sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Jornal Perspectiva: produção de RP da UFG.

Por Bruna Franco, estudante de Relações Públicas da Universidade Federal de Goiás

Hoje quem posta é Bruna Franco, a mais nova conquista
d'Ocappuccino.com. A aluna do 4º período da Universidade
Federal de Goiás, ela é suspeita para falar de relações públicas,
porque é realmente apaixonada. Bruna confessa que quan
do
entrou mal sabia o que era o curso, mas foi vendo nossa profissão
os poucos e apesar das dificuldades que enfrentamos se apaixonou
e nada mais a interessava a não ser RP. Ela, como muitos de nós,
consdiera incrível poder trabalhar com públicos e mais além, diferentes
públicos, muitas vezes numa mesma instiuição. E vai além, acredito
que ter uma vasta área para se trabalhar é um benefício, é aí que tá a
graça de ser um RP. Por que trabalhar numa coisa só, se você pode
sempre estar modificando os ramos para trabalhar, e seguir essa coisa
de nunca parar? Para ela essa é a essência do profissional de RP, que
não deve ser mais ou menos, e sim, intenso, frenético e buscar sempre.


O Jornal Perspectiva é produzido pelos alunos do 4º período de Relações Públicas da Universidade Federal de Goiás. E está ainda em seu início, já que este ano produziremos a 2ª Edição da nossa publicação. A primeira foi feita no ano passado, também pelos alunos do 4º período, na disciplina de Produção de Texto Jornalístico II, idealizado pela professora Divina Marques e o coordenador do curso, Rubén Darío.

Seu objetivo inicial era materializar aquilo que era aprendido em sala de aula, pois não bastava apenas produzir textos sobre determinados assuntos, se estes não eram publicados e nem focavam um determinado público. Foi aí que surgiu o outro objetivo: o de publicar as matérias feitas pelos alunos da UFG e que, em seguida, tivesse como destinatário o nosso público-alvo, que iriam desde a direção da FACOMB (Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG), até as empresas e seus empresários, passando por todos os alunos de RP da faculdade. Havia também o desejo de que estes públicos tivessem conhecimento da nossa Agência Experimental Simetria.

Foi por este motivo, que a primeira edição do Jornal Perspectiva - no 2° Semestre de 2008 - foi produzida. Com entrevistas de professores e os diretores da faculdade, para que esclarecessem a situação do curso e seus propósitos. Há também uma entrevista com o reitor Edward Madureira Brasil, que foi a reportagem de capa, ressaltando a importância de parcerias entre o setor público e o privado, já que, ainda hoje a comunicação institucional em algumas empresas é um pouco falha e para resolver esse problema, ninguém melhor do que um profissional de Relações Públicas. Em tempos de crise, uma reportagem, ainda na primeira edição, sobre como essa recesão poderia nos afetar, porém numa visão otimista. Além disso, uma entrevista com a professora Lindsay Borges, sobre como o curso de RP da UFG evoluiu nesses últimos anos. A publicação n°1 ainda possui matérias sobre a ética na nossa profissão, alunos que saíram da Universidade direto para o mercado de trabalho e estão bem-sucedidos e outras reportagens que não deixam de ser também interessantes.

Este ano contamos com quatro grupos, e em nossa pauta entrará temas como: Escândalos políticos no Brasil desde Dom Pedro II; os prováveis candidatos à presidência em 2010; Twitter como ferramenta imprescindível aos comunicadores; relações públicas e as novas tecnologias; entre outros.

Por estar ainda no início, passamos por algumas dificuldades, como falta de verba para que sejam produzidas mais edições, e que não sejam apenas anuais, como acontece por enquanto. O que em breve, será mudado e vocês poderão ver edições frequentes do universo goiano de Relações Públicas.

Espero que gostem!

12 comentários:

Danillo Douglas 4 de setembro de 2009 às 23:05  

Ei, Bruna!

Não sabe o quanto estou orgulhoso em ver que o curso de RP da UFG não para!
Conclui a minha graduação em 2007. Saimos com um sentimento de preocupação com o futuro do curso. Parecia-nos (aos concluíntes) que havia pouco interesse no curso, por parte dos calouros.

Eis que agora me pego com um sentimento de imensa satisfação, em saber que mais pessoas continuam se apaixonando e se apaixonando... por RP em Goiás. QUE O CICLO SEMPRE SE RENOVE!

Bruna, parabéns por fazer parte dessa rede RP. Conheci o OCAPPUCCINO agora e me interessei bastante, já favoritei e tb quero seguir no Twitter.

Desejo sucesso ao Blog e ao Jornal Perspectiva. Quero receber a segunda edição em casa, assim como a primeira.

Ahh, não poderia faltar: precisamos criar um momento, um evento, ainda esse ano, em que possamos reunir, graduandos e graduados. Será um momento riquíssimo!

Grande abraço!

Danillo Douglas
Relações Públicas
skype: danillo.douglas
msn: danillodouglas@hotmail.com

Ocappuccino.com 5 de setembro de 2009 às 00:11  

Como membro da equipe Ocappuccino.com quero expressar minha satisfaçao em poder contar agora com uma colaboradora de Goias. Agora poderemos explorar o mercado e a atuação dos profissionais nesta região do país que as vezes parece um pouco distante, mas agora ficará muito perto.

E fico muito feliz também pelo comentário Danilo, seja bem vindo ao Ocappuccino.com e contamos com seus comentários sempre, pois como percebi serão interessantes. Se tiver blog favor informar para que possamos acompanhar também.

abraços, mateus

bruh f. 5 de setembro de 2009 às 00:19  

Obrigada Danilo.
Realmente o curso passou por muitos problemas, e chegou perto de ser retirado da UFG. Mas graças ao prof Rubén Dario, nosso curso se reergueu, e tem estado a todo vapor. Claro, há muitas coisas a serem feitas ainda.

Abraços, Bruna Franco.

A Bordo da Comunicação 5 de setembro de 2009 às 09:14  

Olá Bruna, seja bem vinda a equipe do Ocappuccino.com.
Adoro o contato com RPs de várias localidades do Brasil.

Já começou com um ótimo trabalho por aqui, a estrutura da revista de vocês é muito boa, adorei e você contextualizou muito bem.
Ótimo trabalho e ótimo post.

Abraços,
Cibele
(A Bordo)

max delazeri 5 de setembro de 2009 às 14:11  

Escândalos políticos no Brasil desde Dom Pedro II??? Mas é uma revista de quantas folhas? 1000? hehehe
Quando ficar pronta a matéria, posta ela aqui no Ocappuccino.

Juliana 5 de setembro de 2009 às 22:57  

Oi Mateus,

Adoraria contribui pr'O Cappuccino. Vou pensar em algo legal!

E parabéns à Bruna pela estreia! Acho q a maioria de nós entramos na faculdade de RP sem saber ao certo do que se trata...

Bjo, Juliana

Comunicação em Rede 6 de setembro de 2009 às 12:21  

Olá galera que toma cappuccino,
Parabéns pela nova integrante. Apesar de ser jornalista, de uns tempos pra cá comecei a gostar das comunicações que RP tem para falar com seus públicos. Já fui responsável por um jornal institucional e posso dizer que quem o faz é vitorioso.
Parabéns Bruna.
Abraços,
Karol

bruh f. 6 de setembro de 2009 às 13:30  

Obrigada pelos comentários, e é muito bom fazer parte de um blog que eu identifico. Realmente, essa interação entre estudantes-profissionais de todo o país é importante para que possamos ter conhecimento do que se passa em outras regiões.

Abraços a todos.
Bruna Franco

Denise 8 de setembro de 2009 às 08:21  

existe a edição online do Perspectida?

Ocappuccino.com 8 de setembro de 2009 às 08:42  

Oi Denise, existe uma versão digital que é a cópia da impressa no link, mas percebi agora que o link está errado, vou tentar identificar o erro e corrigir.

abraços,
mateus

Ocappuccino.com 8 de setembro de 2009 às 08:47  

Agora sim, link corrigido.

Mateus

Unknown 13 de setembro de 2009 às 11:42  

que lindo esse blog! e que lindo vc aqui, Bruninha! Defendendo outra profissão linda. Eu parabenizo o blog pela iniciativa e também pelo conteúdo tão valioso e importante.

Parabéns!

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home