência, outra novidade da faculdade. É como se fosse uma agência de comunicação mesmo. Há vários núcleos dentro dela: assessoria de comunicação; web; áudio; responsabilidade social; institucional; sem fronteiras; tendências e pesquisa; atendimento; eventos; criação. Se tiverem interesse em saber mais sobre o EE, basta acessar o site, que especifica a função e alguns projetos feitos por cada um dos núcleos.

O site foi feito pelo pessoal da Web e além de ter uma usabilidade fácil, está graficamente super atraente! Os próprios alunos do EE serão os responsáveis por alimentar o site. Se tiverem um tempinho dêem uma passadinha lá. Ele traz também informações sobre a historia da faculdade, notícias sobre a área de comunicação, depoimentos de alunos e professores, além de fotos e um calendário com os futuros eventos relacionados à nossa área.

EU SOU DA LAPA
Muito parecido com a campanha da Famecos, o movimento Eu sou da Lapa também buscou despertar o sentimento de orgulho nos moradores do tão famoso bairro boêmio. O pessoal da Espalhe, agência de marketing de guerrilha, elaborou uma ação para a incorporadora imobiliária Klabin Segall, com a intenção de resgatar a vocação residencial do bairro, que não recebia lançamentos havia 30 anos. A empresa tinha preparado o lançamento do condomínio Cores da Lapa (688 apartamentos de 1,2 e 3 dormitórios com uma ótima área de lazer, destinados a classe média), acreditando no potencial do bairro.

É lógico que para a ação dar certo, seria necessário um ótimo trabalho de comunicação. Para isso, não contou só com o apoio do poder público e dos estabelecimentos comerciais da região, como também com a adesão de personalidades cariocas conhecidas por todos que habitam a Lapa: o ator Sady, o escultor de areia Alonzo Gómez-Diaz, o saxofonista Ademir Leão, o surfista Dadá Figueiredo, e as torcidas jovens dos times cariocas. Todos vestiram a camisa. E a cada gol que os times cariocas faziam nos jogos, era erguida a bandeira EU SOU DA LAPA. Além de tudo isso, ainda foram distribuídos adesivos, bottons e guias do bairro em diversos pontos da cidade e foi criado um site que já está fora do ar do movimento. A mídia também veiculou inúmeras matérias divulgando toda a ação. Tudo começou dois meses antes do lançamento do Cores da Lapa.

E o resultado? É claro que foi surpreendente. Todos os apartamentos foram vendidos no mesmo dia. Mais especificamente, em 2 horas! Um trabalho de comunicação bem feito não tem como ser em vão.

5 comentários:

Felipe 22 de setembro de 2009 00:24  

Tava pensando aqui... realmente, a FAMECOS passou a ser uma identidade dos estudantes.

Eu nao vejo uma ligacao assim em outros cursos... tipo, na Adm. da UFRGS nao tem nada do tipo.

Teteu 22 de setembro de 2009 00:37  

a campanha está muito bonita, minha dúvida é se a ideia está sendo comprada pelos estudantes, se internamente a nova cultura está sendo fomentada, o caso da lapa é sensacional, demonstrando o poder da guerrilha

A Bordo 22 de setembro de 2009 01:25  

Achei legal, quero uma campanha desta aqui! Reclamamos, mas 'vestimos a camisa' da universidade sem campanha, imagina com. rs

Eu li o post hoje a tarde e desde então a música dos alunos da Metodista não sai da minha cabeça. hehe

Abraços,
Cibele

max delazeri 22 de setembro de 2009 08:17  

As duas principais faculdades de comunicação de Porto Alegre (FAMECOS E FABICO) tem um certo respaldo no meio acadêmico e também no mercado. Vamos ver no que vai dar essa campanha. Eu sou da Lapa foi um case de sucesso.

Conhecimento e Informação 24 de setembro de 2009 17:27  

Interessante...este novo conceito gera uma credibilidade longa na vida dos acadêmicos.

Muito boa a idéia.

ABs

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home